Faculdade de Ilhéus
Estudantes participam de mutirão no Alto do Amparo
Na tarde do último sábado, a organização não governamental Amparo Melhor, presidida por Sérgio Luiz Santos da Silva, realizou a sua primeira ação de 2013, no Alto do Amparo – onde está instalada. O evento contou com a participação de estudantes de Enfermagem, Nutrição e Direito da Faculdade de Ilhéus, acompanhados pela professora Stella Carilo, e de Enfermagem da Faculdade Madre Thaís, sob orientação da coordenadora Sonilda Mello, que também é diretora da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).
Segundo Sérgio Luiz, 316 famílias residem no Alto do Amparo, com uma média de cinco pessoas em cada casa. Ele declarou que a “proposta é trazer os serviços básicos das áreas de Saúde e Jurídica para mais perto da comunidade, pois as pessoas de idade mais avançada sofrem muito, tendo em vista o acesso local ser bastante íngreme. Se cada um contribuir com a sua parte, teremos um país melhor. Eu, por exemplo, sou estudante do Serviço Social e dou aulas de bateria, violão, xadrez e skimboard para a comunidade”, acrescentou.
Ele adiantou que já foi feito um diagnóstico da comunidade “e dentro desse plano, conseguimos detectar várias necessidades, como os serviços de Saúde, além de inúmeros casos de cidadãos que têm processos na Justiça sem andamento ou questões a resolver. Nesse sentido, estamos buscando os estudantes de Direito, que junto aos seus professores poderão dar uma orientação jurídica a essas pessoas.”
Os estudantes de Enfermagem das duas faculdades fizeram aferição de pressão e dosagem de glicemia capilar, além de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, com distribuição de folhetos educativos, e sobre o combate à dengue. O presidente da Ong Amparo Melhor informou que existem 16 pessoas que querem formalizar o casamento, mas não dispõem de recursos e ele pretende organizar um casamento comunitário no bairro.