Veículo Cel da Bahia (UESC) – 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética
Por Gilcelli de Oliveira
(Link para as fotos no final)
Assim foi a participação do Cel da Bahia, veículo elétrico da equipe de engenharia da UESC, que competiu na 10ª Maratona Universitária da Eficiência Energética no Kartódromo Ayrton Senna em Interlagos-SP, nos dias 26 a 30 de agosto de 2013.
Interlagos abrigou simultaneamente a décima etapa da Maratona da Eficiência Energética e a etapa brasileira do Mundial de Endurance da FIA, 6horas de São Paulo (Le Mans), tudo isto no Autódromo de Interlagos. A Maratona, competição de nível universitário, foi realizada no Kartódromo Airton Senna e contribuiu substancialmente para o aprendizado e intercâmbio de alunos de engenharia de diversas instituições brasileiras, além de abrir portas para a participação nos campeonatos mundiais para os vencedores.
A competição consistiu em propor e construir um veículo protótipo mono posto (que abriga apenas uma pessoa) a combustão ou elétrico, dependendo da categoria, segundo conceitos sustentáveis e que fosse muito eficiente do ponto de vista energético. Ou seja, depois de pronto, este mono posto deveria percorrer uma determinada distância com o menor consumo de energia.
Apesar dos imprevistos e da falta de apoio em geral, a equipe Cel do Bahia contou apenas com o patrocínio dos Centros Acadêmicos de Engenharias Química, Elétrica, Civil e Mecânica da UESC, usou recursos próprios de alunos, do professor Leonardo Iusuti de Medeiros e esposa; patrocínio do Colégio e Curso Galileu e da Beira Rio Bike e, a importante divulgação de nossa participação no evento através do site www.R2cpress.com.br do jornalista Roberto Rabat; também, a torcida calorosa dos colegas e amigos de Ilhéus, a todos igualmente nossa equipe de Engenharia Mecânica da UESC agradece penhoradamente pelo incentivo.
Infelizmente nós não pudemos brilhar no pódio, porém, a turma de engenharia da UESC conseguiu estar presente nessa importante maratona universitária, participar das etapas classificatórias e ainda ficar em 17º lugar na modalidade carro elétrico, à frente da UNICAMP e da Unifei e de outras 5 equipes que foram desclassificadas pelos rigores da inspeção técnica e de segurança. Para muitos, isto pode não representar muita coisa, mas considerando as dificuldades enfrentadas desde o planejamento, construção do veículo com poucos recursos financeiros, cortes no projeto, da expectativa da viagem e hospedagem, nós consideramos que nos saímos vitoriosos porque o grande prêmio foi a experiência de competirmos com as renomadas universidades e escolas superiores de engenharia do Sudeste e Sul do país, dotadas de centros tecnológicos avançados e incentivos financeiros privados.
Dentre as inúmeras histórias e experiências que foi possível absorvermos neste período de maratona, além de fazermos novas amizades, aprender e enriquecermos o conhecimento com novos conceitos de engenharia fora da sala de aula, a mais gratificante foi poder fazer parte da vitória da equipe campeã EESC – Mileage, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Ela dividiu o boxe com o CEL da Bahia. O seu carro 57, Faísca II, que completou oito voltas (6,4 km) na pista consumindo apenas 42.492 joules, o equivalente a um banho de chuveiro (no inverno) de menos de 10 segundos foi o grande campeão da categoria elétrico.
Apesar de tanto esforço, em menos de dois meses o nosso carro não pode ficar pronto antes de viajarmos. Só pudemos terminá-lo lá nos boxes, virando noites seguidas de trabalho e outras ficando até um pouco mais tarde para concluir a montagem do veículo e colocá-lo para funcionar a tempo, antes da inspeção. Conseguimos ajustar o carro na quinta à noite. Passamos pela vistoria com a ajuda de muitas equipes experientes, que nos instruíram e deram dicas a respeito dos critérios de inspeção dos engenheiros da FIA, que são rigorosíssimos em suas avaliações. Como não tivemos tempo para testar o carro na pista antes da prova, para avaliar seu desempenho, ao contrário de outras equipes que conceberam seus caros e os testaram em seus laboratórios e Interlagos, decidimos tomar a competição como experiência para a 11ª etapa da maratona da eficiência energética programada para 2014, absorvendo o máximo de conhecimento possível.
A nossa equipe foi pequena e não havia chances de resultados milagrosos apesar de todo o nosso empenho. Tivemos que dividir o boxe com duas outras equipes, a FAHOR de Horizontina (combustão) e a Mileage de São Carlos (elétrico). Depois de muitos testes no fantástico veiculo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP – Mileage – Elétrico, sua bateria de fabricação alemã pifou. Aparentemente seu conserto era quase que impossível, para desespero de seus engenheiros. Como nós estávamos presentes e sabíamos que nossas chances eram remotas, nos dispusemos a ajudar no conserto do carro deles. Três horas de trabalho em parceria, desmontamos e consertamos sua bateria, ela ficou totalmente recuperada! A Mileage finalmente pode competir na sexta feira junto com o CEL da Bahia, após nos ajudar com o material que faltava no nosso carro para passarmos na vistoria e competir com segurança. O fato nos emocionou quando a Mileage sagrou-se campeã na categoria Veículo Elétrico e recebeu o troféu das mãos de Emerson Fittipaldi. No seu discurso de vitória, quando nos citou como grande parceira e, nos agradecimentos, disse: “obrigado à galera da Bahia, que sem vocês tanto esforço seria nulo”, além de nos convidar para uma futura visitação ao centro tecnológico da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC para conhecermos mais sobre a modalidade Carro elétrico.
Com isso, aprendemos que numa competição desse nível também é possível saber ajudar, ainda que sejam equipes adversárias. A solidariedade deve manter-se sempre presente em qualquer circunstancia quebrando as fronteiras do conhecimento e das desigualdades sociais e financeiras de nossas regiões do país. Fazer parte de uma equipe, na qual podemos aprender a conviver, respeitar as diferenças e expor nossos pontos de vista, com isto ganhamos experiência, sabemos o que precisamos para o ano que vem, estamos mais motivados com o nosso curso de engenharia mecânica da UESC e estivemos mais próximos do que seremos no futuro, ENGENHEIROS. Nossa trajetória é assim, um dia de aprendizado, outro de vitória, outro de sucesso. Em alguns aspectos não fomos competidores muito fortes, mas ano que vem daremos mais trabalho! Confirmamos que nosso nível intelectual não é inferior aos dos alunos de Universidades da região Sul e Sudeste do país, porém só precisamos de oportunidades e investimentos para pôr em prática nossa capacidade de tornar esse NE vitorioso, contudo, pelas mãos de seus filhos engenheiros.
Agradecemos a todos os que acreditaram na equipe CEL da Bahia e esperamos de coração que a fé e o apoio financeiro tendam a crescer para a próxima maratona universitária.
Veja fotos clicando AQUI e depois na SETA para AVANÇAR.
Muito bem filhinha! É assim que vocês devem conduzir seus estudos, pensando no futuro. Pode contar com o “PAITROCÍNIO” sempre que for necessário.
Parabéns para toda equipe CEL da Bahia, ao Engº José João que ví bebezinho e hoje lidera uma equipe de nível, todos vocês foram fantásticos!
Estamos orgulhosos de você, parabens a toda sua equipe… a vida é assim, sem luta nao há vitória.
Que venha 2014 !!!
Parabens!!O Brasil cresce com jovens assim!!