WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa secom bahia embasa


dezembro 2012
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








LIXO: ATRAÇÃO TURÍSTICA

O assunto do lixo em Ilhéus já está mais do que visto, revisto, falado e batido. Só não está solucionado, pelo contrário, cada vez pior. Taí pra todo mundo ver a imundície que toma conta da cidade, sobretudo o Centro. Esses dias, postei no R2CPRESS umas fotos da academia ao ar livre, na Av. Lomanto Jr, tomada pelo mato. Não é só a academia, é toda a extensão da Lomanto Jr, é também toda a extensão da Av. Soares Lopes, essa última tanto no lado da praia como no canteiro central; muito lixo e muito mato crescido que já encobre os bancos à beira da calçada.
Resolvi falar pela enésima vez sobre esse assunto chato e repetitivo após presenciar, hoje de manhã, por volta das 10:00 h, uma cena triste e inusitada, que nunca tinha visto antes. Um grupo de turistas fotografava a quantidade de lixo espalhado ao longo da Bento Berilo! Depois passei pelo calçadão, também cheio de turistas e de… lixo, muito lixo. Fiquei envergonhado. Fosse eu um visitante, jamais pisaria novamente em Ilhéus e ainda, num misto de estarrecimento e decepção, estaria propenso a falar mal dela para o mundo (literalmente, nos facebooks da vida). Decerto é isso que o grupo que fotografava vai fazer ou, a essa altura, já fez.
Decidi nesse ano não convidar parentes e amigos de fora para as férias e festas de fim de ano. Eles não merecem essa Ilhéus do jeito que está, feia e imunda. E eu não mereço passar mais vergonha.

Nilson Pessoa

4 respostas para “LIXO: ATRAÇÃO TURÍSTICA”

  • Edgard says:

    Hoje no Jornal do Meio Dia assistimos uma entrevista de alguem da Secretaria de Turismo falando sobre o que temos a oferecer aos visitantes para estimula-los a retornar. Lhe confesso que fiquei com pena do rapaz, que não tem nada a ver com isso. Ele não tinha o que falar. Estava do lugar errado e na hora errada.
    Na semana que passou meu filho mais velho que está fazendo mestrado em Salvador veio nos visitar e umn sentimento de indignação o tomou. “Meu Pai as pessoas estão aceitando a situação com banalidade, o lixo passou a fazer do cotidiano, ninguem se indigna, como se fosse uma coisa normal, estamos involuindo”
    Não preciso falar mais nada. Apenas fiquei envergonhado, aliás, quase que diariamente isto acontece. Quando vejo os turistas nas imediações da nossa casa na Litoranea Sul no Pontal, as vezes dispuntando o melhor espaço com os urubus, hoje, o nosso principal cartão postal, espalhados por toda a Cidade.
    O problema politico de decadas é que a principal ação da oposição para chegar ao poder vem se repetindo para o azar da nossa Cidade. Quem vai para a oposição a muito não fiscaliza e nem denuncia. A tatica perversa é, deixa afundar quanto pior melhor, ai vão se lembrar que no nosso tempo era ruim mas não tanto. Habilitando-a a voltarem como bons. Será que já vimos este filme antes?

  • flordovale says:

    Solar Ambiental esta pedendo “cuidado com o acondicionamento do seu lixo, não jogue lixo no chão e nem deixe espalhado”, acima, e nao se porque esta e tao dificil a seguir. Eu nao jogo lixo na xao em nehum cidade e nao se porque Ilheunsas nao podem observer isso ???

  • Alexandre Neto says:

    Boa parte desse resíduo sólido, deve-se principalmente às pessoas que utilizam o espaço como forma de lazer, mas acabam descartando embalagens dos produtos consumidos no ambiente, principalmente aqueles que batem os babas.

  • Nilson Pessoa says:

    Não resta dúvida de que grande parte da população não tem educação doméstica (ambiental então, nem pensar) e suja mesmo as ruas. Mas imagine toda essa sujeira se acumulando, POR FALTA DE COLETA. Vi isso de perto no último dia 10/12/12 no centro da cidade. Lixeiras públicas nas ruas do centro transbordando por falta de coleta,lixo doméstico de dias acumulado nas calçadas. Posso afirmar e garantir que na minha rua (que não é no centro) a coleta não é diária. E haja urubus e ratos.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia