Congresso Paulista de Anestesiologia lançará Fundação que vai debater e informar sobre o assunto

A partir desta quinta-feira (29 de maio), até o próximo dia 01 de junho, alguns dos principais nomes nacionais e internacionais da anestesia estarão reunidos em São Paulo, para discutir a segurança do paciente e as novas descobertas na área. A previsão é que o 11.º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) / 48ª Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro (JASB) reúna aproximadamente dois mil profissionais, incluindo 19 conferencistas internacionais vindos da Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Chile .

O Brasil convive com a falta de informação sobre a função do médico anestesista e os reais efeitos dos anestésicos, uma situação que coloca em risco a segurança de pacientes. O país trabalha com um percentual de 10% a 15% de efeitos adversos durante ou após os procedimentos anestésicos. Mas, de acordo com o presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), Enis Donizetti Silva, esses dados carecem de credibilidade, por conta da subnotificação desse tipo de caso no país, ao contrário do que ocorre no México, Japão, Estados Unidos e França, por exemplo, que dispõem de um programa nacional de notificação de intercorrências.

A SAESP dará início a duas frentes que pretendem ser o início da mudança desse quadro. No dia 31 de maior, durante o Congresso, lançará oficialmente a “Fundação de Segurança para o Paciente”, um organismo independente que buscará fomentar informações para profissionais e população em geral sobre os riscos e as principais causas de problemas durante os procedimentos de anestesia. Também iniciará, durante o evento, uma pesquisa inédita sobre o perfil e as condições de trabalho do médico anestesista nas unidades de saúde públicas e privadas do Estado, para identificar o cenário atual e desenvolver estratégias que ajudem a melhorar a atuação dos anestesistas.

Serviço

11.º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA)
48.ª Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro (JASB)
Dias: 29 de maio a 01 de junho
Local: Pavilhões F e D do Transamérica Expo Center
Endereço – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, São Paulo – SP
Horário: 9h as 18h00
Mais informações: www.saespcongressos.org.br.