WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


dezembro 2012
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  








ASSIM FICA MUITO DIFÍCIL …

Preciso relatar um absurdo ocorrido na cidade de Ilhéus (Praia da Avenida) hoje. Ao caminhar pela praia localizada no centro da cidade, avistei uma tartaruda cabeçuda gigante. Aparentava estar morta a poucas horas, e como a regiao tem fluxo intenso de embarcaçoes de pesca, primeiramente, liguei para o Corpo de Bombeiros, onde fui informada que somente o IBAMa pode tomar providencias. Liguei para o IBAMA local (Falei com o servidor identificado como Renato) e informei o estado do animal que possuia ferimento no casco, cortocontundentes (provavelmente provocado por hélice ou foice). A pessoa que atendeu foi muito estúpida e mal educada, e se recusou ir a praia recolher o animal, devido a preguiça cronica de trabalhar. Mandou ligar para o sistema de coleta da prefeitura para que destinasse o animal ao lixão, como se não tratasse de animal em extinção e com preservação ambiental permanente. A espécie é comum na região, contudo, em tamanhos menores e em praias mais afastadas do centro. Cabe ressaltar que a Lei 9795/99 estabelece como competência do IBAMA o recolhimento de animais vivos e/ou mortos, bem como o seu descarte, principalmente quando se tratar de espécies raras ou em preservação constante. Aos desinformados, saber a causa mortis desses animais, é identificar o cerne da problemática e evitar que outros animais da espécievenham a óbito. Fica realmente dificil ser cidadão “sustentavel” nesse pais e lutar pela preservação da natureza.

tartaruga ilheus 2tartaruga ilheus 3tartaruga ilheus 4tartaruga ilheus 5

ESPAÇO ABERTO PARA OS CITADOS – QUERENDO – SE MANIFESTAR

2 respostas para “ASSIM FICA MUITO DIFÍCIL …”

  • Jaime says:

    Infelizmente o Ibama se fosse para multar alguém eles pegariam até um taxi para ir até o local. Isso é o que dá colocar pessoas despreparadas para um órgão federal com o Ibama. Os barcos de pesca estão ai arrastando próximo as praias e o Ibama faz de conta que não ver. estão matando os pequenos peixes e outras especie de da fauna. Comprei um Camarão para ir pescar mais alem do camarão tinha no meio pequenos peixes e pequenos siris. O MP deveria fiscalizar o Ibama pra ver o que esta acontecendo.

  • Nilson Pessoa says:

    Hoje, 29/12, às 08:30 h, praia do sul, logo após o CEPLUS, na primeira concentração de cabanas de praia, uma tartaruga idêntica sendo devorada por dezenas de urubus, exalando mau cheiro em meio aos banhistas. Terá sido a mesma tartaruga, que não foi removida e a maré cheia arrastou para o sul?

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia