Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

O APELO

          Alguns amigos têm me perguntado sobre a minha fala na comemoração da CDL do Dia dos Pais na Churrascaria Recanto Gaúcho, quando ganhei o título de “Pai do Ano” dos comerciários. Na realidade o que fiz foi um apelo, aproveitando a presença de presidentes e diretores de entidades do comércio, indústria, turismo e afins. Dissemos na ocasião, que estamos todos parados, como se estivéssemos sofrendo de paralisia aguda, assistindo nossa cidade cada vez mais perdendo posições em relação a outras, principalmente no turismo e comércio. Não temos um Conselho Municipal de Turismo, ç Comitê do Projeto Orla não se reúne há mais de um ano; o Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus, também não se reúne, o Centro de Convenções não tem pauta para a baixa estação; e os hotéis e pousadas estão aí sofrendo com ocupação baixa e muitos deles à venda. Já fomos o terceiro polo turístico de Estado, atrás apenas de Salvador e Porto Seguro e hoje estamos em sexto ou sétimo. Fomos ultrapassados por Itacaré, Mata de São João, Camaçari, Lençóis. Morro de São Paulo e outros. Canavieiras está se preparando melhor do que Ilhéus. E nenhuma dessas cidades têm a nossa infraestrutura: aeroporto, porto internacional, o maior litoral do país, cultura e história. E já fomos a “Princesinha do Sul”.

O APELO  2

    Continuando, dissemos: não vamos esperar que a Prefeitura faça tudo. Para ela queremos que principalmente faça o seu dever de casa bem feito: ruas e passeios sem buracos, limpeza de ruas e praias, iluminação e segurança. Lembramos que uma cidade só é boa para o turista, se for boa para  cidadão.

Citamos alguns exemplos onde podemos atuar em benefício do Turismo e do Comércio da cidade. Temos o maior patrimônio ecoturístico da Região, a Lagoa Encantada com suas cachoeiras, corredeiras, ilhas flutuantes,  e a lenda de uma cidade submersa. Tudo o que o turista gostaria de ver, mas não existe acesso confiável. Vamos apelar para o Governo, vamos exigir o asfaltamento do acesso terrestre e uma solução para o acesso fluvial. Temos uma das maiores florestas urbanas do país, a Mata da Esperança e está lá: abandonada. Vamos mexer, para que ela se torne uma atração turística nacional! Nossa Estância Hidromineral de Olivença não existe mais; foi rebaixada a um simples bairro de Olivença. O Museu do Cacau está empacotado há mais de 30 anos no prédio do antigo Instituto de Cacau e  ninguém briga por sua reabertura. Vamos brigar! O potencial turístico do Rio do Engenho, com sua terceira capela rural mais antiga do Brasil, não está devidamente explorado. Vamos lutar, para melhorar!

O APELO  3

     Continuando, citamos que a Baía do Pontal está subutilizada. Poderíamos estar explorando o Turismo Náutico com competições de regatas, caiaques, wind-surf, stand-up, travessias a nado, etc. Que tal um se fizéssemos um projeto e conseguíssemos uma  verba federal ou estadual para corrigirmos essa omissão? Temos também o maior litoral brasileiro e não faltam verbas para o Turismo Náutico. Faltam projetos acompanhados da solicitação de verbas. Fomos eleitos “A Capital Baiana da Cultura”, e temos um Teatro fechado, um Museu fechado, uma Biblioteca idem. Que tal transformarmos a nossa fraca “Semana Jorge Amado de Cultura e Arte”, numa Semana Internacional, como fizeram Parati e a Chapada Diamantina, para recebermos turistas do mundo todo? Será necessário um projeto com equipe bastante capaz e depois a ampla divulgação do evento. Verbas não faltam no Ministério da Cultura; só projetos.

Terminei o apelo, dizendo que podemos fazer muito, entidades e cada um, para fazermos nossa cidade crescer: preparando projetos, abaixo-assinados, e-mails e telefonemas para as autoridades e políticos exigindo as obras necessárias para voltarmos a ser a “Princesinha do Sul”

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

       Neste domingo, 7 de setembro, vamos comemorar a data magna do Brasil: sua Independência  acontecida há 191 anos. O Desfile Cívico acontecerá na Avenida Soares Lopes, com início previsto para as 08h30. Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entidades e clubes de serviço participarão do evento, que tem como tema “Povo Brasileiro Construindo uma Nação “Brasil”. Espera-se que não aconteçam manifestações indesejáveis nem políticos se aproveitando desse momento especial.

B I T S  –  T U R

Está na hora de começarmos a divulgar nossas festas de passagem de ano *** Por enquanto somente tivemos notícia do Reveillon do Jardim Atlântico Resort *** Falta confirmar o Batuba Beach, Iate Clube e outros *** A divulgação é muito importante e deve ser feita pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura e a Setur principalmente nos polos emissores de turismo *** O Reveillon é uma das poucas datas em que os hotéis e pousadas conseguem sua maior taxa de ocupação *** Tem candidata fraca, querendo ser presidente do Brasil *** É uma que nem conseguiu realizar o seu sonho maior que era fundar um partido próprio *** E é contra o Porto Sul…