Jornalista Valmir Santos

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) está com inscrições abertas para a oficina sobre jornalismo na cobertura de artes cênicas. A capacitação será ministrada por Valmir Santos, jornalista cultural há 20 anos e colaborador da revista Bravo! e do jornal Valor Econômico.  A oficina acontecerá nos próximos dias 18 e 20 das 14 às 18 horas e será gratuita. As vagas são destinadas a estudantes e profissionais da área de comunicação. Os interessados devem preencher formulário no endereço: http://migre.me/ckpr1.

Intitulada A cultura da crítica de artes cênicas no jornalismo, a oficina tem como objetivo trocar informações sobre o exercício do jornalismo na cobertura de artes cênicas nos veículos impressos ou virtuais.  Serão trabalhadas introdução à história e ao exercício da crítica, os principais elementos constitutivos da cena teatral segundo procedimentos jornalísticos, as categorias reportagem, crítica e análise.

Após assistirem as palestras, os participantes farão um exercício do conteúdo trabalhado, escrevendo uma crítica sobre o musical Auto do Boi da Cara Preta, que será apresentado às 20 horas. A crítica deverá ser entregue, por e-mail, até às 15h do dia seguinte. Os participantes deverão enviar seus dados com nome, email e área de atuação até esta sexta-feira (14) para que recebam o material de apoio.

Para o diretor do TPI, Romualdo Lisboa, a oficina será uma oportunidade única para a formação profissional daqueles que atuam na área de comunicação. “Nossa região tem carência de profissionais que façam críticas fundamentadas nas técnicas das artes cênicas. A troca de experiências com Valmir Santos será uma oportunidade única para aprimorar o cenário do jornalismo cultural”, afirmou.