:: 14/out/2014 . 18:16
Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB)
Sapientíssimo Irmão Barbosa Nunes assume
Grão-Mestrado Geral
O Soberano Grão-Mestre Geral do GOB, irmão Marcos José da Silva, comunicou ao Sapientíssimo irmão Ademir Cândido, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa que estará ausente do país entre os dias 12 e 27 de outubro ficando no exercício da Soberania, o Grão-Mestre Geral Adjunto, Eurípedes Barbosa Nunes.
Informações: GOB
No site do GOEB
SAMU de Ilhéus terá reforço de mais duas ambulâncias
Acidentes com Unidades Avançadas de Atendimento prejudicaram serviços do SAMU, esta semana, mas a Secretaria de Saúde está ampliando a frota para reforçar o serviço de emergência para av população de Ilhéus.

O SAMU teve os seus serviços prejudicados, devido a ocorrência de dois graves acidentes no centro da cidade e na Rodovia Ilhéus Oliveça -foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 14.10.14
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ilhéus, que fica localizado na Avenida Litorânea Norte, no Bairro do Malhado, zona Norte da cidade, teve os seus serviços prejudicados, nos últimos dias, devido a ocorrência de dois graves acidentes no centro da cidade e na Rodovia Ilhéus/Olivença, envolvendo Unidades Avançadas de Atendimento. Desta forma, diz o secretário de Saúde, Antônio Ocké, durante este período os atendimentos sofreram prejuízos, mas já a partir da próxima quinta-feira, dia 16, o SAMU estará recebendo uma unidade que estava sendo recuperada na cidade de Jequié.
Mesmo com esta dificuldade causada pelos acidentes, salienta, a equipe formada por 78 profissionais, que trabalha 24 horas, em turnos estipulados, continua se esforçando em manter o mesmo ritmo de atendimento por este ser um serviço imprescindível no salvamento de vidas. Adianta Antônio Ocké, que além da unidade que chegará de Jequié, outras duas ambulâncias que estavam retidas, há quatro anos, na oficina Itarel, por problemas com a administração anterior, passam por processo de recuperação total, e devem ser resgatadas até a próxima terça-feira, dia 21, por força de decisão judicial. “Desta forma, a partir da próxima semana, vamos realizar os serviços com mais este importante reforço, o que vai melhorar o atendimento à população”, afirmou Antônio Ocké.
Ainda de acordo com o secretário, para que os funcionários possam contar com o necessário conforto nas suas instalações, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou investimentos para a reestruturação da sede, já tendo adquirido novos móveis, tanto para as áreas de descanso como para as de atendimento, “e, recentemente, todos eles foram beneficiados com novos uniformes e botas”.
Por fim, informa Antônio Ocké, que, também com a autorização do prefeito Jabes Ribeiro, já está sendo providenciado o início das obras de construção do SAMU Regional 24 Horas, que ficará localizado na Avenida Esperança, e, além dos atendimentos locais, também se responsabilizará pelas solicitações dos serviços nos municípios circunvizinhos. Para se ter uma idéia da importância do SAMU, somente no primeiro semestre deste ano, foram promovidos 6.217 atendimentos em Ilhéus.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
AS ORÍGENS E A HISTÓRIA DA MAÇONARIA – PARTE III

Ir.’. Everaldo
A MAÇONARIA MODERNA
O primeiro registro da palavra “maçom” na Idade Moderna foi feito pelo antiquário e rosa-cruz inglês Elias Ashmole (1617 – 1692) também muito interessado em química e plantas medicinais. Ashmole dedicou-se ao estudo da alquimia e em 1650 publicou o Fascículo Chemicus (sob o pseudônimo de James Hasholle), uma tradução inglesa de dois trabalhos alquímicos latinos. Em 1652 publicou sua melhor obra: Theatrum Chemicum Britannicum, uma compilação de poemas alquímicos em inglês com notas explicativas. Foi membro da Royal Society (1661).
Em 16 de outubro de 1646 Ashmole escreve em seu diário: “Fui feito maçom livre em Warrington, em Lancashire, por Henry Mainwaring (seu sogro), de Karincham, em Cheshire”. Ashmole manteve bom relacionamento com a Ordem, pois em 1682 ainda frequentava reuniões e anotou no diário que em 11 de março participou de um jantar na Mason’s Hall, em Londres.
