A previsão é que as UBS sejam entregues à população dos bairros da Conquista, do Iguape e do São Miguel ainda neste semestre.

O secretário de Saúde, Antonio Ocké, visitou, na tarde desta terça-feira, dia 14, o andamento das obras - Foto Alfredo Filho.

O secretário de Saúde, Antonio Ocké, visitou, na tarde desta terça-feira, dia 14, o andamento das obras – Foto Alfredo Filho.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), já iniciou a construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que vão atender os moradores dos bairros da Conquista (ao lado da Policlínica Halil Medauar), do Iguape e São Miguel (ao lado do campo de futebol). A previsão é os espaços sejam entregues à população neste semestre.

O secretário de Saúde, Antonio Ocké, visitou, na tarde desta terça-feira, dia 14, o andamento das obras, e informou que mais cinco localidades também serão beneficiadas com a construção de novas unidades de saúde: da Avenida Roberto Santos (Esperança), da vila de São José e dos bairros Teotônio Vilela, Olivença e Banco da Vitória. Ele destaca que essas obras são resultado de um convênio assinado pelo prefeito Jabes Ribeiro com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde.

“A proposta é possibilitar a oferta de postos de atendimento em saúde qualificados e uma das estratégias é estruturar a rede de atenção básica, conforme as novas exigências do governo federal”, ressaltou o secretário. Segundo disse, “todas as obras estão licitadas e as próximas devem ser iniciadas em cerca de 90 dias. A construção das UBS é em terreno próprio. A proposta da atual gestão é acabar com aluguéis de imóveis onde funcionam os postos de saúde”, observou.

Repasse da verba – Segundo o Ministério da Saúde, o repasse do dinheiro para as obras é feito pelo governo federal, à Secretaria de Saúde de Ilhéus, em parcelas. A primeira corresponde a 10% do valor total; a segunda, a 65%; e a terceira, a 25%. As últimas delas são liberadas após comprovar o andamento dos serviços pelos gestores do Sistema Único de Saúde (Sus). Toda a verba é transferida diretamente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, as UBS são locais onde a população pode receber atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.


Secretaria de Comunicação (Secom)