:: 19/fev/2013 . 21:49
PRAÇA CASTRO ALVES
Antônio Frederico de CASTRO ALVES, jovem poeta baiano 1847-1871, nascido a 14 de março, entre os livros publicados destaca-se o NAVIO NEGREIRO, onde denunciava os maus tratos a que os negros eram submetidos.
A Praça Castro Alves fica na Avenida Soares, em frente ao histórico Colégio Municipal General Osório, hoje totalmente abandonado, sendo destruído lentamente e onde funcionava a nossa biblioteca pública.
A praça também é conhecida como Praça da Irene ou Praça de Irene.
Nos velhos e bons tempos que não voltam jamais, nossa querida amiga Irene, montava seu tabuleiro ao lado do portão principal do colégio, se aproveitando da sombra patrocinada pela grande amendoeira.
Lembro-me que na época das marés altas, a água jorrava até junto ao passeio onde ficava o tabuleiro, com seus quitutes acarajé, abará, cocada amoda e o tradicional bolinho de estudante.
Irene não usava os paramentos de baiana, se trajava normalmente.
Vai algum tempo dessa história.
O que é a nossa praça hoje?
Freqüentada por famílias, crianças, pela turma do Senadinho, pelos herdeiros de Irene e outros amigos que ali montaram seus negócios e que fazem daquele espaço um local aprazível para curtir um bate-papo e, claro, as suas deliciosas guloseimas.
Até aí tudo muito bem, tudo muito bom, tudo na mais perfeita ordem.
Carta Aberta
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Jabes faz discurso otimista e pede parceria da Câmara e da sociedade
Apesar do grande número de problemas que a administração municipal está atravessando, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, teve um tom otimista na sua mensagem de abertura dos trabalhos do Poder Legislativo deste ano de 2013, na sessão presidida pelo vereador Josevaldo Machado, na tarde desta terça-feira, dia 19. O prefeito ilheense mostrou o difícil quadro que encontrou na administração municipal, com uma dívida superior a R$ 254 milhões, e o completo sucateamento dos serviços, mas também conclamou a Câmara Municipal e a sociedade civil de Ilhéus a participarem do esforço visando a superação da crise e a preparação do município para receber uma série de grandes obras e investimentos previstos para a região, que beneficiarão diretamente a população ilheense.
“Nestes 50 dias iniciais”, declarou o prefeito em sua mensagem, “não nos limitamos a enfrentar as dificuldades citadas e a buscar a reorganização do município e da administração municipal. Também estamos trabalhando com o pensamento no futuro, procurando desenvolver ações articuladas com as administrações estadual e federal, visando preparar a Ilhéus do futuro, com projeção para mais 20 ou 30 anos”. Mas, acrescentou, mais adiante: “Precisaremos ter, ao lado de Ilhéus e focados nestes objetivos, todos os representantes e todas as representantes da sociedade civil organizada em nosso município. Precisaremos ter a Câmara de Vereadores, da base aliada e da oposição, participando deste esforço”.
DESAFIOS
Heckel Januário em: LANCHINHAS – APENAS UM SUSTO
Dia 13 de fevereiro embarquei de Belmonte para Canavieiras numa das lanchinhas que fazem esse trajeto. Comigo embarcaram mais seis pessoas de variadas idades (dois homens, três mulheres, e uma criança de colo) e, claro, o condutor.
Saindo do cais o seu motor mancou no pedaço e não queria pegar, o que me deixou impaciente, como a todos. Num terço mais ou menos do percurso o condutor arrefeceu a velocidade para receber gasolina de outra embarcação similar que vinha em sentido contrário. Até aí, apesar de nós passageiros termos logo percebido que a embarcação havia partido sem combustível suficiente, a viagem prosseguia sem outros problemas. Foi assim que, encontrando-nos no meio da barra de Canavieiras, o motor da embarcação puf, estancou. Depois de várias tentativas para acioná-lo, o barqueiro sacou o celular e meio nervoso ligou para alguém dizendo que a gasolina não fora suficiente, e começou a remar para tentar alcançar a ponta da Atalaia(Foz do rio Pardo). No início da paralisação o mar calmo, “mar de almirante” como se diz, nos dava uma aparente tranquilidade. Porém a maré de vazante –conduzindo a embarcação para o mar aberto, mais rapidamente do que as remadas–, logo nos deixara tensos. As mulheres já começavam a se apavorar quando um barqueiro que atravessava a barra vendo a situação, veio em socorro e nos puxou até a beira. Em seguida outro, nos rebocou até o porto de Canavieiras.
Observação: Essa travessia através das lanchinhas é muito aprazível e é conduzida por barqueiros experientes, não se tendo notícias de acidentes mais graves até hoje. Todavia, em razão de uma promessa ainda não cumprida por vários governos da Bahia, de construir uma estrada rodoviária ligando as duas cidades (seguimento da BA-001), o fluxo de passageiros tem aumentado muito por este meio de transporte o que se torna imperioso que as autoridades competentes tanto de Canavieiras como de Belmonte e/ou a Marinha do Brasil, sistematize a “segurança” como uma medida preventiva, o que será bom para o passageiro, para o barqueiro(condutor) e para o proprietário da embarcação. Por exemplo: na lanchinha que viajávamos não havia equipamentos de salva-vidas e só portava um remo.
Prefeitura de Itabuna

