CAPA
Prefeitura realiza recuperação de ruas no centro da cidade
Navio MSC Orchestra chega a Ilhéus nesta quarta-feira com 3.173 turistas
Começa a entrega das unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus

***

Prefeitura realiza recuperação de ruas no centro da cidade

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Infraestrutura, já está realizando o serviço de recuperação da rua Ministro José Cândido Carvalho Filho, no centro da cidade, um dos locais mais movimentados e que estava com o trecho bastante danificado. No local se formaram grandes buracos que ofereciam riscos para os motoristas e pedestres. Para minimizar o problema e evitar acidentes, a Prefeitura havia colocado equipamentos de sinalização para orientar os motoristas. Agora o serviço de recuperação já está sendo executado, com homens da Prefeitura trabalhando diariamente na pavimentação.

O secretário municipal de Infraestrutura, Angelito Dias, explica que a rua Ministro José Cândido, que fica num dos cruzamentos da praça Cairu, é um dos locais com maior fluxo de veículos e pedestres, daí a necessidade da realização de um trabalho minucioso de recuperação da pavimentação. Nesse local se concentra o Fórum da Justiça Federal, o Departamento de Polícia Técnica, o Serviço de Atendimento ao Cidadão e o Mercado de Artesanato, visitado diariamente por centenas de turistas. Tudo isso sem contar que é o acesso principal ao Terminal Urbano João Mangabeira. O grande fluxo de veículos acabou danificando a pavimentação, formando grandes buracos que ofereciam riscos de acidentes e prejuízos para os motoristas.

Angelito Dias informou que mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município e com os constantes seqüestros de recursos para o pagamento dos salários, os serviços de recuperação das ruas serão estendidos para outros pontos de Ilhéus. O objetivo é preparar a cidade para os ilheenses e turistas. Ele informou ainda que em paralelo às obras de recuperação das ruas a Prefeitura também vem realizando obras importantes e que vinham sendo solicitadas há muitos anos pela comunidade, como a pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário da rua Velosa de Baixo, no bairro do Malhado. O que antes era um grande problema, com esgotos correndo a céu aberto e invadindo casas, hoje se transformou em um grande alívio para os moradores, garantindo mais dignidade e conforto para a comunidade da Velosa de Baixo.

Navio MSC Orchestra chega a Ilhéus nesta quarta-feira com 3.173 turistas

Mais três navios transatlânticos estarão atracando em Ilhéus ainda neste mês de dezembro, trazendo para a cidade mais de seis mil turistas. Nesta quarta-feira (19) atracará no Porto de Ilhéus o transatlântico MSC Orchestra, com 3.173 passageiros. No dia 25 a cidade receberá o luxuoso navio Aidacara com 1310 turistas e no dia 30, encerrando o mês de dezembro, atracará em Ilhéus o Grand Mistral, com 1.600 visitantes. No total, serão sete paradas de navios durante o mês de dezembro, transportando mais de 22 mil turistas. Iniciada no dia 05 de novembro, com o navio Aidacara, a temporada 2012/2013 será encerrada no dia 20 de março com o retorno do navio Costa Fascinosa.

O mês de janeiro também promete ser movimentado na cidade. De acordo com a programação, no dia 02 chega a Ilhéus o navio MSC Orchestra. No dia 03 será a vez do Splendour off the Seas e no dia 13 atracará na cidade o Grand Mistral. Já no dia 16 retornarão a Ilhéus dois grandes navios, o Costa Favolosa, com 3.780 passageiros, e o MSC Orchestra, com 3.173 turistas. O mês de janeiro ainda contará com a chegada dos transatlânticos Costa Favolosa (23), o Grand Mistral (28), novamente o Costa Favolosa e o MSC Orchestra no dia 30. Já no mês de fevereiro estão previstas quatro paradas de navios na cidade. Até o final da temporada serão cerca de 30 paradas de transatlânticos em Ilhéus, trazendo mais de 80 mil turistas.

Para o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a chegada dos navios transatlânticos movimenta a economia da cidade, gerando mais emprego e renda para o município. Apontada como uma das cidades baianas mais procuradas pelos turistas, Ilhéus encanta os visitantes com as belezas naturais e com a sua história. Na cidade os turistas visitaram as praias e pontos estratégicos como o Bataclan, o Bar Vesúvio, a Casa de Jorge Amado, os casarões dos antigos coronéis, a Praça do Cacau, conhecendo o fruto que por muito tempo foi a principal fonte de economia da região, além das fazendas de cacau. Na bagagem muitas fotos, lembranças e história para contar para os amigos. Somente para se ter ideia dos benefícios para Ilhéus, cada cruzeirista gasta em média, a cada parada, em torno de 75 dólares, garantindo mais renda para a economia formal e informal.

O transatlântico MSC Orchestra, por exemplo, que chegará nesta quinta-feira, é uma das embarcações mais nova da frota MSC Cruzeiros. O segundo da “Categoria Musica”, o MSC Orchestra oferece a combinação perfeita de design, conforto e segurança. A bordo do luxuoso transatlântico MSC Orchestra os turistas ficam encantados com a enorme variedade de instalações para entretenimento, com direito a caminhadas pela pista de cooper, relaxamento no exótico Savannah Bar com suas estampas de animais, no suntuoso Purple Bar, ou ainda no glamour hollywoodiano no sofisticado Zaffiro Bar. O navio tem ainda o Casino Palm Beach, discoteca e o Covent Garden Theatre com uma ampla programação de shows, de entretenimento e de música. O MSC Orchestra ostenta um total de 16 conveses, com complexos de sauna e banheiras de hidromassagem, uma ampla variedade de restaurantes e pizzarias aconchegantes de ambiente familiar.

Começa a entrega das unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus e a Caixa Econômica Federal iniciaram nesta segunda-feira (17) a assinatura dos contratos para a entrega das unidades dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, localizados no bairro Banco da Vitória, no quilômetro 05 da Rodovia Ilhéus – Itabuna. O programa irá beneficiar cerca de 6.500 pessoas, com 1.300 moradias. De acordo com a programação, nesta terça-feira (18) serão entregues as chaves dos sorteados no Moradas das Águas I. Os beneficiários do empreendimento Morada do Porto serão atendidos no dia 19, a partir das 08h30min. Para os futuros moradores do Moradas das Brisas, a data para a entrega das chaves acontecerá no dia 20, também às 08h30min.

No dia 20 de dezembro, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus e a Caixa Econômica Federal irão entregar as chaves dos empreendimentos Residencial Moradas do Porto e Residencial Moradas das Águas I e II e Morada das Brisas, do programa Minha Casa Minha Vida. Durante a entrega das chaves, além do sorteio de todo mobiliário para uma residência, os beneficiários contarão com participação da Embasa e da Coelba para cadastramento de novas contas, regularizações de pendências e atendimentos relacionados às dúvidas dos clientes.
As 1.300 unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. Tudo isso sem contar que 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.
As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens. Além da infraestrutura completa, os novos moradores terão acesso a diversos serviços, como saúde e transporte e muitos espaços de lazer, como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos.