Uma nova tecnologia está ajudando os técnicos e gestores da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, a acompanhar em tempo real os projetos da empresa. Trata-se do Simp – Sistema de Monitoramento de Processos. A nova ferramenta – que começou a operar nesta semana – reúne em um mesmo ambiente virtual informações sobre todas as ações da empresa.

“Um dashboard (painel eletrônico) exibe em tempo real para os gestores os andamentos dos processos, de forma integrada e unificada, incluindo protocolos, contratos, convênios e ações como o projeto Renovar ou serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto. “Isto permite uma gestão mais eficiente e auxilia na tomada de decisões. A tecnologia estava no nosso planejamento para 2013 e estamos cumprindo com este compromisso”, complementa.

De acordo com o presidente, o sistema – atualizado constantemente pelos diferentes setores e escritórios da empresa espalhados pelo estado – permitirá auscultar as necessidades de pescadores, produtores, aquicultores e marisqueiras em tempo real. “Assim, poderemos identificar os problemas e agir de imediato para solucioná-los. Em breve as cooperativas e associações de pescadores também poderão alimentar o Simp, com a intermediação de nossos técnicos, nos ajudando com os processos decisórios. Poderemos identificar, por exemplo, em que região do estado há uma carência de embarcações ou petrechos de pesca”, diz.

O Sistema também permite avaliações compartimentalizadas das ações da empresa e das demandas locais, detalhando as atividades realizadas nos 27 territórios de identidade do estado. “Vamos acompanhar em tempo real a produção de cada região e identificar possíveis gargalos na cadeia produtiva”, conta Cássio.

Assessoria de Imprensa 
Secretaria da Agricultura,Pecuária, Irrigação,Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri)