CAPA
Ilhéus participa em São Paulo de encontro sobre a Mata Atlântica
Ilhéus vai sediar neste sábado o evento MMA “O Gladiador II”
Corrida da Gabriela em Ilhéus atraiu atletas de várias cidades

***

Ilhéus participa em São Paulo de encontro sobre a Mata Atlântica

Representando o município de Ilhéus, o Chefe de Gabinete da Prefeitura e conselheiro ambiental do município, José Nazal Pacheco Soub, participou do Encontro de Intercâmbio das Iniciativas que trabalham com os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), realizado nesta terça e quarta-feira (11 e 12) em São Paulo. O evento também reuniu representantes de 35 municípios brasileiros, que participaram do Encontro de Intercâmbio das Iniciativas e Validação do Roteiro Metodológico dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
Durante o evento foram apresentadas as experiências dos Projetos Demonstrativos (PDA), com o objetivo de se avaliar os resultados, a exemplo de Ilhéus (BA) e Glória do Goitá (PE), assim como demais Planos, elaborados sob outro formato, como os de João Pessoa (PB), Maringá (PR), e dos municípios do noroeste fluminense. As experiências da elaboração do PMMA no município de Ilhéus foram apresentadas por José Nazal e Renato Cunha, coordenador do projeto, juntamente com a equipe do Grupo Ambientalista da Bahia (Gamba).
O Encontro de Intercâmbio das Iniciativas que trabalham com os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) é, ao mesmo tempo, o Seminário de Consolidação sobre as atividades desenvolvidas de mobilização, capacitação e elaboração de Planos Municipais na Região Sudeste. O evento tem como objetivos promover a avaliação das atividades de mobilização e capacitação realizadas em todas as regiões e possíveis continuidades desse processo com avaliação dos PMMAs elaborados ou em elaboração, em relação a vários aspectos ligados ao seu conteúdo ou processo de elaboração e quais as principais dificuldades detectadas.
O Projeto “Proteção da Mata Atlântica II” é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Cooperação Técnica e Financeira Brasil-Alemanha, no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério do Meio Ambiente, da Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU). Prevê apoio técnico através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e apoio financeiro através do KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Ilhéus vai sediar neste sábado o evento MMA “O Gladiador II”

Atletas de vários estados brasileiros estarão em Ilhéus neste final de semana para participar do MMA “O Gladiador II – Coragem à Prova”, que acontecerá no dia 15 de dezembro, às 19 horas, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. O evento, que já é considerado como uma das maiores provas de artes marciais do interior da Bahia, terá como ponto alto dez duelos entre os atletas Bello x Chapolim, Sérgio x Jairo, André x Buga, Wellber x Pitbull, Carol x Beel, Selva x Ewerton, Silvio Reis x Adilron, Gênesis x Kadu Tito, Sidarta x Axealan e Reinaldo x Pirata, estreantes e lutadores experientes de várias cidades do Brasil, reconhecidos a nível internacional, que prometem um verdadeiro show de técnica, habilidade e muita coragem.

Além do espetáculo dentro do ringue, a organização de “O Gladiador II – Coragem à Prova” informa que o evento também será enriquecido, entre outros aspectos, pela transmissão de algumas lutas pelo Canal Combate, o mais famoso canal de lutas do país. Tudo isso sem contar com o apoio de três ring girls (garota do ringue) durante as lutas. Outro diferencial e que dará um toque especial aos duelos será a estrutura que está sendo montada, onde o público poderá acompanhar as dez lutas programadas de forma confortável e com excelente visão, haja vista a proximidade do octógono com a arquibancada.

A expectativa do público é muito grande e espera-se um espetáculo imperdível onde atletas de várias regiões do país estarão presentes colocando sua coragem à prova. As lutas acontecerão no dia 15 de dezembro, mas as emoções começam no dia anterior (14) com a pesagem dos atletas, às 14 horas, na Cabana Gabriela. Nesse evento estarão presentes os lutadores, organizadores e alguns convidados que, após a pesagem, estarão confraternizando com toda a equipe. Os ingressos para assistir a luta custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda autorizados: em Ilhéus, no Estande do Carioca, no Quarteirão Jorge Amado, centro da cidade, e em Itabuna, no Bicho Festeiro, na avenida Duque de Caxias, 118, centro.

Segundo Danilo Pinheiro, que dirige a organização do evento, O Gladiador II tem como principais finalidades divulgar o MMA para um maior público e também descobrir novos talentos da modalidade que, cada vez mais ganha novos praticantes nas academias da cidade. “Ilhéus e região está se destacando como um celeiro de novos lutadores. Por isso decidimos realizar o evento na cidade como uma forma de promover o esporte e atrair mais adeptos para a modalidade”, destacou Danilo Pinheiro. O evento também pretende ser uma oportunidade para que os lutadores locais possam mostrar seu potencial dentro do octógono.

