WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


fevereiro 2013
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  








Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Salários do hospital de base serão pagos em 24 horas após repasse da Sesab
Assistência Social possibilita ingresso de jovens no mercado de trabalho
Prefeitura abre inscrições para Projovem Adolescente
Mudança nas regras de estacionamento de motos já aliviou Cinquentenário

***

Salários do hospital de base serão pagos em 24 horas após repasse da Sesab

Para não penalizar os servidores e nem comprometer o atendimento no Hospital de Base, a direção da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi) se comprometeu a pagar, em parcela única, o salário de dezembro em atraso, herdado da gestão anterior, assim que a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) fizer o primeiro repasse da contratualização referente ao mês de janeiro.
O presidente da Fasi, o médico Paulo Bicalho, garantiu nesta quarta-feira que o acordo será cumprido integralmente. Segundo Paulo Bicalho, os repasses da Sesab para o Hospital de Base ocorrem regulamente entre os dias 10 e 25 de cada mês e a qualquer momento os valores podem estar na conta da instituição
Bicalho diz que a previsão do Estado é que o dinheiro seja repassado nas próximas 48 horas. “O dinheiro será creditado nas contas dos servidores logo após o repasse. É bom esclarecer que herdamos uma situação muito complicada e que em parte já resolvemos pagando os salários de janeiro antecipadamente”.

Salário antecipado

O diretor do Hospital de Base explicou que desde o dia que tomou posse, está buscando valorizar o servidor e incluindo a antecipação dos salários de janeiro, que foram creditado nas contas dos servidores no dia 28 do mês passado. Paulo Bicalho destacou que, pela primeira vez na história do hospital, os encargos trabalhistas foram pagos.
Ele informou que os funcionários podem ficar tranquilos porque na atual administração o salário será pago em dia e que está melhorando as condições de trabalho para os servidores e de atendimento aos pacientes. “A situação hoje é muito melhor do que a encontrada, com macas e equipamentos ambulatoriais quebrados e a farmácia totalmente desabastecida”.
Bicalho afirmou que está contando com apoio e a solidariedade de grande parte dos servidores para que o atendimento no hospital seja mantido. Além do acordo com os funcionários e técnicos, o Município vem quitando as dívidas deixadas pelo administrador anterior também com os médicos.

Assistência Social possibilita ingresso de jovens no mercado de trabalho

Nada menos do que 120 jovens, incluindo estudantes universitários, já foram encaminhados pela Prefeitura de Itabuna ao mercado de trabalho ou a estágios remunerados, só este ano, graças a uma importante parceria que o município mantém com o Centro Integrado Empresa Escola – CIEE e com diversas empresas públicas e particulares. Além de informarem vagas disponíveis, os parceiros absorvem mão de obra indicada pela Prefeitura.
Uma das beneficiadas com o programa de inserção no mercado de trabalho é Leicler Nascimento Pereira, residente no bairro Santo Antônio. A jovem contou que estava desempregada há cerca de um ano e hoje, diz que surgiu uma nova esperança em sua vida. “Estou muito feliz e agradeço a Deus e ao prefeito Vane pela oportunidade e pela conquista do trabalho”.
O processo é feito por meio de um cadastro atualizado que o município mantém tanto das empresas quanto de jovens de ambos os sexos, com idade entre 16 e 29 anos, com ou sem qualificação profissional e que estejam fora do mercado. Os jovens sem qualificação profissional recebem assistência ainda maior ao participarem de cursos de capacitação, palestras e orientação profissional, promovidos pela Prefeitura.
O secretário municipal de Assistência Social, José Carlos Trindade, lembra que as ações que valorizam e inserem o jovem no mercado de trabalho e em programas sociais como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Mercado de Trabalho (Pronatec) integram um plano de atenção à juventude orientado pelo prefeito Claudevane Leite. Também as atividades esportivas, culturais e de lazer.
“O prefeito tem concentrado todo esforço na busca de parcerias visando a melhoria da qualidade de vida da população mais carente, e em especial do jovem que é uma presa fácil da vulnerabilidade social. As ações como a inserção social e educativa é que vão garantir um futuro melhor para nossa comunidade” , acentua o secretário José Carlos Trindade.

Prefeitura abre inscrições para Projovem Adolescente

Estão abertas até o próximo dia 4 de março as inscrições para o Projovem Adolescente destinado a jovens entre 14 e 15 anos e cujas famílias são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. As inscrições serão feitas na Secretaria de Assistência Social no Centro Administrativo Firmino Alves, na Casa do Bolsa Família, (Avenida Inácio Tosta); no CRAS I, no Jardim Grapiúna, e o no CRAS II, em Nova Ferradas, ou nos coletivos instalados em bairros como o Monte Cristo, Santo Antônio, Ferradas, Jorge Amado e Novo Horizonte.
O Projovem Adolescente é um programa desenvolvido em parceria com o governo federal e possibilita uma série de ações direcionadas à população jovem. Os jovens participam de oficinas de esporte, música, teatro, dança, artesanato, além de palestras ministradas por especialistas das mais diversas áreas.
A diretora do Departamento de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social, Luciana Seara, explica que os jovens são organizados em grupos denominados coletivos e acompanhados por profissionais e orientadores sociais. As atividades do Projovem Adolescente são desenvolvidas durante o período letivo.
Ao final de cada ano, os jovens participam de eventos culturais e exposições de arte e das peças de artesanato confeccionadas durante o curso. Os alunos podem vender seus produtos e com isso ajudar na renda doméstica.
“O Programa não gera apenas renda, mas possibilita o desenvolvimento de habilidades como orientação para a escolha profissional, a capacidade comunicativa e o mais importante, a inclusão digital e social, que é uma das prioridades do prefeito Claudevane Leite”, reforçou a diretora .

Mudança nas regras de estacionamento de motos já aliviou Cinquentenário

Maria Paixão é funcionária de uma ótica na Avenida do Cinquentenário em Itabuna. Motociclista, ela costumava chegar antes das 8 horas no trabalho para garantir uma vaga em frente à loja e poder ficar monitorando a moto o tempo inteiro. Esta quarta-feira foi um dia diferente para Maria. Nesta data, passou a valer as novas regras que proíbem o estacionamento de motocicletas na Cinquentenário e determinam um espaço específico para esses veículos na Praça Camacã e em outras duas artérias da cidade.
Segundo a Secretaria de Transito e Transporte da Prefeitura de Itabuna, a medida é a primeira das alternativas para melhorar o trânsito no centro da cidade. Apesar da novidade, a medida foi respeitada, não houve protestos ou transtornos e durante todo o dia era possível verificar a existência de vagas livres na Cinquentenário e de espaços para as motos nos vários pontos determinados pela Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran.
Já Márcia Ribeiro, que é pedestre e vendedora numa loja de confecções disse achar a medida da Prefeitura muito boa. “As motos ficavam amontoadas entre os carros e a gente até via a oportunidade de atravessar, mas as motos atrapalhavam. Achei certo colocar lá” opinou Márcia. Para ela, as pessoas precisam caminhar pela avenida para ver as lojas e quanto mais elas caminharem maior a possibilidade de interesse em comprar algum produto.
Críticas eram esperadas
Marcelo Dias de Oliveira é policial Militar e costumava estacionar a moto sempre próxima aos locais onde ia fazer compras. Ainda assim ele acredita que a atitude do governo municipal foi bem pensada para amenizar a situação de superlotação na qual estava a Cinquentenário. Ele analisa que a determinação não resolve totalmente, pois o número de motos é muito grande, mas afirma que é válido.
Quanto à preocupação com furtos o taxista Paulo Fraga, que há 20 anos trabalha na Praça Camacã, diz que perigo de roubo tem em qualquer lugar, tanto na praça quanto na Cinquentenário eles estão sujeitos a assalto. “É importante desocupar os espaços na Cinquentenário, isso vai diminuir as filas duplas. Antes não tinha quem aguentasse. O pessoal deixava a moto no fundo dos carros e apertava a vaga, então quando o motorista ia sair acabava derrubando a moto e o motociclista sempre queria estar certo” disse.
O secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, responsável pela implantação da medida, disse que as críticas já eram previstas, mas que a Prefeitura precisa iniciar a organização do trânsito. Segundo ele, “as pessoas estão visando interesses individuais, mas hoje já foi possível ver um fluxo melhor. Havia vagas disponíveis e vagas rotativas livres, como as de farmácias, coisa que não acontecia” destacou Clodovil. Para ele já no primeiro dia a coletividade prevaleceu.
________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Fotos: Wilson Oliveira e Gabriel de Oliveira.

1 resposta para “Prefeitura de Itabuna”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia