As secretarias de Saúde da Bahia e de Ilhéus se preparam para realizar o Mutirão da Catarata, que acontece no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, a partir do próximo dia 28.

A próxima Etapa da estratégia Saúde em Movimento, promovida pelas secretarias de Saúde do Estado (Sesab) e do Município (Sesau), que será realizada em Ilhéus, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, entre os dias 28 de maio a 6 de junho, vai disponibilizar 7.000 consultas oftalmológicas e 2.500 cirurgias de catarata, além de exame do aparelho ocular. De acordo com a diretora de Projetos Estratégicos do Estado, Cláudia Almeida, o evento tem o objetivo de atender a população com idade a partir dos 60 anos e os alunos que frequentam o Programa Todos pela Educação (TOPA), abrangendo os municípios de Itacaré, Uruçuca, Una, Canavieiras, Santa Luzia, Arataca e Mascote.

Cláudia Almeida informa que o interessado em participar da ação deverá procurar a Sesau (Avenida Vereador Marcus Paiva, nº 291, Cidade Nova), para agendar o atendimento, lembrando a obrigatoriedade do cartão nacional de saúde, o registro geral (documento de identidade) e crachá de identificação do usuário. “Adotando estes cuidados, todos estarão aptos a participar das consultas, e caso necessário, também às cirurgias de catarata, para as quais será fornecido gratuitamente o colírio para uso durante 30 dias”, afirmou. A Secretaria de Saúde funciona das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.

Ressalta ainda a representante da Sesab, que de 28 de maio a 3 de junho, serão efetivadas as consultas, e até o dia 6 de junho, acontecerão as cirurgias. “Neste sentido, é bom esclarecer que todos os pacientes operados deverão retornar para avaliação pós-cirúrgica em 24 horas, e a equipe de oftalmologistas voltará ao município executor para realizar a segunda consulta pós-operatória, no prazo de 30 dias”, garantiu.

Sobre os procedimentos de atendimento, durante os 10 dias de execução da 73ª Etapa da Estratégia Saúde em Movimento, Cláudia Almeida afirma que serão disponibilizadas 1.000 consultas/dia assim como 250 cirurgias/dia, sendo que os alunos do TOPA serão beneficiados com uma fábrica de óculos. Já o serviço oftalmológico conta com equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio.


Secretaria de Comunicação Social – Secom