Índice Firjan aponta o crescimento de Ilhéus na área de emprego e renda
Prefeitura de Ilhéus concede certidão de Diretrizes Urbanísticas ao Bompreço
Prefeitura e Conder firmarão convênio para comprar caminhões para Coleta Seletiva
Prefeito de Ilhéus sanciona Lei sobre a estrutura organizacional administrativa
Três ilheenses vão defender a cidade no MMA “O Gladiador”
TMI recebe show em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

***

Índice Firjan aponta o crescimento de Ilhéus na área de emprego e renda

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado no último dia 1º de dezembro, referente aos dados de 2010, confirmou que Ilhéus avançou na área de geração de emprego e renda e é o município do Sul da Bahia que aparece com os melhores índices de desenvolvimento. O IFDM leva em conta dados de saúde, educação, emprego e renda. No ranking da Bahia Ilhéus aparece na sexta colocação em desenvolvimento, perdendo apenas para os municípios de Salvador, Maragogipe, São Francisco do Conde, Pojuca e Feira de Santana. A cidade supera até mesmo municípios maiores e do mesmo porte, a exemplo de Vitória da Conquista, Itabuna e Jequié.
O IFDM é um estudo anual que acompanha o crescimento de mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas: emprego e renda, educação e saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Além disso, a metodologia do IFDM possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios. E Ilhéus aprece no geral com um índice moderado, com um crescimento em relação aos anos anteriores.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, explica que esse crescimento nos índices de geração de emprego e renda e também a melhoria da qualidade da saúde e da educação é mais um reflexo dos investimentos realizados no município pelo poder público e pela iniciativa privada nos últimos anos, além das parcerias que vem sendo firmadas com os governos estadual e federal buscando obras e serviços para a cidade. Além do IFDM, outros institutos e centros de estudos nacionais e internacionais apontam Ilhéus como um dos melhores locais para a realização de investimentos. Prova disso são as grandes redes de atacado e varejo instaladas na cidade nos últimos anos e as indústrias do ramo de informática que são inauguradas praticamente todos os meses.
Newton Lima também destaca que esse crescimento na área de desenvolvimento deve-se à localização geográfica da cidade, à política de atração dessas empresas e os equipamentos que o município oferece, como o porto, aeroporto, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o distrito industrial, o polo de informática e a própria Zona de Processamento para Exportação (ZPE), que está em fase de implantação. Ele acredita que a tendência é que esses índices possam aumentar ainda mais nos próximos anos, com os dados de 2011 e 2012, apontado os reflexos da instalação grandes redes de comércio atacadista e varejista, a exemplo do Makro, Atacadão, Lojas Americanas, Supermercado GBarbosa, Casas Bahia e uma série de outros investimentos que estão chegando para a cidade.
Porto Sul – Outro fator importante e que vai gerar ainda mais desenvolvimento, segundo Newton Lima, será a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, que deverá ser iniciado nos próximos meses. O prefeito aponta, entre outros benefícios para a região, que o Porto Sul vai atrair grandes empresas, gerar emprego e renda e impulsionar a implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o Aeroporto Internacional de Ilhéus. “O Complexo Intermodal é de suma importância para o desenvolvimento da cidade e Ilhéus não pode perder essa oportunidade única de receber esses investimentos. Tudo isso é emprego, renda e desenvolvimento para o município”, complementou o prefeito.
Na educação Ilhéus apresentou os maiores índices medidos pelo IFDM no período de 2000 a 2010. Nesse quesito foram comparadas as taxas de matrícula na educação infantil, abandono, distorção idade série, percentual de docentes com ensino superior, médias de horas aulas diárias e o resultado do Índice de Educação da Educação Básica (IDEB). A saúde também apresentou índice de desenvolvimento moderado. Nessa área foram analisados os números de consultas de pré-natal, óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causas evitáveis.
Reconhecimento – Ao comemorar seu centenário, a Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII) prestou uma homenagem ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, pelos relevantes serviços prestados às atividades econômicas do Município. No mesmo evento também foram homenageados o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do governador da Bahia, Jaques Wagner, empresários e convidados também prestou homenagem a outras 14 personalidades vivas e in memoriam.
Segundo o prefeito Newton Lima, ele se sentiu bastante honrado em estar representando os ilheenses num momento de festa, mesmo conhecendo a dificuldade que o município atravessa. “Festejar o centenário da associação comercial, especialmente com as presenças ilustres do nosso governador Jaques Wagner, dos ministros Paulo Sérgio Passos e de tantas outras personalidades importantes aqui presentes é lembrar o ideal daqueles que enfrentaram todos os desafios para tornar realidade o sonho de crescimento de ilhéus e da região”, ressaltou.
Newton Lima diz que se considera um otimista e que no exercício da vida pública sempre buscou dar todas as garantias para que os empreendimentos voltados para o nosso progresso tivessem total apoio do município. “Presidente Nilton Cruz, precisaremos do contínuo apoio da nossa Associação Comercial, que, por sua história e tradição, sempre honrada por todos que aqui já passaram, tem todas as prerrogativas de se inserir e muito contribuir para que alcancemos este objetivo que visa unificar nossas forças, acima dos interesses particulares, para, aí sim, podermos avançar dentro dos preceitos da distribuição correta de renda para todos os ilheenses”, concluiu.

