Foi realizada hoje, 08/12/2012, uma ação de limpeza das praias pelo Rotaract Club São Jorge dos Ilhéus. Essa ação que vem sendo praticada em toda costa brasileira é denominada “Praia Limpa” e já havia sido realizada em outras localidades de nossa cidade pelo Interact Club Jorge Amado, Alunos da UESC do Curso de Biologia, diversos colégios etc.

Desta vez, o #RTC iniciou os trabalhos na manhã do sábado, saindo da cabana Guarany e percorrendo um trecho de aproximadamente 5/6km pelas Praias do Litoral Sul.

Contando com o apoio dos banhista, diversos turistas e donos de cabanas fizeram questão de contribuir com nossa jornada pela praia. Nas abordagens feitas o projeto era explicado e frisávamos a importância de se manter o litoral livre dos detritos poluem nossa costa.

Conversando com turistas e comerciantes, encontramos a mesma reclamação: “Falta educação ambiental para quem frequenta o litoral brasileiro”.

Uma turista de Santa Catarina nos abordou e comentou:

Uma costa tão bonita e tão grande não pode sofrer com o descaso de quem a frequenta. Desde o canudinho que se toma o refrigerante a fraldinha do neném que está no colo, é responsabilidade nossa conservar o que a natureza nos oferece em bom estado.

Da mesma forma que a Presidente do Rotaract Club São Jorge dos Ilhéus (2012-2013), Rafaela Pacheco, declarou:

Consciência e cuidado do meio ambiente é importante para todos. É tão bom ouvir das pessoas: “boa iniciativa e bom trabalho” e o Praia Limpa Rotaract me fez refletir “se é uma boa, por que não fazer?”. Se começarmos a divulgar a conscientização, o primeiro passo vai ser dado, a cultura “da limpeza” será implantada. O seu meio ambiente, é o seu estilo de vida. Você não precisa mudar totalmente o seu estilo de vida, apenas adote a responsabilidade social.

Não basta limpar. É preciso conscientizar os frequentadores do local para que nem seja preciso fazer limpeza.

Hoje tivemos o apoio fundamental da TEIÚ LTDA. na figura de seu Representante Comercial o Sr. Jobson Lino da Silva, que com imensa alegria nos auxiliou com todo material para que a coleta dos detritos pudesse ser realizada.

Todo lixo recolhido foi devidamente embalado e colocado nos pontos da coleta de lixo municipal.

Atenciosamente,

Rodrigo Faria
Diretor de Marketing & Publicidade (2012-2013)
Rotaract Club São Jorge dos Ilhéus