A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) continua oferecendo ao público uma programação diversificada ao longo da semana. Às 19 horas desta quarta-feira (15) tem Cine Incidental, em frente ao espaço cultural montado na Avenida Soares Lopes. O espetáculo Casa de Farinha estará em cartaz na Quinta da Dança e a ópera afro-rock 1789, na Sexta do Teatro. No Sábado Sim Verão do dia 18, shows das bandas Exterminator e Kerberus. As atrações começam às 20 horas, com entradas a R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e sócios do Cartão TPI, programa de fidelidade da Tenda.
No Cine Incidental, que integra a Quarta do Cinema , os músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa executam ao vivo efeitos e trilha sonora de filmes mudos de Charles Chaplin. Amanhã, será projetado o curta-metragem Dia de Pagamento, que mostra as confusões do Carlitos ao se dividir entre a vida de pedreiro e seu casamento. A apresentação será gratuita.
Em Casa de Farinha, a Cia. de Dança Sôanne Marry e o Ballet Folclórico IFBA campus Ilhéus mostram o lado alegre dos escravos, apesar das amarguras do cativeiro. Com dança, música, teatro e poesia, são traduzidos sentimentos e sensações. A montagem é inspirada nos livros Farinha, Madeiras e Cabotagem: a capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do historiador Marcelo Henrique Dias, e Tambores de Angola, de Robson Pinheiro. A direção é de Sôanne Marry.
A ópera afro-rock do Teatro Popular de Ilhéus 1789 é baseada no fato histórico que aconteceu em Ilhéus, no final do século XVIII. Entre 1789 e 1791, os escravos do Engenho de Santana paralisaram suas atividades e redigiram uma carta reivindicando melhores condições de trabalho. Escrito e dirigido por Romualdo Lisboa, o espetáculo dá saltos no tempo e espaço, combinando teatro, música, dança e audiovisual.
O Sábado Sim Verão é fruto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus e o Coletivo Chocolate Groove. A cada semana, duas bandas independentes da região se revezam no palco, trazendo diferentes gêneros musicais. Os próximos shows são de Dr.Imbira e Mendigos Blues, no dia 25. A classificação indicativa é 14 anos.
E quem estiver interessado nos cursos e oficinas, as inscrições para as turmas do primeiro semestre ainda estão abertas. Há vagas para aulas de bateria e percussão, dança aérea e acrobacia em tecido, violão e guitarra e capoeira. Mais informações pelo telefone (73) 4102-0580 ou no blog teatropopulardeilheus.blogspot.com.br.