I Congresso do Rito Brasileiro
O Congresso Regional do Rito Brasileiro será o principal evento de nosso Rito na região sudoeste da Bahia. Ele será realizado anualmente pelas Lojas Maçônicas do Rito Brasileiro de Vitória da Conquista, e acontecerá sempre no mês de dezembro, organizado pela diretoria do Sublime Capítulo Rosa Cruz Luz e Sabedoria. Em 2013, teremos nosso 1º Congresso Regional, realizado em Vitória da Conquista – BA em comemoração a 25 anos de fundação do rito na cidade. O evento terá como temas: Educação, Segurança e Política. A organização do Congresso fixou limite de 200 inscrições, o evento será gratuito e aberto para toda a comunidade de Vitória da Conquista.
A Maçonaria
A Maçonaria é uma Instituição patriótica, que sempre se preocupou com as questões políticas e sociais, tendo sido precursora dos grandes levantes mundiais em defesa dos cidadãos, e nas Américas foi participante ativa dos movimentos de independência dos países, como a Inconfidência Mineira, Independência do Brasil, Independência dos Estados Unidos da América, dentre outros.
A Maçonaria é progressista e tem por fundamentos básicos a busca do aperfeiçoamento de seus membros, para que eles, aperfeiçoados, possam servir à coletividade onde estejam inseridos. A busca incessante da valorização dos indivíduos pela absoluta observância das normas de conduta moral e ética no trato das várias situações que a vida se lhes oferece, além do enaltecimento do patriotismo e dos fundamentos que no curso da história construíram as virtudes, garantiram à nossa Instituição o reconhecimento das sociedades e das nações.
Hoje, a Maçonaria encontra-se inserida no contexto social e político da Nação Brasileira, atuando como colaboradora e parceira dos Poderes Constituídos. A maçonaria conquistense tem tomado posição clara e definida no contexto social e político, da mesma forma que tem promovido parcerias com o setor público em defesa da sociedade, executando vários projetos em defesa da cidadania.
Tema: Segurança, Educação e Política.
Local:
Plenária Carmem Lúcia – Câmara Municipal de Vitória da Conquista
Público Alvo:
Família maçônica e toda comunidade conquistense.
Estimativa:
250 pessoas inscritas
Divulgação
· Material Gráfico – (Panfleto, folder, Cartaz)
· Rádio – Resenha Geral (Rádio Club) , Conquista de Todos (Band FM), Paulo Nunes (Melodia FM), Rádio Brasil (Brasil FM)
· Televisão – TV Sudoeste
· Internet – Blogs da Região, e mail, Redes Sociais
Objetivos:
Como resultado, será gerado um documento formal de referência, contendo a síntese do evento, com recomendações para implantação de políticas públicas na região sudoeste. O documento vai ser disponibilizado ao Governo Municipal, estadual e Federal com o objetivo de oferecer sugestões de intervenções nas referidas temáticas.
Realização:
Sublime Capítulo Rosa Cruz Luz e Sabedoria, Loja Maçônica Luz e Sabedoria e Loja Maçônica Filadélfia.
Programação:
Quinta-Feira
Credenciamento – 18:00 horas
Mesa de Abertura – 20:00 horas
Mensagem do Soberano Primaz do Rito Brasileiro – Nei Inocêncio
Conferência – Educação Pública
Composição da Mesa:
· Ricardo Marques Santos – Secretário Municipal de Educação
· José Luiz Rech – Vice-Reitor da UESB
· Deputado Federal Waldenor Pereira – Membro Titular da Comissão de Educação da Câmara Federal.
Coquetel – 22:00 horas
Sexta-Feira
20:00 horas
Conferência – Tema: Segurança Pública
Composição da Mesa:
· Grão Mestre Silvio Cardim – Delegado da Policia Federal (Aposentado)
· Coronel PM Esmeraldino Correia – Ex- Comandante Geral da PM/BA
· Joir Sala –Presidente do Conselho Comunitário de Segurança
· Luiz Henrique de Paula – Delegado DEAM
Sábado
09:00 horas
Curso de Orientação Ritualística – Grande Oriente do Brasil
Encerramento
—
GOEB
http://www.goeb.com.br/noticias.php?id=473



























