UFSBA trará 2.550 vagas de ensino superior para Itabuna
Programa de estímulo à Ciência será ampliado nas escolas de Itabuna
Novos investimentos ampliam oferta de empregos em Itabuna
Prefeitura faz melhorias no acesso aos condomínios Pedro Fontes
Sala do Empreendedor incentiva abertura de novos negócios
Reunião escolhe Comissão Preparatória da Conferência das Cidades
Jabes Ribeiro destaca a importância de novos empreendimentos para o desenvolvimento de Ilhéus
O Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, acompanhado do vice e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, participou, na manhã desta quarta-feira, 19, da cerimônia de inauguração da loja D&D Home Center na cidade, pertencente ao grupo Dadalto. “É bom para o nosso município, é bom pelo que representa para a nossa economia, pelo que representa para a geração de emprego. O sucesso do empreendimento leva a garantir a sua permanência na cidade, portanto, garante também emprego para a nossa gente”, frisou o prefeito, destacando a importância do empreendimento para o desenvolvimento de Ilhéus.

Na ocasião, o prefeito comentou sobre a construção da ponte Ilhéus-Pontal, cujas obras estão previstas para ser iniciadas entre os meses de maio e junho, com recursos da ordem R$ 120 milhões, oriundos dos governos Federal e Estadual. “Inteligente é quem investe em Ilhéus. Eu não tenho nenhuma dúvida que a economia da nossa cidade vai ter uma recuperação maravilhosa. Vai circular dinheiro, isso significa novos empreendimentos, novos empregos que é uma preocupação de todos nós”, atestou Jabes Ribeiro.
Novos nutricionistas formados na Faculdade de Ilhéus
Centenas de convidados prestigiaram a cerimônia de colação de grau de 19 bacharéis em Nutrição formados pela Faculdade de Ilhéus, no último sábado, dia 16. Presidida pelo diretor geral da instituição, professor Almir Milanesi, a solenidade aconteceu no auditório Professora Adélia Melo, no campus da própria Faculdade, localizado no bairro São Francisco, zona sul da cidade.

A cerimônia de formatura contou com as presenças do empresário Daury Frisso, representante do Cesupi (Centro de Ensino Superior de Ilhéus), da diretora acadêmica, Sandra Milanesi, da professora Adriana Lopes, coordenadora do curso e patronesse da turma, da professora e paraninfa Juliana Argolo, além do professor Marcelo Cordeiro, amigo da turma, e de Grasiela Greise dos Santos Souza, que deu nome à turma de formandos.
SANTAS CASAS ASFIXIADAS
A despeito do imenso problema social que causará e do caos que provocará no Sistema Único de Saúde (SUS), um eventual colapso das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos decorrente de dificuldades financeiras crescentes não surpreenderá quem acompanha a situação da saúde pública no País. Trata-se de um problema antigo, de causas perfeitamente diagnosticadas, e que se agrava a cada dia, mas para o qual as autoridades responsáveis – em boa parte por comodismo – não deram e continuam a não dar a atenção que merece. O preço que o País terá de pagar, caso os problemas se agravem a ponto de a situação se tornar insustentável num futuro próximo, certamente será maior do que o custo de uma solução racional, que ainda é possível adotar.
A Constituição estabeleceu que a saúde é um direito fundamental do cidadão e, para garanti-lo, sem dispor de estrutura própria suficiente para isso, o Estado brasileiro estabeleceu o que deveria ser uma parceria com as instituições filantrópicas. Estas responderam bem à proposta de parceria e, por isso, sua presença nas operações do SUS é cada vez maior.
Em 2004, por exemplo, os hospitais públicos respondiam por 41,4% das internações pelo SUS, os hospitais privados sem fins lucrativos (Santas Casas e instituições filantrópicas), por 39,9% e os privados lucrativos, por 18,7%. Por causa da remuneração inadequada dos serviços, os hospitais particulares reduziram sua participação para 10,2% do total das internações em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde utilizados no relatório da subcomissão especial da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que discutiu o problema. Em contrapartida, aumentou a participação dos hospitais públicos e dos privados não lucrativos, para, respectivamente, 45,0% e 44,8%.
Vistoria de táxi começa na segunda-feira em Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), inicia na próxima segunda-feira, 25, a vistoria anual dos veículos que exploram o serviço de táxi no município. A vistoria será realizada na sede do órgão, situada na Avenida Governador Roberto Santos, nº 86 (próximo à Rota), das 8 às 12 e das 14 às 16 horas, até o dia 8 de março.
Conforme edital divulgado pela Sutran, dia 14 último, os proprietários de táxi interessados deverão abrir processo no setor de protocolo da Prefeitura, localizado no Anexo administrativo, na rua Santos Dumont, centro da cidade, contendo cópias dos documentos do veículo e do alvará de circulação.
São exigidas também cópias (do proprietário e do auxiliar) do cartão de identificação, carteira nacional de habilitação, título de eleitor e comprovante de residência atualizado, além de duas fotos 3 x 4 recentes, antecedentes criminais federal, certidão negativa da Justiça Estadual, curso de relações humanas, legislação de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros e inscrição como autônomo no INSS.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 19.02.2013