De acordo com a organização do evento, um grande público vai lotar o Ginásio de Esportes Herval Soledade para acompanhar os duelos entre os gladiadores. Nos bastidores o clima já é de rivalidade e de provocações entre os atletas. Realizado pela empresa Conceito Executivo, o MMA “O Gladiador II – Coragem à Prova”, conta com o apoio da Fundação Juscelino Kubitschek (JK), de São Paulo, Carlos Massarollo, ABAMM, Jacutinga Fight e da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes.

Corrida da Gabriela em Ilhéus atraiu atletas de várias cidades

Atletas de diferentes cidades e estados brasileiros participaram no último sábado (08) em Ilhéus da Corrida da Gabriela, um evento promovido pela Personal Club, em parceria com a Federação Bahiana de Atletismo (FBA), que teve o objetivo de promover o esporte e atrair novos praticantes. E o clima foi de festa e de confraternização, com milhares de torcedores acompanhando o desempenho dos atletas. A organização da prova foi bastante elogiada, não somente por garantir todo um suporte aos participantes, mas também por buscar fomentar a modalidade no interior da Bahia, atendendo à necessidade de disseminar a prática esportiva pelo estado. O evento contou com o apoio institucional da Sudesb, do Governo da Bahia e também da Prefeitura de Ilhéus através da Superintendência de Esportes.
A Corrida da Gabriela teve dois percursos diferentes. Na prova dos cinco quilômetros a vencedora na categoria feminino foi Marli Xavier Santos Brandão, de Itabuna, que completou o percurso no tempo de 20 minutos e 36 segundo. Em segundo lugar ficou Ludimila Pereira do Nascimento, seguido de Leonila Santas Romero, de Ilhéus, representando a VO3 Assessoria Esportiva. Já no masculino o primeiro lugar ficou com Sérgio Damasceno Vasconcelos Júnior, que completou a prova com o tempo de 16 minutos e 16 segundos. A segunda colocação ficou com Thiago Jesus de Araújo e em terceiro lugar ficou Renaldo de Jesus Santos.
No percurso maior, de 10 quilômetros, a primeira colocação na categoria feminino ficou com Andreza Mota dos Santos, de Itabuna, que completou a prova com o tempo de 42 minutos e 15 segundos, ficando Rita Márcia Amorim Mendes Kruschewsky, da VO3 Assessoria, em segundo e Janete Silva Sampaio em terceiro. E nos 10 quilômetros masculino o campeão foi José Raimundo Batista Farias, que completou a prova com o tempo de 32 minutos e 29 segundos, seguido de Nilton Santos Fernandes e Fabrício Gomes Santos.
Satisfeitos com a organização do evento, os atletas mais experientes consideraram que foi a melhor estrutura já montada para uma corrida de rua na região. A análise sobre a estrutura levou em consideração o kit que foi entregue a cada atleta, a arena de prova, staff, sinalização do percurso, cronometragem e segurança. Em todos os itens a Corrida da Gabriela, que teve a chancela da Federação Baiana de Atletismo, com oito árbitros, atendeu as expectativas. Os promotores do evento, Marcelo Afonso de Carvalho e Bruno de Barros, do Personal Club, já preparam novos eventos para 2013.
De acordo com os atletas, o kit, entregue na manhã do sábado a cada corredor no quiosque da Secretaria Municipal de Turismo, trazia, além do número e chip de cronometragem, uma camisa “dry fit”, alargador de nariz, óleo de banho, toalha, viseira, um copo de suco de guaraná, uma barra energética e um conjunto de bolas de natal. A arena tinha teve a estrutura de hidratação com frutas diversas, sucos e água, palco, arquibancada e pórtico de largada/chegada. Os staffs da prova, alunos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), coordenados pelo professor Alberto Kruschewsky, deram um show de competência na orientação aos atletas. A cronometragem enviou mensagem a cada atleta após a prova com a classificação de cada um e o tempo respectivo. Cada atleta ganhou uma medalha de participação e os cinco primeiros no masculino e feminino das provas de 05 e 10 quilômetros foram premiados com troféus.
Alberto Kruschewsky, professor de Educação Física da Uesc, que integrou a equipe e também acompanhou os atletas da VO3 Assessoria na prova, destaca a importância da vinda desses eventos para Ilhéus. “Quem participou da corrida ou acompanhou os atletas percebeu a qualidade. Acredito que a tendência é que mais pessoas comecem a participar dessas provas, para que possamos ter um circuito organizado, que propicie a participação de todos, estimulando o lazer ativo. Tenho conversado com a organização da Corrida da Gabriela e acredito que vem muito mais por aí”, acrescentou o professor da Uesc.