PSICOMUNDO – PAZ PELA COMPREENSÃO – 38ª PARTE
O Brasil está vivendo um sonho do coração de Deus com a Jornada Mundial da Juventude! Tudo ficou delineado pela força da comunhão do amor pelo nosso ilustre e saudoso visitante “o Papa João Paulo II em l984. Abraçado pelos jovens naquela oportunidade o Papa sentiu que era um encontro de amor, sonhado por Deus!
As vozes desses predestinados precursores da boa nova e a força de esperança de dias melhores para todos nós estavam escritas nos anais da história com profunda necessidade de renovação. Afinal essas vozes precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi bem denominada a partir de l985, continuou mostrando ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e sempre a mostrar o rosto de Jesus Cristo em cada jovem do mundo inteiro, e damos graças aos bons irmãos de luzes que nos conduzem imensamente aos caminhos designados pela vontade de Deus, Nosso Pai.
Devemos refletir que os jovens são os verdadeiros protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Foi iniciada uma visão objetivada para o conhecimento da juventude de todo o mundo, na busca da mensagem de Cristo, porém, bastante significativo que através dessa Jornada Mundial da Juventude, toda a população mundial pudesse olhar com maior dignidade de filhos de Deus “O ROSTO JOVEM DE JESUS CRISTO SE MOSTRANDO AO MUNDO”!
Segundo os inúmeros noticiários dos veículos de comunicações do mundo inteiro, a JMJ já vem sendo realizada por vários países, sendo no ano de 1985 declarado pelas Nações Unidas “ano internacional da juventude”. A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. Tomamos conhecimento de que a última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.
Diante de grandes encontros internacionais de jovens no Vaticano e no mesmo ano, o Papa João Paulo II, anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. Foram inúmeros acontecimentos de altíssima relevância na esperança conquistar os corações e os mais puros sentimentos dos jovens e trazê-los para seguirem com maior atenção os caminhos e adquirir a trajetória da busca do amor a Jesus Cristo, nosso Mestre Maior. E uma visão muito triste são esses entes queridos por Deus, envolvidos em drogas e denegrindo as suas vidas e de seus familiares! Necessitam urgentemente de uma estrada que os tragam de volta às suas origens de pessoas criadas para viver e praticar o bem sem olhar a quem. Gostar da vida e sonhar com momentos paz e luz em suas caminhadas.
Foi relatado que “A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) – com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) – 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) – 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) – 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões”, e 2013, no Brasil, em nosso país que deve agora e sempre manter esse clima de esperança de “justiça social e humana de fato e de direito”!
Em todos os sentidos de respeito e honestidade, estamos a esperar que permaneçam traduzidos pela proteção de Deus, que todos entendam a razão dessa luta sem distinção de classe social, cor, riqueza ou credo, e os programas e os princípios das pessoas sejam voltados para a sobrevivência da vida humana, seja quem for e em qualquer lugar que esteja. Muito bonito e emocionante ouvir a palavra de Deus em todos os idiomas de criaturas do mundo inteiro, clamando e vibrando pelo amor de Deus em sua infinita bondade!
Precisamos crer que a fraternidade na diversidade sempre será possível, basta começar pela transformação de cada ser humano. Tem que existir um encontro de corações que crêem que sejam movidos pela mesma esperança de uma qualidade de vida melhor. Os exemplos de amor ao próximo e à igreja, atividades culturais que desenvolvam as mentes das pessoas de forma que possam analisar os lados positivos através da catequese, testemunhos honestos dos representantes das igrejas, porque a participação na Jornada requer um corpo preparado para peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um de nós.
Maravilhosos são os princípios humanos quando nos deparamos diante de uma ou inúmeras pessoas professando o amor e verdadeira paz absoluta do cristianismo, seguindo os mandamentos de Jesus Cristo. Sabemos perfeitamente que “DEUS”, em sua infinita sabedoria nos concede tanta e tamanha liberdade de pensar que nos facultando o direito até de negá-lo! Entretanto, na qualidade de Ser Supremo, criador de todas as coisas tão bonitas que surgem nos caminhos que passamos, Ele apenas nos observa e perdoa as nossas dificuldades de Amá-lo!
O mundo sempre foi um paraíso de encantos e desencantos, e a Glória de Deus nas alturas permeando as nossas alegrias e tristezas, nos oferece fórmulas para imaginarmos que sempre surge um novo amanhecer. Por isso quando paramos para dizer ou ouvir: “Gloria a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade, nada é mais significativo do que a realização dos planos e a vontade do nosso Pai Celestial.
O Papa Francisco, retornar para Roma, deixando plantadas no Brasil infinidades de sementes destinadas à criação de muitas árvores onde têm de florescer produzindo frutos bons! Essa chama precisa ser mantida nos corações da nossa juventude e refletida na experiência dos adultos sobre a honestidade da real afetividade de amor ao próximo, erradicando a ganância, a vaidade, exterminar a falsidade ideológica criada por sentimentos alheios à vontade de Jesus Cristo, e eximindo de cada cidadão a qualidade de criatura indecisa e individualista que apenas pensa em seu próprio benefício.
Eduardo Afonso – (73) 8844-9147 / (73) 9154-6888 – Ilhéus-Bahia
Para ler a 37ª PARTE clique AQUI.