:: 30/jun/2014 . 19:06
Amigos ceplaqueanos,
Acabei de assistir ao Programa Globo Rural e fiquei indignado com o que vi! Eu senti que jogaram a pá de cal na nossa CEPLAC. Quem assistiu sabe do que estou falando.
Até pouco tempo, quando se queria falar sobre a cultura de cacau e suas tecnologias, era natural se chamar a Instituição que sempre cuidou da lavoura cacaueira, a CEPLAC. Hoje, o que se assistiu no Programa acima citado, foi uma matéria sobre a doença “vassoura de bruxa”, sendo tratada por um técnico de uma Cooperativa que nada tem a ver com a CEPLAC, acredito eu.
Indagado sobre a doença, ele deu algumas respostas e em momento algum falou da Instituição mãe das pesquisas a respeito da cultura do cacau. Ele apenas se referiu ao CEPEC.
Eu fiquei indignado. Como é que a Globo, que tantas matérias fez a respeito do assunto cacau, sempre se utilizou das instalações da CEPLAC e dos seus competentes técnicos, para falar sobre o assunto, agora, para responder a uma pergunta de um agricultor de cacau, ela procura uma Cooperativa de Ilhéus. Será que a Globo foi informada de que a CEPLAC já não mais existe?
Gente, o que vai acontecer com esse patrimônio tecnológico incalculável criado pela CEPLAC, através dos seus abnegados funcionários? Será que as lideranças da região cacaueira da Bahia e dos Estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Pará, vão deixar acabar assim, sem mais nem menos?
É preciso que se faça alguma coisa para salvar o único Órgão de agricultura que deu certo, aplicando as tecnologias para desenvolver e recuperar a cultura do cacau, além de outras culturas, estimulando a sua diversificação.
A CEPLAC não pode ser jogada na lata do lixo. Eu me lembro dos meus 27 anos de dedicação exclusiva e de muito amor à causa, dedicados a esta Instituição, bem como a dedicação dos meus colegas, que tanto fizeram para que a CEPLAC chegasse ao seu apogeu.
Depois de vários governos pós os governos militares, começou o seu desmonte, iniciando pelo desastroso Collor de Melo, que até vendeu o prédio sede em Brasília, e encostou uma grande quantidade de funcionários de alto nível, relegando-os ao nada.
Dai em diante, foi só declínio. O pior é que as regiões cacaueiras do Brasil, se omitem e deixam esse patrimônio se evaporar.
Realmente, eu estou indignado!
Um abraço a todos,
Odoaldo Vasconcelos Passos
Convenção homologa candidatura da deputada estadual Ângela Sousa
O Partido Social Democrata (PSD) homologou, na convenção realizada no último dia 27, em Salvador, a candidatura a reeleição da deputada estadual Ângela Sousa, considerando o mandato da parlamentar como importante e atuante e que precisa ser renovado. O ato solene aconteceu durante a homologação das candidaturas de Rui Costa (PT) para governador, João Leão (PP) para vice-governador e Otto Alencar (PSD) para senador.
Considerada como uma das deputadas estaduais mais atuantes da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângela Sousa tem buscando, ao longo desses dois mandatos, trabalhar para melhorar a qualidade de vida de todos os baianos e lutar para por mais saúde, educação, segurança, desenvolvimento e geração de emprego e renda. Na Assembleia Legislativa da Bahia, Ângela Sousa é vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e membro titular das comissões de Direitos da Mulher, Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e Comissão Especial do Porto Sul.
Eleita pela primeira vez deputada estadual em 2006, Ângela Sousa tem se destacado como uma das mais atuantes representantes da região cacaueira, mas faz questão de colocar que é parlamentar de toda a Bahia. Em 2010 foi reeleita deputada estadual, tendo apresentado projetos solicitado melhorias, obras e serviços para os mais diversos municípios baianos.
“Trabalhar para melhorar a qualidade de vida de todos os baianos tem sido o nosso principal compromisso como deputada estadual e a cada dia tenho procurado honrar nosso mandato e ser fiel ao nosso povo que nos confiou essa missão”, explicou a parlamentar. Durante a convenção, lideranças políticas nacionais e estaduais reafirmaram que a deputada estadual Ângela Sousa é atuante e necessária da Assembleia Legislativa e que o seu mandato precisa ser renovado para que o Sul da Bahia possa continuar tendo a sua voz.
VONTADE POLÍTICA E RESPEITO AO CIDADÃO
Sim, estão em falta, não há outra conclusão a que se chegar.
São anos de luta e reivindicações à Prefeitura (inclusive por via judicial) e até reportagem na TV sobre o descaso para com os cidadãos do Santo Antônio de Pádua, Faelba e URBIS. Tudo em vão.
A situação do vergonhoso Lixão do CAIC só piora. A infestação de moscas em nossas casas e o risco de contrair as mais diversas doenças só aumenta. A imoralidade da buraqueira e do lamaçal da praça do Santo Antônio de Pádua nunca esteve pior. A Prefeitura de Ilhéus vive de promessas que não cumpre; nenhuma atenção é dada aos logradouros citados. A maior prova disso são os mais de 100 (isso mesmo, cem) textos que já escrevi sobre o assunto aqui no R2CPRESS e que, sei, são lidos pelos que poderiam mudar definitivamente esse cenário das fotos.




Lastimável e revoltante.
Nilson Pessoa.
Forró da Cruzada do Bem pelo Bem
Ilhéus
20 de Junho de 2014.
—

FOTOS BY GARCIA FOTO (73) 8805 5478
VEJA FOTOS CLICANDO AQUI E DEPOIS NA SETA PARA AVANÇAR.
ATENÇÃO:
Se não abrir na montagem desça a página (do álbum) até encontrá-la.
INFORMATIVO LIGA ILHEENSE DE FUTEBOL
MENSAGEM DA SEMANA
Caros amigos e amigas,
TAREFA
Não julgue pequena demais sua tarefa.
Nenhuma obra de arte pode descurar dos pormenores.
Se as minúcias forem perfeitas, é que podemos denominar alguma coisa de obra-prima.
Não busque tarefas grandiosas e de evidência.
Procure dar conta integralmente do serviço pequenino que lhe foi confiado.
Da perfeição com que o executar dependerá sua oportunidade para receber uma incumbência maior. (C.Torres Pastorino)
Que todos tenham uma semana de PAZ e LUZ, repleta de SAÚDE e a BENÇÃO misericordiosa de DEUS, que é um Pai de infinita bondade e amor.
ZÉCARLOS JUNIOR
- 1