Moradores da comunidade de Couto aproveitaram para atualizar dados cadastrais em programas governamentais, obter informações sobre benefícios sociais e fazer consultas médicas, além de usufruir de outros serviços de saúde e até de cortes de cabelo.

Mutirão da Cidadania no Couto - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 17.10.13.

Mutirão da Cidadania no Couto – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 17.10.13.

Cerca de 200 pessoas compareceram ao Mutirão da Cidadania, realizado na Escola Nucleada de Couto, nesta quinta-feira, dia 17. Os moradores da comunidade aproveitaram o oferecimento de serviços públicos para atualizar dados cadastrais em programas governamentais, obter informações sobre benefícios sociais e fazer consultas médicas, bem como tiveram acesso avacinação, aferição de pressão arterial, medição da glicemia, a orientações nutricionais, tratamento odontológico e muita gente aproveitou também para aparar os cabelos. Nesta sexta-feira, dia 18, a atividade ocorre na Escola Nucleada do Bairro de Santo Antônio.

O mutirão é promovido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Social (SDS). Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Jabes Ribeiro foi conferir o andamento das atividades na comunidade de Couto e gostou muito do que presenciou. “Quando levamos os serviços para os bairros e comunidades, estamos promovendo mais dinâmica no município, democratização do acesso a serviços essências e criamos um sentimento de pertença nos cidadãos, que eleva a sua autoestima e seu orgulho pela cidade”, destacou o prefeito.

Dona Jucileide dos Santos Santana, por exemplo, levou sua filha, Receba, de 5 anos, para fazer limpeza dentária, e caçula, Gabriel, ao pediatra. “É bom ter esses serviços aqui na comunidade, muitas vezes a gente não pode ir à rua aí a gente aproveita o mutirão para fazer várias coisas”, ressaltou dona Jucileide, enquanto esperava seu marido, Ademário Anunciação Santana, que estava fazendo uma consulta médica. Ela acrescentou que aproveitou a ocasião para atualizar seus dados junto ao programa Bolsa Família.

Segundo a diretora do Departamento da Atenção Básica, Bárbara Christian, no mutirão do Couto foram distribuídas 95 fichas para atendimentos médicos. “Após o atendimento, o cidadão é encaminhado à unidade de saúde mais próxima de sua residência, para dar continuidade ao tratamento, bem como receber os medicamentos”, explicou. Barbara ainda destacou que, durante as consultas, os médicos ensinam às mulheres a fazer autoexame para identificação de sintomas do câncer de mama e falam sobre a importância do preventivo.

Os moradores de Couto também puderam realizar cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, e tiveram atendimento do CrediBahia. Ainda efetuaram matrículas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigos Peti e Projovem) e tiraram dúvidas sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e sobre os programas de habitação e dos procedimentos para obter a Carteira do Idoso.

Outros serviços oferecidos à população foram de corte de cabelo, informações sobre serviços do SAC, como Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para a notificação de denúncias. Também foram distribuídos lanches para todos, balas e brinquedos artesanais para as crianças.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro