CAPA 06 F
Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza e serviços em diferentes pontos da cidade
Beneficiários recebem as chaves do “Minha Casa, Minha Vida”

***

Prefeitura de Ilhéus realiza limpeza e serviços em diferentes pontos da cidade

A Prefeitura de Ilhéus está realizando uma série de ações e melhorias com o objetivo de preparar a cidade para a temporada de verão e para os festejos de fim de ano. Na área de limpeza, a Prefeitura está participando, numa ação integrada com diversas secretarias, do mutirão junto com empresas e a sociedade civil organizada. Nesse trabalho, o município está disponibilizando máquinas e equipamentos, além de funcionários para realizar os serviços.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Manoelito Puentes, informou que esta semana foram realizados os serviços de limpeza geral das avenidas Dois de Julho e Soares Lopes, no centro da cidade, com a retirada de mato, lixo e entulho, além da roçagem e capinagem. Já na Praia dos Milionários, na zona sul da cidade, foi feito o serviço de limpeza e ampliação da área de estacionamento, para melhor receber os ilheenses e turistas. Também está sendo feito o serviço de recuperação da iluminação, como forma de garantir mais segurança nesse local. Já na Praia de Batuba, em Olivença, foi realizado também o serviço de ampliação e limpeza da área de estacionamento.

Manoelito Pontes adiantou ainda que a Prefeitura vem realizando o serviço de coleta regular do lixo no centro da cidade. Mas para que esse trabalho possa ser realizado com mais eficiência, segundo ele, é preciso contar com a colaboração dos comerciantes e camelôs. A orientação é que os comerciantes só coloquem o lixo à noite, após as 18 horas, quando é feita a coleta, evitando que o lixo fique espalhado pela cidade. O secretário de Desenvolvimento Urbano garantiu ainda que esse serviço de limpeza continuará sendo executado até o final do ano em diferentes pontos da cidade, inclusive nos período de festas, quando aumenta o fluxo de visitantes.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Infraestrutura, também já está realizando, com recursos próprios, o serviço de recuperação da rua Ministro José Cândido Carvalho Filho, no centro da cidade, um dos locais mais movimentados e que estava com o trecho bastante danificado. No local se formaram grandes buracos que ofereciam riscos para os motoristas e pedestres. Para minimizar o problema e evitar acidentes, a Prefeitura havia colocado equipamentos de sinalização para orientar os motoristas. Agora o serviço de recuperação já está sendo executado.

Beneficiários recebem as chaves do “Minha Casa, Minha Vida”

Muita emoção marcou a entrega das chaves das 1.300 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, em Ilhéus, na manhã desta quinta-feira (20). Depois de cumprir todos os trâmites legais, os beneficiários do programa habitacional do governo federal puderam, enfim, conhecer sua nova morada e realizar o grande sonho da casa própria. A solenidade de entrega das chaves foi realizada numa das quadras esportivas situadas no empreendimento que abriga três condomínios e contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do gerente regional da Caixa Econômica Federal Marcos Vinícius Santos Nascimento; secretária de Assistência Social e Trabalho, Cláudia Macêdo e do chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, José Nazal Soub.

Beneficiários e seus familiares também estiveram presentes e participaram do evento que marcou uma nova etapa na vida de cerca de 6.500 pessoas, que passarão a morar num bairro planejado, dotado de quadras de esportes, campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos. Também na parte externa foram construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. As unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades.

Durante a entrega das chaves, os beneficiários contaram com o suporte de funcionários da Embasa e da Coelba para a realização de cadastramento de novas contas, regularizações de pendências e atendimentos relacionados às dúvidas dos clientes. As casas e apartamentos foram entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades recebeu ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens. A primeira chave foi entregue à Vanderleia Santos Nascimento, que muito emocionada, agradeceu a oportunidade de conseguir uma casa própria. Maria do Carmo dos Santos, ganhou o sorteio e recebeu dos funcionários da Caixa Econômica toda a mobília para seu novo apartamento.
A escolha dos beneficiários foi feita pela Caixa Econômica Federal de forma criteriosa e vai beneficiar pessoas que não tinham moradias ou que viviam em condições de subumanas, em áreas de riscos e de preservação permanente, sem nenhuma condição de habitação. O prefeito Newton Lima acompanhou todas as etapas da construção das casas e elogiou a qualidade da estrutura das unidades. “São todas bem arejadas e com acesso facilitado. É uma honra para o nosso governo entregar a centenas de ilheenses sua casa própria, seu novo lar”, afirmou.
Recorde histórico na Habitação – Com a entrega das 1.300 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, o prefeito Newton Lima entra para a história da Ilhéus como o gestor que mais investiu em habitação da cidade. Recentemente foram entregues no bairro Teotônio Vilela mais de 120 casas no Alto São João, rua José Petrúcio e Travessa São José. Tudo isso sem contar com as 272 casas que estão sendo construídas também no Teotônio Vilela, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Governo Federal, uma obra que envolve recursos na ordem de R$ 18 milhões.