Criada em 17 de maio de 1946, com a denominação de 18ª Circunscrição de Recrutamento (CR), foi chefiada primeiramente pelo Tenente Coronel Liberato de Carvalho, que teve a missão de organizá-la e instalá-la.

1

1

Sua sede inicialmente foi estabelecida no município de Jequié, visando a mobilização da Força Terrestre nas microrregiões do extremo sul e sudoeste da Bahia, face a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

2

2

Em 1966 passou a ser denominada 18ª Circunscrição de Serviço Militar, sendo subordinada à 6ª Região Militar e atualmente está localizada na Rua Rotary nº 180, no bairro da Cidade Nova em Ilhéus.

3

3

Atualmente a 18ª CSM possui sob sua jurisdição 6 (seis) delegacias, distribuídas nas cidades de Itabuna, Jequié, Brumado, Bom Jesus da Lapa Eunápolis e Vitória da Conquista.

4

4

Na oportunidade da comemoração de seus 68 anos de criação, ocorrido no dia 16 de maio de 2014, foram homenageados com Diploma de Amigo da 18ª CSM as seguintes personalidades: Sr JOSÉ ORLEANS DO NASCIMENTO, SR ITAIBES DE ARAÚJO PAIVA, SR ÍTALO MÁRCIO OLIVEIRA DA SILVA E O SR MARCELO CÉZAR CARVALHO BORGES.

Durante a solenidade também foram entregues ao 2º Tenente AIRTON e ao 1º Sargento SiIDNEI a Medalha do Marechal Osório, “O Legendário”.

Décima oitava Circunscrição de Serviço Militar: sinônimo de profissionalismo, eficiência, dedicação e compromisso com a Nação brasileira.