:: 18/jul/2014 . 21:54
Teatro Popular de Ilhéus selecionado para ocupar o Teatro Castro Alves
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) foi selecionado pelo edital TCA.Núcleo “Em Construção” para ocupação do Complexo Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Entre os próximos meses de agosto e dezembro, haverá um intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI, baseada na obra de Shakespeare Medida por Medida, que fechará a trilogia composta porTeodorico Majestade e O Inspetor Geral.
O grupo ilheense foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) com o projeto Shakespeare – Teatro Popular de Ilhéus em Construção. Segundo o diretor artístico do TPI, Romualdo Lisboa, o intercâmbio entre o Teatro Popular de Ilhéus e o Clowns de Shakespeare será estabelecido através de quatro pilares fundamentais: pesquisa, formação, produção e difusão. A proposta prevê temporadas dos espetáculosTeodorico Majestade e O Inspetor Geral, além de Muito barulho por quase nada e O Capitão e a Sereia, do grupo potiguar.
Sobre a adaptação da obra Medida por Medida, Romualdo Lisboa explica que a escolha de Shakespeare surge a partir da ligação observada entre o Teatro Popular de Ilhéus e o bardo inglês, que completou 450 anos em 2014, enquanto o grupo ilheense segue para 19 anos, em agosto. “Ele foi responsável por atingir os mais diversos públicos de sua época. O TPI busca um caminho análogo, que fala direto para seu público, independe de classe social, formação educacional ou qualquer outro elemento distintivo na sociedade”, completou.
O diretor do Clowns de Shakespeare, Fernando Yamamoto, disse estar muito feliz com a seleção do projeto do TPI e que, mesmo com uma proximidade e admiração ao grupo ilheense há muitos anos, atuando politicamente juntos , nunca tiveram a oportunidade de um intercâmbio artístico. “O projeto é muito instigante, pois propõe uma troca em cima da obra de Shakespeare, que é uma das principais linhas de pesquisa dos Clowns. Temos uma relação íntima com o teatro baiano, em especial de Salvador, e a certeza de que este projeto ampliará essa parceria. É uma honra estar junto com o TPI nesta jornada”, revelou Yamamoto.
Para a coordenadora de Teatro da Funceb, Maria Marighella, há muita expectativa para que o projeto do TPI realmente favoreça a trajetória do grupo, trazendo novidades à cena teatral e diferenciais para produção, criação e inovação. “O maior beneficiado das atividades é o público, sobretudo para que possa sentir o TCA como seu, trazendo também o interior para frequentar o maior equipamento cultural da Bahia”, declarou a coordenadora.
PSICOMUNDO – PAZ PELA COMPREENSÃO – 65ª PARTE
O Brasil é um País realmente cheio de incoerências quando se fala em estado de justiça! Causam-nos pavor os noticiários diários relatando desastrosos sequestros relâmpagos; senhoras agredidas pelas ruas e violentadas sexualmente; atentados contra seres humanos por gestos e atos criminosos; crianças que não podem livremente ficar sem ostensiva vigilância dois seus pais, sendo raptadas pela negligente falta de proteção da segurança e ausente de meios de sanar tais barbaridades; assaltos a qualquer momento e ao clarão do dia com vítimas na maioria das vezes fatais; e sabemos que tudo recaem pela falta de estrutura para a criação de solução que elevem as pessoas, ou mesmo as coloquem no caminho do seu beneficio maior: A EDUCAÇÃO com bons centros de ensinos, principalmente públicos movidos por importantes conhecimentos sócios culturais.
Tem momentos na vida que causam intranquilidades, e olhando bem são atribuídos pela falta de relacionamentos entre a robusta razão da inteligência humana em conflitos com as discórdias entre as pessoas na face da Terra. Muitas vezes por um nada surge à violência, incrivelmente ainda nascendo todos os dias dentro de residências desagregando os grupos de famílias! O poder de decisão no espaço de extrema necessidade da união perde a valorização das pessoas, assim prevalecem os precipícios das incompreensões. Criando o provérbio: “em casa onde não existem sacrifício, compreensão, renúncia e perdão, todos brigam e ninguém tem razão”. Começam por inusitados atentados e desnecessárias manifestações desarmonizadas que surgem contra crianças, mulheres, e até pessoas idosas indefesas!
lhéus ganha curso de Comissário de Voo
Mais uma opção de formação profissional está disponível para a cidade e região. É o curso de Comissários de Voo, que dá início à sua primeira turma no dia 09 de agosto. Com duração de 10 semanas, as aulas acontecerão sempre aos sábados e domingos, das 8h às 18h, na Escola de Aviação de Ilhéus, localizada na área do Aeroporto Jorge Amado.