Prefeitura de Ilhéus concede certidão de Diretrizes Urbanísticas ao Bompreço

Na tarde desta quinta-feira (6) a Secretaria da Indústria, Comércio e Planejamento da Prefeitura de Ilhéus concedeu, através do processo 8894/12, a Certidão de Diretrizes Urbanísticas ao grupo Walmart Brasil, indicando os procedimentos adequados do uso do solo urbano e construções. A área objeto da solicitação da rede de supermercados norte-americana está localizada na avenida Uberlândia, 117, bairro do Malhado, onde funcionava o Supermercado Delta.
De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, o Grupo Walmart vem manifestando interesse em se instalar em Ilhéus, através de uma das suas empresas, a rede de Supermercado Bompreço. Para isso, segundo o secretário, realizou um processo de viabilidade econômica e, posteriormente, fez a solicitação da Certidão de Diretrizes Urbanísticas ao Município de Ilhéus, o que demonstra o seu compromisso de investir na cidade.
Explica, Jorge Bahia, que ilhéus é um dos municípios da Bahia que mais recebe consultas e implantação de plantas nas atividades industriais, comerciais, logística, condomínios, turismo e de serviços, o que fica patente o processo de desenvolvimento econômico e social. “Todo esse trabalho é resultado da atuação do prefeito Newton Lima na atração de empreendimento junto às grandes empresas, cujos resultados já são perfeitamente visíveis”, apontou.
Garante o secretário de Planejamento, que novas empresas virão se instalar em Ilhéus, que voltará a ser uma das cidades mais importantes do Sul da Bahia, com amplo destaque na economia brasileira. Segundo Bahia, o Complexo Intermodal do Porto Sul é o grande vetor para a alocação desses investimentos e a cada dia novos empreendimentos vêm sendo lançados, o que contribui decisivamente para o crescimento das atividades produtivas no município.
Certidão de Diretrizes – Esse documento expedido pela Prefeitura cumpre e papel de estabelecer um roteiro preliminar de requisitos gerais a serem obrigatoriamente atendidos, por todos aqueles que pretendem projetar e executar empreendimentos ou intervenções urbanísticas, que causem ou possam causar impacto no município. A certidão é solicitada pelos empreendimentos que possam vir a causar incômodos a vizinhança, ou impactos relativos a sobrecarga na capacidade da infraestrutura urbana e viária, e/ou efeitos negativos ao meio ambiente.

Walmart – O Walmart chegou ao Brasil em 1995 e vem crescendo desde então, oferecendo preços baixos e de forma sustentável e socialmente responsável. Hoje cobre todo o território nacional com o site de comércio eletrônico e está presente com lojas e clubes em 18 Estados e também no Distrito Federal, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A rede Hiper Bompreço, tradicional no Nordeste do Brasil, reúne 39 lojas nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

Prefeitura e Conder firmarão convênio para comprar caminhões para Coleta Seletiva

