:: 11/maio/2014 . 21:07
Luiz Castro em: DECOLORES
ILHÉUS ONTEM X HOJE
Estamos próximos ao aniversário da nossa cidade e fico a fazer comparações entre a Ilhéus de ontem e de hoje. No livro do historiador José Nazal focaliza essa duas vertentes e observamos como era linda a nossa cidade. Lembro que as ruas eram bem cuidadas e limpas, os passeios eram alinhados onde os transeuntes caminhavam tranquilamente. As praças eram arborizadas, floridas e conservadas, parecia até que estávamos numa metrópole. Ilhéus inclusive já foi considerada a Princesinha do Sul devido sua beleza natural e sua forma aristocrática. Os Intendentes e Prefeitos daquela época projetaram a nossa cidade visando o futuro, por isso é que construíram prédios e colégios que ate hoje servem a comunidade a exemplo da Associação Comercial no intuito de impulsionar o comércio e indústrias locais; O Palácio Paranaguá com o objetivo de ser a sede do governo; Os colégios: IME – Centro, PIEDADE , CEAMEV), GENERAL OSORIO, AFONSO DE CARVALHO, RUI BARBOSA e ESTADUAL, foram construídos no sentido de incrementar a educação e a cultura na cidade e a região cacaueira.
Lembramos da Cruzada Bem pelo Bem que criada para fomentar as artes domesticas de corte e costura de mães pobres. A União Protetora dos Artistas e Operários de Ilhéus, criada no sentido de ser ponto de encontro das classes trabalhadoras em geral. Os Clubes: Social de Ilhéus, Comerciários, Bancários e Pontal, Teatro Municipal e Cines Social, Santa Clara, Brasil e Conquista opções para o entretenimento das famílias. O Estádio Municipal Mario Pessoa foi construído numa época em que poucos Estados do país possuíam uma praça de esporte de tamanha envergadura. O Ginásio de Esportes Herval Soledde foi um dos primeiros a ser construído na região depois de Feira de Santana.
Existia o serviço da Guarda Municipal que era respeitada pela comunidade, cujo objetivo era educar a população e em particular os estudantes a conservar o patrimônio publico.
A REALIDADE DA ZONA SUL
Aqui no meu cantinho fico a imaginar e sonhar com os projetos em pauta, que a todo o momento são discutidos e anunciados pelo poder público municipal.
Imagino e sonho a que todos viessem alcançar a realidade e que a nossa sofrida cidade fosse vista de outra maneira.
Tenho andado pela Zona sul, notadamente a partir do seu marco zero, e o que tenho visto é simplesmente fantástico e até assustador.
A nossa Zona Sul, a começar pela Avenida Getúlio Vargas (Lomanto Jr.), já está totalmente descaracterizada dos tempos do antigo Pontal, que o diga com sua propriedade e autoridade o nosso historiador José Rezende, que tem feito um trabalho impar de registrar diariamente o que está acontecendo.
Mas vamos ao marco zero. As inúmeras construções de edifícios, condomínios residenciais, lançamentos de megas projetos ao longo da belíssima orla, estão levando esta área da cidade a uma transformação radical.
O que está acontecendo na Zona Sul ilheense, guardando as devidas proporções, lembra perfeitamente o que aconteceu com a Zona Sul carioca, que hoje é uma área competitiva com o resto do Rio de Janeiro.
A Zona Sul carioca era assim, praias, florestas, terrenos em abundância e aos poucos o desenvolvimento tomou conta e hoje é o metro quadrado mais caro do Rio de Janeiro, desbancando outros pontos tradicionais.
DE VOLTA AO NORMAL
O logradouro todos já sabem. A abandonada praça do Santo Antônio de Pádua, que chegou a ser alvo de reportagem recente na TV regional.
Marquei no meu calendário a data em que passaram a máquina patrol. Foi em 03/04/14. Durou 30 dias, isso porque não choveu no mês de abril. Bastou a chuvinha no início de maio e tudo voltou ao de sempre: buracos e lamaçal.
Os moradores pagam impostos o ano todo, por 30 dias de tapeação.
Nilson Pessoa
(foto em 11/05/14)
Prefeito faz saudação às mães de Ilhéus
Através de mensagem pronunciada na Rádio Santa Cruz, o prefeito Jabes homenageou as mães de Ilhéus, tanto biológicas como adotivas, pelo que representam para a vida da humanidade. Ele abordou também questões gerais de interesse da cidade.
O prefeito Jabes Ribeiro pronunciou hoje, dia 11, pela manhã, uma mensagem de congratulação a todas as mães de Ilhéus pelo transcorrer de uma data tão importante. “Hoje é um dia muito especial, o Dia das Mães, de muito significado, que tem um simbolismo grande para a humanidade, e traduz sentimento de carinho, amor e afeição”, disse o prefeito durante a programação especial da Rádio Santa Cruz comandada pelo apresentador Raimundo Jackson.
Para o prefeito, “a mãe representa a base de tudo. Seja qual for a dificuldade, ela está sempre ali para dar o seu apoio. Por isso, desejamos felicidade a todas as mães de Ilhéus, da cidade e do interior, as biológicas e as adotivas, porque elas têm o dom da vida o dom de criar”, declarou Jabes. E acrescentou: “mesmo neste momento de dificuldades que enfrentamos em Ilhéus, desejamos às mães dias muito melhores, e afirmamos que estamos trabalhando para termos uma cidade bem melhor.”
