Cacauicultores baianos realizarão protesto contra importação de cacau
Os produtores de cacau do Sul da Bahia estão organizando um manifesto, com intuito de barrar as importações de cacau. Segundo informações, chegará à região uma nova carga com 5.000 (cinco mil) toneladas de cacau, no próximo dia 4 de março, originaria de Gana.
A intenção é unir as instituições representativas da cacauicultura, todos os produtores de cacau e a sociedade civil organizada, no próximo dia 5 de março, à partir das 9h, no Porto do Malhado em Ilhéus, em uma manifestação contra as importações de cacau, afim de, solicitar das autoridades competentes medidas emergenciais para controlar as entradas de cacau.
A Bahia, nesta última safra 2012/2013 fechou com aproximadamente 137 mil toneladas, um recorde de produtividade. No entanto, grande parte da produção ainda está armazenada em depósitos, porque as indústrias não estão comprando as amêndoas, gerando assim, deságio sobre o preço na Bolsa e preço baixo no mercado interno. Esta semana a arroba do produto tem sido comercializada no eixo Ilhéus-Itabuna a R$58,00–60,00.
Fonte: Mercado do Cacau
Pela importância do Complexo Intermodal (Porto Sul) para toda a região cacaueira, as entidades que irão protestar contra a importação de cacau, deveriam também articularem-se para a viabilização do projeto.
O combate as ONGS sabotadoras do projeto, deve ser ferrenho. Todos os canais de ação dessas entidades mercenárias, devem ser urgentemente fechados. São inimigas da região e devem ser tratadas como tal.
A alteração da logística portuária após a operação do Porto Sul,, irá influenciar de forma significativa as formas de escoamento da produção do cacau da região.
Existe uma falsa impressão de que o Porto servirá apenas para embarque de minério. –
Confiram materia sobre novos produtos alimenticios a base de mel de cacau. Pesquisa desenvolvida pela UESB (Itapetinga). disponivel no blog alimentos magistrais
http://alimentosmagistrais.blogspot.com.br/2013/03/cacau-novos-produtos-contendo-o-seu-mel.html