PSICOMUNDO <> MOMENTOS PONDERÁVEIS DE SENSÍVEIS CAUTELAS – 4º ATO <>
As manchetes de revistas relatam que o Brasil está sendo assuntos caóticos com fortes críticas nas Midias Internacionais. Será que existem politicos que estão levando uma falsa imagem da nossa Nação ao exterior? Somos motivos de péssimos exemplos nas ações de justiças, quando se trata de gerir os cofres públicos e punir os gananciosos, e com uma desagradável ausência de segurança para os brasileiros, os quais muitos se mostram inseguros para livremente ir e vir.
É revoltante ver tantos brasileiros magoados e decepcionados com a FIFA determinando que as festividades de São João Batista, São Pedro e demais festas no mês de junho e dia dos nomorados, sejam festejadas fora da tradição popular, pelo que se delibera aos baianos, “após a copa”! E depois da copa não sabemos quantos disssabores o povo vai enfretar para seguir enfrentando práticas desairosas por decisões do poder público, simplesmente por falta de verbas, atribuídas por gastos desnecessários.
Por exemplo, não podemos entender como os nossos representantes públicos, provocam tantas noticias de estranhas naturezas: “nos corredores da FIFA já se admitiu que o maior erro da história da Instituição foi eleger o Brasil como sede da Copa”. O que se fala é que os dirigentes deveriam ter ouvido o grande Estadista Francês Charles de Gaulle, quando disse em certa época que: “O Brasil não é um país sério”.
Mas adiante, surgem as recomendações ao povo brasileiro e aos turistas que nos visitam, e nos causam medo, tais como: “Não levem os cartões de créditos consigo, vocês podem ser vítimas de uma espécie de sequestro que só tem no Brasil: Sequestro Relâmpago“. “Não use relógios, máquinas fotográficas, celulares, pulseiras, brincos, colares, anéis, bolsas caras, bonés caros, óculos caros, tênis caro, etc.” O que se observa é quesumiu o livre arbítrio das pessoas em seus direitos humanos, se deslocarem com legítima segurança pessoal em nosso país!
Nossa população é alertada sobre tantos perigos e até dos trajes da nossa gente: “Os brasileiros deve se vestir da forma mais simples possível”. “Se for assaltado, não reaja”. “Não ande pelas ruas após as 22hs”. “Os caixas eletrônicos estão sendo barbaramente detonados de forma frequente, e por isso não funcionam após as 22h30, devido aos perigosos assaltos”. É assim que os nossos administradores públicos sempre deixam as mesquinhas marcas desumanas das desconfianças todos os dias, afugentando grandes sonhos das novas gerações que querem boas realizações. Muitas pessoas passaram atualmente a sonhar com os benefícios da paz, simplesmente porque entendem que não estão chegando a lugar nenhum.
O mais deprimente são informações sobre os nossos representantes públicos: “Os políticos brasileiros, no lugar de aumentar a segurança, tiveram a brilhante ideia de proibir o cidadão honrado de tirar dinheiro do caixa eletrônico”, sem observarem a ação destruidora do medo. São inúmeros relatos: “Os bancos por medida de segurança fecham às 16hs”. “Só faça câmbio em bancos ou casas autorizadas”. Imprevisivelmente, estamos diante de estranhos acontecimentos em que: “Existe uma grande quantidade de moedas falsas espalhadas pelo Brasil e os estrangeiros são alvos fáceis”, pela dificuldade de conhecer a espécie da verdadeira cédula, pois mesmos muitos brasileiros são passados por enganos.
Qualquer cidadão que reside no Brasil está atônito no espaço e no tempo quando verificam estampadas inusitadas notícias sobre a projeção da Copa do Mundo que será realizada no Brasil, e lendo algumas notas inconvenientes divulgadas em outros países, são muitas coisas relatadas sobre a Nação Brasileira: “Revista francesa detona o Brasil e aponta Copa no país como o “Mundial do Medo”.A renomada revista FRANCE FOOTBALL traz sempre belíssimas capas, ilustradas com fotos de lances sensacionais, gols, voleios, troféus, torcidas celebrando com suas bandeiras, etc. Contudo, em alguma semana atrás veio com uma “Edição de Luto”. Onde deveria estar escrito: “Ordem e Progresso”, colocaram uma tarja negra. No subtítulo diz: Atingido por uma crise econômica e social, o Brasil está longe de ser aquele paraíso imaginado pela FIFA para organizar uma Copa do Mundo, a menos de poucos meses do mundial, o Brasil virou uma terrível fonte de angústia. A revista FF é a mais respeitada publicação de futebol no mundo. O prêmio “Ballon d’Or” foi criado por ela, e a FIFA teve que pagar para ter o direito de promover tal prêmio. Também foi dela a série de reportagens que culminaram na suspensão do campeonato Italiano de 2005/06, assim como as denúncias de corrupção que resultaram na queda de João Havelange. A revista pode ser acessada no site: www.francefootball.com, mas a reportagem, de 12 páginas, não está liberada no Brasil”.
A Nação brasileira tem assuntos assustadores que não estão sendo levados a sério pelas nossas autoridades governamentais. A saúde dos brasileiros de forma geral atravessa fases de indefinições de curas para grandes infinidades doenças do corpo físico, mental e até espiritual. A educação e a segurança são casos consumados com poucas soluções. Só verificamos falar em homens querendo posses e farras aleatórias de eleições almejando conquistas de novos ou os mesmos mandatários! As políticas traçadas por muitos indivíduos na busca do poder com suas conversas de vamos fazer, organizar, conquistar, e muitos políticos ditando com suas arrogâncias que continuarão mandando.
O mundo atravessa momentos de variadas crises de identidades e limitados valores morais. As rédeas do relativismo propõem caminhos cheios de imediatismo, individualismo e poucos querem assumir a responsabilidade por gestos de honestidade dentro da sociedade humana em que vivem. Tudo exige atribuições dignas para a condução de qualidade de vida mais justa e positiva em detrimento das nobres realizações que possam trazer fórmulas para um desenvolvimento real para todos. Tem pessoas que acham que na vida faltam tantas coisas materiais, porém, vivem mergulhadas na ausência da magnitude da honra e dos bons costumes.
Não se pode enganar a ninguém a vida inteira, pois um dia de forma inesparada surge o juizo final e a prestação de conta será inevitável. Se não produzimos nada de bom ao longo da vida, qual o saldo que podemos depositar na conta da poupança da indulgência que tanto pedimos a Deus. É uma questão de consciência e os limites são caracterizados para cada ser humano, depende somente da maneira de buscar a felicidade ou a infelicidade que se deseja.
Precisamos usar a inteligencia para escolher as estradas que devemos passar e os destinos que os nossos sucessores merecem seguir. Os nossos enganos nas escolas dos bons costumes e as escolhas dos sólidos caminhos, serão os patrimônios atribuidos por acertos ou desacertos que serão transformados em diversas expctativas, boas ou malditas heranças para os nossos filhos, netos e fimiliares. PENSEM NISSO!!!
Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia


























