Saúde – O locutor perguntou ao prefeito qual novidade ele poderia dizer nesse dia, e Jabes respondeu que um fato que poderia ser registrado refere-se à convocação da seleção pública de médicos e profissionais da Secretaria de Saúde, autorizada na última sexta-feira, que vai proporcionar a reabertura e o funcionamento de diversos postos de saúde do Município. “Sabemos que este é um assunto de interesse direto das mães de Ilhéus. Não havíamos feito isso ainda porque tivemos ações do Ministério Público do Trabalho, que foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e agora vamos reestruturar o atendimento da rede básica de saúde”, completou.
Na mensagem, Jabes disse que está trabalhando para dar novo ritmo à cidade, “que agora receberá melhorias na pavimentação de diversas ruas e avenida, em parceria com o governo da Bahia, além de recursos que estamos buscando no Ministério das Cidades, com o apoio do deputado federal Mário Negromonte, e a aquisição de uma usina asfáltica para resolver necessidades na malha viária urbana.
O prefeito ressaltou que estará amanhã, dia 12, em Brasília, para participar da Marcha dos Prefeitos que vai se manifestar para que a Presidente da República e o Congresso Nacional possam agilizar as mudanças para tirar os Municípios do estado de penúria em que se encontram. Informou também que irá à Secretaria dos Portos para dar andamento aos contatos que tem feito, ao lado do vice-prefeito Cacá Machado, par reabrir o Moinho instalado em nossa cidade.
Jabes reafirmou que está trabalhando alternativas para recuperar a receita de Ilhéus, através da revisão do Código Tributário, e de um plano para incrementar a arrecadação do Município. “Precisamos aumentar a receita e diminuir despesas com pessoal para que nos adeqüemos às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal”, declarou.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
CANAVIEIRAS / Loja União e Caridade homenageia as mães
Lourdes Sobral (100 anos), viúva do maçom Hermes Sobral, foi uma das mães homenageadas durante a sessão especial de comemoração ao Dia das Mães promovida pela Loja União e Caridade, de Canavieiras. O evento foi realizado neste sábado (10), com a presença de maçons, mães, cunhadas, sobrinhos e convidados.
Durante a homenagem foram oferecidas rosas vermelhas às mães presentes e depositadas simbolicamente rosas brancas pelas pessoas que cujas mães já não se encontram mais entre nós. Neste momento, o Venerável Mestre Arenilson Mota Nery ofereceu um buquê de flores à senhora Lourdes Sobral, a mãe mais velha, representando todas as outras mães.
Logo após as homenagens às mães, os maçons, familiares e convidados participaram de um congraçamento no Clube Social Maçônico, com sorteio de vários brindes entre as mães presentes. O congraçamento teve a animação da cantora Iara Silva, que cantou um vasto repertório de música popular brasileira e outros ritmos dançantes.
PSICOMUNDO – MÃE <> JARDIM DE AMOR E SACRIFÍCIO <>
Sempre acreditei que amor nasce do conhecimento mútuo e se fortalece na compreensão das diferenças. Os caminhos da vida é uma dadiva de Deus para reinar a paz entre as pessoas, sendo o amor a magnifica resposta. Sendo assim precisamos refletir que o desaparecimento do amor e da solidariedade deixa nosso mundo insensato, indefinido, bastante abandonado e triste.
O Paraíso colocado à disposição das criaturas humanas nunca será um local de satisfações sem a busca do afeto. Por desconhecimento do poder da fé na conquista da força da compreensão mútua são causados tantos sofrimentos. Simplesmente faltou a grandiosa visão das criaturas que precisam amar, e olhando bem, a existência humana na face da Terra não poderá nunca perder a graça pela ausência da magnifica esperança entre as pessoas de que amor existe. Sem amor os nossos sonhos são maculados e cheios de pesadelos, porque falar de estima entre as pessoas é muito importante.
A união dos homens no mundo não pode perder de vista a alegria dos justos exterminando as injustiças sociais; devemos ser assim porque o amor verdadeiro é eterno; o amor deixa a gente muito mais leve; o ser humano não vive sem um grande amor; e quando amamos purificamos a nossa alma.
Assim Deus nos acena em seu infinito amor a imagem divina das “MÃES”! Elas detêm todos os dias a necessidade de sempre ser a expressão máxima de honras e carinhos que merecem receber de todos nós. Basta olhar um retrato guardado em nossas caixinhas de lindas lembranças, beijá-lo e guarda-lo novamente, continuará sendo uma imensa e inesquecível recordação do dever cumprido.
Dessa forma devemos esperar que uma estrada de luz se abrisse à frente de todos nós, e o sol brilhe morno e suavemente nas faces das pessoas cheias de expressões de alegrias, e que Deus dê a sua misericórdia e nos guarde na palma de suas mãos firmes e generosas, e nossas mães na Terra e no Céu estejam sempre sorrindo na suprema ventura do dom do amor ilimitado e infinito.
Muito difícil encontrar adjetivos qualificativos que nos dê um sentido que dignifiquem “AS RAINHAS DO LAR”, e agradecer tantas lutas dessas organizadoras dos delicados sentidos da vida, desejamos Feliz “DIA DE TODAS AS MÃES DO MUNDO INTEIRO”, e por não ser injusto devemos colocar nesse memorável evento, a presença das avós, madrinhas e muitas mulheres “mães adotivas” que deram amor e os sentidos de vida a muitos filhos! Aquelas que foram abandonadas e colocadas em abrigos de velhinhas idosas, que Deus as abençoe, protejam e dê muitos anos de vida.
Que todos nós possamos colocar sorrisos de paz e plenas felicidades nos corações de todas as mães, pois elas representam nossa grandeza e serenidade nos caminhos de nossa vida.
Eduardo Afonso – 73 8844-9147 – Ilhéus-Bahia
- 1




























































