Agricultores familiares de Ilhéus, no Litoral Sul do Estado, garantem a venda de seus produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Programa, do Governo Federal, proporciona aos agricultores familiares o planejamento de forma coletiva e a comercialização de seus produtos isentos de licitação, e com preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.

Os trabalhos contam com o apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que através do escritório local de Ilhéus, presta assistência técnica a Associação de Desenvolvimento dos Produtores e Trabalhadores Rurais de Olivença, inserida no Programa como fornecedores, por um ano.

O técnico da EBDA, Welton Clarindo, explica que o PAA é uma Política Pública que vem favorecendo o agricultor familiar na sua autonomia. “Com esse Programa é possível gerar emprego e renda para as famílias, assegurar alimentação saudável e diminuir o êxodo rural”, disse o técnico.

A EBDA emitiu, para a associação, as Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), de pessoas física e jurídica, e realiza semanalmente o parecer quantitativo de produtos e entregas – que são enviados à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo execução do programa. Também apoiou na elaboração do Projeto da Associação de Olivença, e é a responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) às famílias contempladas.

Abacate, abacaxi, abóbora, banana, batata doce, coco verde, mamão, limão, maracujá, pepino, pimentão, quiabo, acerola, melancia, aipim e maxixe são produtos que os agricultores fornecem para o PAA, no município. Recebem os frutos, instituições sociais de cunho educativo, religioso e de acolhimento, que contribuam para a saúde e bem estar dos atendidos, como a Diocese de Ilhéus e a Associação Beneficente Comunitária de Moradores da Vila Freitas.

O agricultor familiar Fredson Carvalho, morador da comunidade da Ribeira, está entregando seus produtos para o Programa pela segunda vez. “É uma satisfação estar participando desse programa; temos a garantia de recebimento do valor justo dos nossos produtos, e estamos planejando a nossa produção de forma coletiva e organizada”, comentou Carvalho.

Atualmente a Associação de Desenvolvimento dos Produtores e Trabalhadores Rurais de Olivença possui 30 agricultores associados, distribuindo 3.600kg de produtos agrícolas, por semana.