WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


janeiro 2014
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  








TRAGÉDIA ANUNCIADA

Juventino Ribeiro*

Transcrevo, a seguir, um AVISO PARA OS BAIANOS, com veiculação na net atribuída a um grupo de catarinenses, da cidade de Brusque, revoltados com o comportamento de alguns baianos da região cacaueira que para lá migraram e levaram os maus hábitos aqui cultivados. Lá estão prestes a enfrentar a ira dos brusquenses, inconformados com seus desvarios.

Por ilação com o que ocorre em Ilhéus e cidades vizinhas, acho que os catarinenses têm razão. Mequetrefes desordeiros, embriagados, desfilam em carros equipados com potentes sistemas a ouvir sons barulhentos, de gosto duvidoso e de duplo sentido, em altos decibéis. Acharam que por lá poderiam proceder impunemente como faziam por aqui.

Mormente compostos por descendentes de imigrantes alemães, poloneses e italianos, a maioria dos brusquenses são laboriosos, empreendedores sérios, às vezes espartanos e tradicionais no cumprimento das leis. Talvez tenham sido expostos à raia de ataques de nervos, pela transgressão de seu sagrado e constitucional direito de ir e vir e ao merecido sossego.

AVISO AOS BAIANOS [sic]

Nossa Brusque deixou de ser uma cidade boa para viver. Nos últimos cinco anos foi invadida por imigrantes de outros estados, principalmente da Bahia, das cidades de Itabuna, Ilhéus e Buerarema, etc.

Sabemos que todos tem o direito de ir e vir, em busca de uma vida melhor, mas sabemos também que quem chega numa nova cidade deve respeitar os costumes e estilo de vida do povo local. Os mais sensatos respeitam e são bem sucedidos em tudo, podem estudar, fazer curso técnico do SENAI e conseguem bons empregos e, assim agindo, conquistam amizades. Afinal TODOS PRECISAM DE AMIGOS.

Infelizmente junto com os bons, vêm também os ruins (não civilizados, ignorantes mesmo), que são a maioria e estão incomodando a vida dos moradores locais, fazendo um INFERNO, como ouvir música (?) em alto volume tanto nos carros, como em casa mesmo e em qualquer hora, falam muito alto e os vizinhos são obrigados a suportar isso. Se alguém reclama, eles ficam bravos; se alguém chama a polícia, ao verem a viatura da PM, baixam o som e se comportam como gente civilizada, mas quando a PM vai embora, voltam a fazer bagunça.

Brusque é uma cidade de gente ordeira, trabalhadeira e honesta e NÃO MERECEMOS ISSO. Em Muitos casos em que foram registrados BO (boletim de ocorrência), não deu em nada. Então vamos fazer justiça com nossas mãos. ESTAMOS CANSADOS E REVOLTADOS.

Desde o mês de março deste ano (2013) formamos um grupo com 28 pessoas. Somos cidadãos trabalhadores honestos e honrados. Estamos bem preparados. Resolvemos dar um BASTA nessa situação. Nosso grupo é discreto e bem estruturado. Estamos publicando este AVISO, para depois não reclamarem do pior que vai acontecer. Estamos dando uma chance de mudarem de comportamento.

Trata-se, como se vê, de uma possível tragédia anunciada, que possibilita inimagináveis consequências. Ninguém merece ser submetido ao vexame de ouvir o som de que não gosta, principalmente quando atrapalha o sossego dos lares, expondo inocentes crianças a ouvirem verdadeiros impropérios contidos nas letras de tais canções (canções?).

Em comunicado, o comandante da PM local afirmou que as autoridades estão a investigar a origem de tal mensagem e que os autores responderão por atos de xenofobia, discriminação e outros previstos em lei. Afirmou, ainda, que já foram identificados 34 automóveis e 22 motos que promovem barulho e que devidas providências estão a ser tomadas para punir os irresponsáveis.

A complacência da PM e demais autoridades com tais desmandos foi a causa da atitude radical dos brusquenses, pois houve denúncias à PM e registro de boletim de ocorrência. Muitas tragédias podem ser evitadas se encarregados de manter a ordem pública forem mais proativos e anteciparem ações para coibir ações de baderneiros.

O autor é contador em Ilhéus-BA.

1 resposta para “TRAGÉDIA ANUNCIADA”

  • Anônimo says:

    É isso mesmo, a maioria dos baianos acha que pode tudo, pode ouvir som nas alturas a qualquer hora, podem estacionar carro em cima da calçada (Até a policia militar aqui faz isso, tenho provas, coloca o lixo na porta depois que a coleta passa (Colaboradores municipais e estaduais fazem isso, posso provar porque meus vizinhos fazem, um trabalha na prefeitura e gente próxima do prefeito, ou é PM) e por ai vai, ai querem fazer em outro estado o que fazem aqui, desce o pau, bota pra correr.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia