Na tarde de ontem (10), os 25 médicos veterinários e engenheiros agrônomos do extinto Instituto Biológico da Bahia (IBB), à disposição da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), se apresentaram oficialmente em Salvador, como fiscais estaduais agropecuários. Durante a noite, aconteceu uma celebração em comemoração a vitória de uma batalha que durou mais de 15 anos.
Servidores enquadrados assumem como fiscais estaduais agropecuários,

Servidores enquadrados assumem como fiscais estaduais agropecuários,

Os 25 dos 48 servidores relacionados foram enquadrados no Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação de acordo com a portaria nº069, publicada no diário oficial de 3 de abril. O diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, recebeu alguns representantes deste grupo no gabinete da sede da Agência e durante a conversa alertou que o enquadramento é a correção de uma injustiça que deveria ter sido feita desde a criação da Adab. “Vocês são corresponsáveis por todas as conquistas da Adab e construíram a Defesa Agropecuária baiana, desde o Grupo Executivo e Febre Aftosa da Bahia (Gerfab). Vocês que, desde o início, atuaram junto aos produtores para salvaguardar a agricultura e pecuária do Estado”, ressaltou o diretor.

O diretor Administrativo e Financeiro, Adolfo Cavalcante, informou que esta conquista foi um marco para a história da Adab que acaba de completar 15 anos de criação, em uma gestão que reconhece e valoriza a história de cada servidor. “Vale ressaltar que todos os 25 servidores ainda estão na ativa, desempenhando as atividades de Defesa Agropecuária e atuando em diversos municípios do estado, lembrando ainda, que eles não pensam em aposentadoria”, informou o Cavalcante, confirmando com a resposta do engenheiro agrônomo, Fernando Alves dos Santos, recém nomeado gerente de Paulo Afonso: “a determinação veio em boa hora e pretendo continuar na ativa”.
Com mais de 40 anos de serviço público, o médico veterinário e o mais novo fiscal estadual agropecuário, José Renato Brito Silva, explicou como se sente ao lembrar quão difícil era exercer a atividade no interior da Bahia no início da
dá. “Íamos em jipes, para regiões sem água nem luz, tratar a Febre Aftosa, antes mesmo da criação da Adab, do projeto de erradicação e da vacina oleosa. Era tudo muito difícil e hoje a tecnologia ajudou a execução da atividade. Estou muito feliz e realizado com a conquista, bem como, com a receptividade dos servidores da Adab”.
Um bolo com o selo dos 15 anos da Adab foi partido e parabéns cantado aos principais agentes que contribuíram para uma agropecuária cada vez mais forte. “É com muito orgulho que hoje podemos dizer que somos fiscais e só temos a agradecer, principalmente a colega Lucimeire Gonçalves, pela dedicação e empenho”.
Os lutadores
Dando sequência ao trabalho iniciado pelo ex-secretário de Agricultura, Eduardo Salles, que acreditou na reivindicação e assinou o parecer favorável, em seu pronunciamento, o secretário de Agricultura do Estado, Jairo Carneiro, disse que essa luta foi justa e a causa legítima, em reconhecer o trabalho e amor à vida pública. “Ao Governo só restava o reconhecimento, o prestigio e a justiça”, completou.
No entanto, 18 servidores ainda não conseguiram o enquadramento e o secretário da Agricultura, juntamente com todos os envolvidos na luta, se comprometeram com a causa. “Esta luta continua e a confiança no governo deve permanecer, para que os outros servidores relacionados também consigam ser enquadrados”, completou Carneiro.
Durante o encontro as lideranças envolvidas ressaltaram a seriedade e comprometimento da equipe da Adab com a causa pública, desde o pequeno produtor, passando pelo médio e grande, até o mais graduado. Estiveram presentes e também contribuíram para a conquista, os presidentes do Sindicato dos Médicos Veterinários (Sindimev/BA), Willadesmon Santos da Silva, e a ex-presidente, Eliete Cerqueira, o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, e o ex-secretário de agricultura, Eduardo Salles, e deputado estadual, Joseildo Ramos.
Ascom Adab, 11/06/2014