O PALHAÇO PICOLINO (Desconheço a autoria da foto).

O PALHAÇO PICOLINO (Desconheço a autoria da foto).

CIRCO NERINO

 Existe passagens em nossa infância que nunca esquecemos, uma delas tenho em mente o Circo Nerino, que certa vez esteve em nossa cidade e foi armado na Suburbana, exatamente onde esta construída a sede do SAC e o Mercado de Artesanato, onde também foram armados outros circos e parques de diversões que alegravam aqueles bons tempos que não voltam mais.

O circo Nerino foi um circo muito especial para mim, pois suas atrações a exemplo do palhaço Picolino, fizeram dar muitas gargalhadas. Os artistas que faziam as acrobacias deixavam a todos com os olhos bem abertos, torcendo para que tudo desse certo, principalmente os trapezistas que arriscavam suas vidas naquelas cordas lá nas alturas. Tinha também o globo da morte comandado Capitão Tony com   aquelas motocicletas possante que desafiavam o tempo e o espaço.

Contudo o que mais me emocionava era a parte teatral que se chamava de drama, cada dia era apresentado um historia emocionante, como foi o tema da historia de Marcelino Pão e Vinho. Pra quem não conhece a historia de um menino órfão, que aos quatro meses, foi deixado na porta de um convento franciscano  e acaba sendo criado pelos frades que ali viviam. A curiosidade do garoto fez com que ele descobriu um sótão do convento e subiu até descobrir uma sala proibida. Lá ele encontra uma imagem de Cristo crucificado e logo o garoto faz amizade com Jesus a quem todos os dias leva um pedaço de pão e uma taça de vinho. Seu maior desejo era que seu amigo decesse da Cruz. Certo dia ele fez um pedido com muita fé e consegue que seu amigo desça da cruz e fala com ele que gostaria de ver sua mãezinha.  Certa noite Marcelino sonhou que voava a caminho do céu e que finalmente encontrava sua mãezinha…   

Essa lembrança me faz refletir sobre as crianças que sonham em ter uma família abençoada e feliz.

 

Luiz Castro

Bacharel Administração de Empresa – Aposentado