O curso já era esperado por muito jovens que buscam por uma profissão na área da aviação civil. Homens e mulheres interessados precisam ter como pré-requisito o ensino médio completo e a idade mínima de 18 anos. “O curso tem duas etapas, teórica e prática, que serão realizadas na própria escola, inclusive os exames médicos aeronáuticos (CMA), sem necessidade de deslocamento para outra cidade. A região tem oferecido um leque de opções de formação técnica e universitária, e ganha mais uma vez, com o Curso de Comissário de Voo”, comemora o presidente do Aeroclube de Ilhéus, Alexandre Reis.
Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através da Portaria Nº 1405/SPO, de 13 de junho de 2014, o curso de Comissário de Voo complementa a formação na área de aviação civil na região, já contemplada pelo curso de Piloto, que também inicia nova turma dia 9 de agosto. Para iniciar o curso de Piloto, é necessário ter os mesmos pré-requisitos do curso de Comissário.
A Escola de Aviação de Ilhéus tem 72 anos de existência e possui uma localização estratégica e privilegiada, o que faz dela uma das mais procuradas da Bahia. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (73) 8834-0659 ou 3086-3860 ou pelo Facebook www.facebook.com/escoladeaviacaodeilheus
Reforma da 13º Ciretran terá início na próxima semana
A decisão do Diretor Geral do Departamento Estadual de Transito da Bahia (Detran-BA), Major Maurício Botelho, foi tomada após visita ao local, a pedido do prefeito Jabes Ribeiro.

Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), major Maurício Botelho, durante a visita à sede do órgão em Ilhéus – Foto divulgação.
Tem início a partir da próxima semana, a obra de reforma da 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (13ª Ciretran), localizada na Rua Maria Luiza, no Bairro do Iguape, zona norte de Ilhéus. A informação foi concedida pelo Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), major Maurício Botelho, durante a visita à sede do órgão, nesta sexta-feira, dia 18, a pedido do prefeito Jabes Ribeiro.
Por sua vez, o prefeito de Ilhéus informou que a reivindicação da obra foi feita no ano passado, em virtude da situação física do prédio, com o objetivo de favorecer as condições físicas de trabalho e o atendimento à população. Segundo informação do coordenador da 13ª Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito – Paulo César Machado, a reforma será total, incluindo piso, laje, forro, instalação de banheiros adaptados para uso de pessoas com deficiência e recuperação das instalações elétricas e hidráulicas.
A 13ª Ciretran, sediada em Ilhéus, é responsável por todo o trabalho de documentação e fiscalização de veículos automotores, habilitação de motoristas e ações voltadas para a educação no trânsito. A jurisdição do órgão envolve também os municípios de Itacaré, Uruçuca, Una e Canavieiras.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) EXTRA! EXTRA! COLO-COLO DE ILHÉUS CONTRATA O IRMÃO DO TÉCNICO DA SELEÇÃO DA ALEMANHA.
2) POSSE NO ROTARY CLUB DE ILHÉUS (2).
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.
Ilhéus sediará Unidade Integrada SESI-SENAI
O novo complexo de serviços é vinculado à Federação das Indústrias da Bahia e será construído no prazo de 15 meses, a partir do início da obra. Durante o encontro, o prefeito Jabes Ribeiro adiantou que já está tomando providências parav a ampliação do parque industrial de Ilhéus.

Prefeito Jabes Ribeiro em reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia-FIEB (Foto Alfredo Filho-Secom).
O município de Ilhéus vai sediar a Unidade Integrada SESI-SENAI, cujo equipamento será construído no km 13 da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), provavelmente a partir do próximo mês de agosto, e representa um investimento da ordem de R$ 18,6 milhões. O projeto foi discutido, esta semana, durante audiência concedida pelo prefeito Jabes Ribeiro a diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), liderada pelo vice-presidente da entidade, Ricardo Alban.
Durante o encontro, que contou com a participação do vice-prefeito e secretário da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), e do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, foi debatida a conjuntura econômica da região sul da Bahia e do município de Ilhéus e, em especial, a necessidade de revitalização do Pólo de Informática local. A diretoria da FIEB hipotecou total apoio à administração do prefeito Jabes Ribeiro, no sentido de fortalecer a vocação industrial do município.
Projeto
Desabamento na Avenida Itabuna
Meu querido amigo, Rabat!
Reforma e requalificação do Parque de Exposições de Ilhéus iniciam em agosto
Será realizada a recuperação de toda a estrutura física incluindo os galpões, ferragens, as baias de cavalos, a área do rodeio e todo o espaço de circulação de pessoas. Além disso, o espaço será utilizado também para a realização de outros eventos culturais e de entretenimento, além das promoções agropecuárias.
A partir do próximo mês de agosto, terão inicio as ações de reforma e requalificação do Parque de Exposição de Ilhéus, Jackson Figueiredo, localizado no KM 5 da BA 001, perímetro entre Ilhéus e Olivença, em uma área de 33 mil metros quadrados. Será realizada a recuperação de toda a estrutura física incluindo os galpões, ferragens, as baias de cavalos, a área do rodeio e todo o espaço de circulação de pessoas.
As intervenções são fruto da parceria da Prefeitura de Ilhéus, a partir das secretarias de Agricultura e Pesca (Seap) e de Indústria e Comércio (Sedic) com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri). Também são parceiros na inciativa a Associação dos Criadores de Cavalos (AIC), que detém o contrato para uso do espaço, o Sindicato Rural de Ilhéus (SRI), entre outras instituições.
Conforme informação do titular da Seap, Sebastião Vivas, toda a ação foi estruturada em reunião, na última terça-feira, dia 15, na sede da Seagri, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com o secretário Jairo Carneiro e membros das organizações parceiras acima citadas. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade da realização de um evento no local, no final do mês de setembro. Além disso, os parceiros pretendem que espaço tem uma função multiuso, sendo utilizado também para a realização de outros eventos culturais e de entretenimento, além das promoções agropecuárias.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom
Lançada em Ilhéus campanha de prevenção e tratamento da hanseníase e geo-helmintíase
A campanha é voltada para estudantes das escolas municipais e estaduais, na faixa etária de cinco a 14 anos de idade, com a previsão de atender um público estimado em 23.349 crianças e adolescentes.

Lançamento da Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 18.07.14 (2)
Diretores de escolas das redes municipal e estadual de Ilhéus participaram na manhã desta sexta-feira, dia 18, do lançamento da Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmintíase (verminose), no auditório do Banco do Brasil. Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as táticas que serão desenvolvidas nas salas de aula, com o objetivo de sensibilizar os alunos e os pais para a importância dos exames, assim como o uso de remédios para combater as doenças. A campanha é voltada para estudantes na faixa etária compreendida entre cinco a 14 anos de idade, tendo a previsão de atender a um público estimado em 23.349 alunos.
Promovida pelo Ministério da Saúde, e desenvolvida numa parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), a campanha tem como meta reduzir drasticamente os registros de hanseníase. Segundo estimativas do governo, no ano passado, foram registrados 219 casos da doença na Bahia. O geo-helmintíase, por ser transmitida por meio do solo, tem maior índice, o que necessita de constantes alertas para que se busquem tratamentos.
Para que os alunos sejam submetidos aos exames, esclarece Marleide Figueiredo, do Setor de Planejamento da Saúde, é preciso que os pais assinem o termo de permissão. Por isso, durante o encontro, nesta manhã, foram discutidas entre os educadores várias estratégias para estimular aos responsáveis a adesão à campanha e ao tratamento das duas doenças. Os diretores poderão promover reuniões na própria escola para informar sobre os procedimentos médicos, possibilitando também a assinatura do termo de concordância.
Com o aval familiar, explica Jane Francisca Benjamin, do Serviço de Referência do Tratamento da Hanseníase, as crianças que apresentam os sintomas – febre, edemas, dor nas juntas, entupimento, sangramento, entre outros – serão submetidas ao tratamento quimioprofilático, utilizando-se o Albendazol, que trata das infecções parasitárias conhecidas como verminoses.
Ainda durante a reunião, ficou acertado que a as atividades da campanha serão iniciadas no próximo dia 28. Até esta data, serão realizadas ações educativas e informativas nas escolas, com a finalidade de esclarecer as dúvidas dos alunos e sensibilizá-los sobre a importância dos exames e tratamento, pois ambas as doenças têm cura garantida. A partir desta segunda-feira, dia 21, as escolas municipais e estaduais começam a receber todo o material necessário para desenvolvimento da campanha, inclusive o termo de permissão.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Morre João Ubaldo Ribeiro

Morreu na madrugada desta sexta-feira (18) o escritor João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos. O acadêmico, que estava em sua casa, no Rio de Janeiro, foi vítima de uma embolia pulmonar.
João Ubaldo deixa quatro filhos — dois do casamento com Mônica Maria Roters e outros dois com Berenice de Carvalho Batella Ribeiro.
O velório está marcado para ter início às 13 horas, no Salão dos Poetas Românticos na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio (Av. Presidente Wilson, 203, Castelo), e será aberto ao público. O enterro será no sábado 919) no mausoléu da ABL, no cemitério São João Batista, também no Rio.
Veja também
— Itaparica decreta luto de 3 dias
— Morte de João Ubaldo enlutece o País
MATÉRIA COMPLETA NO TRIBUNA DA BAHIA.