Secretário de Saúde de Itabuna, Renam de Araújo, foto Robson Mendes, Secom BA

Secretário de Saúde de Itabuna, Renam de Araújo, foto Robson Mendes, Secom BA

O médico Renam Oliveira de Araújo, 52 anos, formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, especialista em Medicina do Trabalho, vai assumir a Secretaria de Saúde de Itabuna no dia 1º. Substituirá o seu colega Ubiratan Pedrosa, também sanitarista, ex-secretário de Saúde de Itabuna (1983-1988) e ex- secretário municipal de Saúde de Juazeiro, Bahia, que por questões familiares em Maceió (AL), declinou do convite feito pelo prefeito Claudevane Moreira Leite, Vane do Renascer.

Na tarde desta quinta-feira, 27, Renam de Araújo se reuniu com o grupo de funcionários públicos vinculados ao setor de Saúde da Prefeitura e 7ª Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires). Foi apresentado pelo seu antecessor. Na oportunidade discutiu projetos em andamento para recuperar os serviços de atenção básica, média e alta complexidades do município, tendo considerado muito produtivo o encontro.

O novo secretário indicado para a pasta da Saúde atuou como médico da Ceplac (1984-1986), onde ingressou através de concurso público, logo após sua graduação, em 1983. Depois, assumiu a secretaria de Saúde de Floresta Azul, tendo se desligado para atuar no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), onde ocupou cargos de supervisor médico pericial, chefia da auditoria médica e auditor regional do órgão para Bahia, Minas Gerais e Sergipe.

Entre 2007 e 2010 integrou a equipe da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), onde foi diretor de Atenção Especializada e da Rede Própria de Hospitais. A partir de 2011 atuou como subsecretário da Secretaria Especial da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), de onde se desligou para assumir a Secretaria de Saúde de Itabuna, a convite do prefeito Vane do Renascer.