A Prefeitura de Ilhéus firmará nos próximos dias um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com a finalidade de obter o repasse de recursos para o Município adquirir dois caminhões para o transporte e comercialização de materiais reutilizáveis e recicláveis, dando suporte às atividades desenvolvidas por cooperativas no Projeto de Coleta Seletiva Solidária do município de Ilhéus. De acordo com o convênio, a Conder repassará o montante de R$ 500 mil, segundo estimativas de preços pesquisados do mês novembro desse ano, com a finalidade de dotar a Prefeitura com os dois caminhões, que deverão ser alocados para as atividades do projeto. Os veículos devem ser adquiridos até o mês de fevereiro de 2013.
Para o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a aquisição dos dois veículos se consolida como mais um passo definitivo visando a implantação do Programa de Coleta Seletiva na cidade, garantindo um município mais sustentável e assegurando mais dignidade e renda para os catadores. Newton Lima explica que uma das ações importantes foi a assinatura, em dezembro de 2008, do convênio 018/08 com a Conder, que prevê a realização de ações com vistas à recuperação do Aterro Sanitário de Ilhéus, envolve a obra de requalificação do destino final, a retirada dos catadores de dentro da área do aterro, a pré-operação e, em paralelo, a formatação de um modelo de gestão e a implementação de um Programa de Coleta Seletiva Solidária, visando à inserção social do catador e a ampliação da vida útil do aterro.
Para a implantação do Programa de Coleta Seletiva foi criado um Grupo de Trabalho composto por representantes de órgãos ligados aos governos municipal e estadual, da Cooperativa dos Catadores de Ilhéus e de segmentos da sociedade civil organizada. De acordo com o convênio que será assinado entre a Prefeitura e a Conder, a Coleta Seletiva Solidaria integra um conjunto de ações sustentáveis, visando à preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de homens e mulheres que vivem na catação de materiais recicláveis. Esta ação está relacionada a um processo socioeducativo que promove a mudança de cultura com a utilização e reaproveitamento dos materiais reutilizáveis e recicláveis, gerando fonte de renda e empregos para uma camada população que vive desta atividade nos centros urbanos e lixões.
Para viabilizar o processo de inclusão sócioprodutiva dos catadores, a Conder firmou contrato com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) visando a celebração da Micro Aliança Público-Privada (APP) entre a Prefeitura Municipal de Ilhéus e as Organizações de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. As atividades estão em desenvolvimento, contudo, para a concretização do Projeto Piloto de Coleta Seletiva Solidária é necessária à aquisição de equipamentos adaptados para este fim. Por esse motivo a Conder repassará o montante de R$ 500 mil para a aquisição dos caminhões destinados ao Programa.

Prefeito de Ilhéus sanciona Lei sobre a estrutura organizacional administrativa

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, sancionou na manhã deste sábado (7), a Lei nº 3.633, que dispõe sobre a estrutura organizacional da Prefeitura, para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2013. O projeto foi encaminhado à Câmara Municipal, que analisou e aprovou, atendendo solicitação do prefeito eleito Jabes Ribeiro, que adotará o planejamento como instrumento de ação para o desenvolvimento físico-territorial, econômico, social e de proteção ambiental da comunidade, bem como a captação e aplicação dos recursos humanos, materiais e financeiros.
Conforme a Lei aprovada e sancionada, foram criadas as seguintes unidades funcionais: Gabinete do Prefeito; Controladoria Geral do Município; Procuradoria Geral do Município; Secretaria da Comunicação Social; Secretaria das Relações Institucionais; Secretaria do Planejamento, Tecnologia e Orçamento; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Administração; Secretaria da Educação; Secretaria da Saúde; Secretaria da Indústria e Comércio; Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca; Secretaria do Desenvolvimento Urbano; Secretaria do Turismo; Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo; Secretaria do Desenvolvimento Social; Fundação Cultural de Ilhéus e Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata.
Destacam-se como mudanças que entrarão em vigor a partir de janeiro, a criação da Secretaria da Comunicação Social, que sempre funcionou como Assessoria de Imprensa, e das Secretarias das Relações Institucionais e da Agricultura e Pesca. Com a extinção de alguns setores, atualmente em funcionamento, a Divisão de Esportes fica agregada ao Gabinete do Prefeito, e as áreas de Licitações, Contratos e Convênios, Jornal Oficial, Comando da Guarda Municipal, Salva-Vidas, ficam todas sob a tutela da Secretaria da Administração. Também passa para a responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Urbano a Superintendência de Obras e Serviços Públicos, Gerência de Engenharia e Fiscalização de Obras, além da Superintendência de Transportes e Trânsito.
Ainda de acordo com a Lei, a nomeação para cargos de provimento em comissão, dar-se-á mediante livre escolha do prefeito, dentre servidores ou não, que satisfaçam os requisitos técnicos definidos no regimento interno. Já os servidores do quadro de provimento permanente que forem designados para ocupar o cargo em comissão perceberão 30% do valor do símbolo ou o equivalente à diferença entre sua remuneração e o valor do símbolo em comissão.

Três ilheenses vão defender a cidade no MMA “O Gladiador”

Os ilheenses Reinaldo Bispo, Wellber Ribeiro e Gênesis Daniel estarão representando a cidade lutando nas modalidades K1 (luta de chute e soco) e MMA no evento “O Gladiador II – Coragem à Prova”, que acontecerá no dia 15 de dezembro, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, reunindo atletas estreantes e lutadores experientes de várias cidades do Brasil, reconhecidos a nível internacional. Realizado pela empresa Conceito Executivo, com o apoio da Fundação Juscelino Kubitschek (JK), de São Paulo, Carlos Massarollo, ABAMM, Jacutinga Fight e da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes, “O Gladiador” contará com uma ampla infraestrutura, onde o público poderá acompanhar as dez lutas programadas de forma confortável e com excelente visão, haja vista a proximidade do octógono com a arquibancada.

Wellber Ribeiro enfrentará Juliano Pitbull em uma das lutas mais esperadas na categoria 73 quilos. Os dois possuem experiência em eventos regionais e fora do estado. Já Reinaldo Bispo terá um grande desafio pela frente, pois enfrentará o detentor do cinturão e campeão brasileiro de Muay Thai, Anderson Pirata da equipe Attak Team, de Feira de Santana. Apesar da diferença de experiência, Reinaldo confirmou o combate, deixando claro que é importante ter atletas para representar a cidade no evento. O terceiro ilheense, Gênesis Daniel, fará sua primeira atuação no octógono em evento profissional, enfrentando Kadu Tito, da Gracie Barra, de Itabuna. Apesar da pouca experiência, Gênesis está confiante e pronto para desenvolver a luta, seja em pé ou no chão.

Além da participação dos ilheenses, também já estão confirmados os duelos entre os lutadores Bello x Chapolim, Sérgio x Jairo, André x Buga, Carol x Beel, Selva x Ewerton, Silvio Reis x Adilron e Sidarta x Axealan. A expectativa do público é muito grande e espera-se um grande espetáculo onde atletas de várias regiões do país estarão presentes colocando sua coragem à prova. As lutas acontecerão no dia 15 de dezembro, mas as emoções começam no dia anterior (14) com a pesagem dos atletas, às 14 horas, na Cabana Gabriela. Nesse evento estarão presentes os lutadores, organizadores e alguns convidados que, após a pesagem, estarão confraternizando com toda a equipe.

A organização de “O Gladiador II – Coragem à Prova” informa que além do espetáculo dentro do ringue, o evento também será enriquecido, entre outros aspectos, pela transmissão de algumas lutas pelo Canal Combate, o mais famoso canal de lutas do país. Tudo isso sem contar com o apoio de três ring girls (garota do ringue) durante as lutas. Os ingressos para assistir a luta custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda autorizados: em Ilhéus, no Estande do Carioca, no Quarteirão Jorge Amado, centro da cidade, e em Itabuna, no Bicho Festeiro, na avenida Duque de Caxias, 118, centro.

TMI recebe show em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

Homenageando o centenário de nascimento do Rei do Baião, o sanfoneiro Daniel Neto apresentará no próximo dia 13, às 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, o show “No Sopro de Gonzagão”, uma fusão entre a música clássica e a popular, através da utilização de instrumentos de orquestra para execução de músicas populares.
Assim como Luiz Gonzaga conseguia revelar traços identitários e o cotidiano do povo nordestino através da sua música, Daniel Neto revelará sua identidade musical neste show, onde faz uma releitura sobre as composições do “Velho Lua”, passeando pelo forró, xote, baião e apresenta composições próprias na companhia dos músicos Ivan Sacerdote (clarineta), Mário Soares (violino), Uru Pereira (fagote) e Sebastian Notini (percussão).
O músico, que iniciou sua carreira tocando com seu pai Edu Neto, participou de diversos conjuntos musicais e atuou como músico dos espetáculos teatrais “Labirintos”, “Na Outra Margem” e “Alice no Sertão das Maravilhas”. Em 2012 teve seu talento reconhecido ao ser premiado no 5º Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana e com quadrilha junina Asa Branca em concursos estaduais e nacionais. Para ele, “Gonzagão foi um artista marco na cultura brasileira por levar a música nordestina pela primeira vez a todo o Brasil e abrir as portas para tantos outros músicos” e completa: “…esse show é um presente à cidade em que nasci e cresci”. Nele, Daniel quer dar continuidade ao legado deixado por Luiz Gonzaga, não apenas tocando as músicas de Luiz, mas também mostrando sua leitura sobre elas.
Realização – O cenário do show “No Sopro de Gonzagão” é inspirado em elementos da paisagem sertaneja e assinado pelo Bacharel em Artes Cênicas Henrique de Castro, feito totalmente de forma sustentável, com material reciclado e, para realização do Show “No Sopro de Gonzagão“, o artista contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural, Uniodonto, Image Sinalização, Restaurante Bataclan, R2cpress Agência de Notícias, Revista Cultural Vejo Arte, Boteco do Quibe, Carminha Calçados, Empório, Lavajato L&A Lavagem Profissional, Laboratório Dom Eduardo, Dental Day, Casa Brasil, Gráfica do Carmo, Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, L’aqua di Fiori e Rádio Gabriela FM.