O kit completo compreende sunga, camiseta, camisa longa, calça comprida, boné, apito, pocket mask e nadadeiras, discrimina. Também estão inclusas no pacote as bandeiras de sinalização que serão utilizadas pelos 34 postos de observação existentes no município.

Entrega simbólica  de equipamentos de proteção ao corpo de Salva Vidas-Foto Alfredo Filho-Secom.

Entrega simbólica de equipamentos de proteção ao corpo de Salva Vidas-Foto Alfredo Filho-Secom.

O prefeito Jabes Ribeiro fez na manhã desta quarta-feira, dia 8, a entrega simbólica do fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI) a representantes do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus. Realizado no salão nobre do Palácio Paranaguá, o ato contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio (Sedic), Carlos Machado (Cacá), os secretários de Administração (Sead), Ricardo Machado, e de Comunicação Social (Secom), Paixão Barbosa, o chefe do Corpo de Salva Vidas, Alexandre Mendonça, e o presidente da Associação dos Salva-Vidas do Município, Joaques Silva.

Na oportunidade, o chefe do Executivo ilheense garantiu que, mesmo com todas as dificuldades, ele e sua equipe seguem trabalhando para reorganizar o município. “Este material, que inclui o fardamento e os chamados equipamentos de proteção individual, será fundamental para melhorar a qualidade do trabalho dos nossos salva-vidas, ampliando, por via de consequência, a segurança e a tranquilidade dos ilheenses e turistas nas praias da cidade”, comentou.

Por sua vez, o secretário de Administração, Ricardo Machado, reiterou que o governo municipal continuará envidando esforços para valorizar ainda mais a categoria na tentativa de seguir aperfeiçoando a prestação dos serviços. “Além de cursos periódicos de capacitação, também temos como meta a execução de projetos importantes, como aquele que disponibiliza motos aquáticas, equipamentos popularmente conhecidos como Jet Skys”, acrescentou.

O chefe do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus, Alexandre Mendonça, informou que até esta sexta-feira, dia 10, todo o material estará na corporação. “O kit completo, que será entregue a cada um dos nossos 90 salva-vidas, compreende sunga, camiseta, camisa longa, calça comprida, boné, apito, pocket mask e nadadeiras”, discrimina, acrescentando que o pacote também inclui as bandeiras de sinalização que serão utilizadas pelos 34 postos de observação existentes no município. Alexandre Mendonça ressalta ainda que, além de outros benefícios, os salva-vidas da Prefeitura de Ilhéus também têm direito ao auxílio-proteção. “Isso implica no recebimento mensal de R$ 136, 60, o que equivale a 20% do salário mínimo atual, para a compra de protetor solar”, diz.

EPIs – Após agradecer ao prefeito Jabes Ribeiro pelo empenho em melhorar as condições de trabalho da corporação, o presidente da Associação dos Salva-Vidas de Ilhéus, Joaques Silva, elogiou a aquisição do material, destacando, em seguida, que o fardamento será decisivo para auxiliar o processo de visualização dos salva-vidas pelos banhistas. “Além disso, é fundamental salientar a importância dos EPIs para a nossa segurança, o que tornará a prestação dos serviços mais tranqüila e harmoniosa”, enfatizou. Segundo ele, as nadadeiras (pés de pato) permitirão um melhor deslocamento na água, as bandeiras de sinalização serão fundamentais para os alertas de banho livre, atenção e banho proibido, e as pocket masks terão um papel decisivo para a execução de reanimações sem o contato boca a boca, realidade que diminuirá de forma significativa o risco de contágio de doenças, como a hepatite.

Durante a solenidade, Alexandre Mendonça lembrou que, com a chegada da alta estação, a atuação do Corpo de Salva-Vidas foi ampliada. “O nosso efetivo, que cobre uma área de 65 quilômetros, indo de Mamoan até Águas de Olivença, passou a atuar todos os dias, dividido em duas equipes: uma das 8 às 14 e outra das 12 às 18 horas”, informa, esclarecendo que o sistema de seis dias e uma folga semanal é alimentado pelo pagamento de horas extras.

Cuidados – No verão, reforçam os especialistas, é importante observar alguns cuidados básicos com a saúde para evitar possíveis problemas que se intensificam com a exposição excessiva ao sol, como a desidratação e o câncer de pele. Segundo eles, é preciso usar diariamente o filtro solar e a reaplicação a cada hora; beber bastante líquido, pois a pele desidrata no verão; evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes e durante o banho.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)