Audiência Pública_12 12 2013_by Daniel Thame

Audiência Pública_12 12 2013_by Daniel Thame

O projeto do Porto Sul está sendo apresentado em audiência pública que acontece nesta quinta-feira (12), no Centro de Convenções de Ilhéus. Durante a audiência, que reune cerca de 1500 pessoas, os avanços feitos no projeto são mostrados e debatidos com população. Técnicos e representantes do Governo da Bahia apresentaram e discutiram os relatórios complementares, o caderno de resposta aos questionamentos prévios e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do empreendimento portuário para total compreensão do projeto pelos moradores da região.

Nesta quinta-feira a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou em despachos publicados do Diário Oficial da União (DOU) as outorgas para construção dos dois novos terminais que integram o Porto Sul. Com isso, o Governo da Bahia e a Bahia Mineração poderão prosseguir no processo para construção dos terminais de uso privativo do maior empreendimento portuário do Nordeste brasileiro com investimentos de R$ 5,6 bilhões.

Audiência Pública do Porto esclarece projeto à população
Centro de Convenções_Ilhéus.

Centro de Convenções_Ilhéus.

Após a apresentação do relatório de impacto ambiental e do projeto do Porto Sul, a audiência pública do Governo da Bahia e do Ibama, que acontece no Centro de Convenções de Ilhéus, entra na fase dos questionamentos por parte dos presentes ao encontro.

Todas as pessoas que se inscreveram terão direito a fazer perguntas e sugestões, que serão esclarecidas pelos técnicos responsáveis pelo empreendimento.

Apesar de alguns protestos contrários, a maioria dos presentes se mostra favorável ao Porto Sul. O clima é de tranquilidade no Centro de Convenções. Nesta sexta-feira (13) a audiência pública acontece na Vila Olimpica de Itabuna.


Daniel Thame