O secretário estadual da Agricultura, como presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), Eduardo Salles, participou, na noite de quarta-feira (5), da posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), no espaço Unique, em Brasília.

O presidente Sérgio de Marco e sua diretoria deixaram os cargos para Gilson Pinesso assumir os rumos da associação entre os anos de 2013 e 2014.O evento reuniu lideranças do setor algodoeiro do Brasil e produtores de algodão da Bahia, representantes do executivo federal como o Ministério da Agricultura, personalidades do agronegócio, embaixadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, entre outras autoridades. Após a posse, a associação serviu um jantar de fim de ano.

O novo presidente, Gilson Pinesso, disse que vai continuar trabalhando para manter a boa imagem da Abrapa no mercado mundial do algodão. “Precisamos nos manter próximos dos nossos grandes compradores como a China, a Coréia do Sul e a Indonésia, além de lutar, internamente, por medidas públicas que sejam benéficas ao setor”, afirmou.

Empossados– A nova diretoria, que assume, efetivamente, a partir de 1 de janeiro de 2013, tem, além de Pinesso como presidente, os vice-presidentes João Carlos Jacobsen Rodrigues (BA), Paulo Shimohira (GO) e Milton Garbúgio (MT). Arlindo Moura (MA) e Eraí Maggi Schefer (MT) são, respectivamente, o 1º e 2º secretários. Almir Montecelli (PR) e Amilton Bortozzo (PI), são o 1º e 2º tesoureiros.

O Conselho Fiscal terá Ronaldo Spirlandelli, de São Paulo, Inácio Urban, de Minas Gerais, e Darci Boff, do Mato Grosso do Sul, como 1º, 2º e 3º conselheiros, respectivamente. Nas suplências estão Celito Breda, da BA, Marcelo Swart, de GO, e Guilherme Scheffer, de MT, respectivamente.

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)