A COBAP participou de reunião na Secretaria de Direitos Humanos – SDH onde foi apresentado um importante instrumento de denúncia para coibir práticas desumanas contra os idosos. Trata-se do Disque Denúncia 100. O serviço funciona 24 horas por dia em todo o país no sistema de comunicação nacional.
O Disque Denúncia 100 abrange a assistência social e a segurança pública dos idosos. Todas as denúncias são encaminhadas ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa que, por sua vez, faz recomendações ao Ministério Público.
Esse instrumento está sendo aprimorado e já tem recebido muitas denúncias, pois a violência contra os idosos triplicou de 2011 para 2012. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (10/12) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, as denúncias de violação a direitos humanos dos idosos pelo Disque Denúncia 100 saltaram de 7.160 no ano passado para 21.404 em 2012.
Os idosos ainda não possuem uma rede especializada de assistência. Por isso, para 2013, a SDH vai trabalhar no sentido de criar mais delegacias especializadas.

————————————-

VEJAM SÓ PESSOAL – REDUÇÃO DO VALOR AQUISITIVO DAS APOSENTADORIAS, ALÉM DE SER INCONSTITUCIONAL, É TAMBÉM, UMA VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS E QUE DEVEMOS APROVEITAR ESSE CANAL RECENTEMENTE CRIADO E DEIXAR A NOSSA RECLAMAÇÃO CONTRA ESSE GOVERNO.
ELES QUEREM OS APOSENTADOS POBRES PARA FICAREM A MERCÊ DAS POLÍTICAS ASSISTENCIALISTAS E PRESA FÁCIL PARA ENTREGAR O SEU VOTO EM TROCA DE ALGUMA COISA QUE FACILITE SUA SOBREVIVÊNCIA. ISTO TAMBÉM ALÉM DE SER VIOLÊNCIA É UMA COMPRA DE VOTOS DISFARÇADA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Alcides dos Santos Ribeiro – Presidente
FAPEMS – Fed.das Assoc.dos Apos.e Pens.do Estado do Mato Grosso do Sul
67-9983 8267
www.fapems.wordpress.com
http://www.facebook.com/FAPEMS


http://fapems.wordpress.com/2012/12/12/secretaria-de-direitos-humanos-disponibiliza-instrumento-de-denuncia/