Nesse período não havia rituais com graus sequenciais na Maçonaria, apenas duas cerimônias impulsionavam o maçom à sua inciação: a Recepção do Candidato e a Passagem do Aprendiz para o grau de Companheiro, aliás, preceitos baseados na Carta de York de 926dC.
A Moaçonaria Moderna surge em 24 de junho de 1717 (Dia de São João Batista). Nesse dia, quatro maçons londrinos que praticavam rituais elaborados (transcritos) por Elias Ashmole, se encontraram na cervejaria Goose & Gridiron de St. Paul, e criaram a Grande Loja da Inglaterra.
Três deles são eleitos grandes vigilantes. O quarto maçom, Anthony Sayer, não era pedreiro, mas era membro da Loja Apple Tree Tavern (hoje Fortitude and Old Cumberland N° 12) e foi empossado como grão-diretor sênior da Grande Loja da Inglaterra.
Durante um tempo a Grande Loja foi usada para o banquete anual das lojas londrinas. Em 1718 Anthony Sayer é sucedido por George Payne.
QUANDO SERÁ QUE O BRASIL VAI GANHAR ?
Torci muito pelo Brasil neste mês de outubro. Torci sozinho, em silêncio. Mudo e solitário, soube do resultado do primeiro jogo do Brasil, contra a Argentina, dia 11/10/2014, quando o Brasil venceu por 2 X 0.
Continuei torcendo. Não desanimei porque não me conformei com o que a imprensa internacional anunciava, acompanhando o desenrolar dos fatos com grande expectativa.
Em 14/10/2014, saiu o resultado de Brasil e Japão, que ganhamos pelo placar de 4 X 0. Neste mesmo lapso de tempo, a imprensa anunciou que só teríamos mais no ano que vem, pois em 2014 esgotara-se a premiação.
Senti-me frustrado, atingido em meu orgulho de brasileiro. Sacudi a cabeça e consolidei meu silêncio, cabisbaixo.
É que enquanto todos torciam pela seleção brasileira nos amistoso contra os times acima, com ampla repercussão pela imprensa, especialmente pela Rede Globo, anunciava-se em notas rápidas, lacônicas, o nome dos ganhadores do Prêmio Nobel neste ano de 2014.
Como ocorre todos os anos, nenhum brasileiro foi laureado com a premiação. Confesso que isto dói fundo em meu orgulho tupiniquim.
Não precisaria ser, necessariamente, nas categorias de Física, Química ou Medicina, áreas técnicas nas quais sempre tivemos notórias dificuldades. Mas poderíamos ganhar um Prêmio em Literatura, Economia ou, quem sabe, um Nobel da Paz. Sonhar não é proibido!
Itabunense coordena primeiro Campeonato Brasileiro de Kettlebell
João Rosário é presidente da Federação Brasileira da modalidade e técnico de atletas premiadas
Por Liliane Pólvora
O primeiro Campeonato Brasileiro de Kettlebell Lifting será realizado em São Paulo no próximo domingo (19). O evento, que é organizado pela Federação Brasileira de Kettlebell Lifting – FBKL, visa desenvolver o Kettlebell Sport no Brasil, promovendo a troca de experiências e cooperação entre os participantes.
O itabunense João Rosário, um dos organizadores do evento e atual presidente da FBKL, explica que a federação foi fundada com o objetivo de divulgar o kettelbell e organizar campeonatos de kettlebell lifting no país. Ele destaca ainda que os vencedores do primeiro campeonato estabelecerão o record oficial das provas no Brasil.
Rosário reside atualmente em Joinville, Santa Catarina, e é profissional de referência na modalidade no país, sendo o percursor do treino com kettlebell neste estado no ano de 2009. Como treinador, levará quatro atletas catarinenses para disputar o campeonato, duas delas são as atuais campeãs americanas de kettlebell. “Nicole Zaniz e Flávia Karolina foram campeãs americanas de Kettebell na prova Long Cycle, onde o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito até acima da cabeça, no USA Nationals 2014, realizado no mês de agosto em Nova Iorque”, explica.
A competição
Um peso no formato de uma bola de ferro com alça que possibilita a execução de movimentos específicos e que, segundo especialistas, melhora o condicionamento físico geral com ganho expressivo de força. Além do uso para fitness, o kettlebell lifting é uma modalidade esportiva com campeonatos mundiais organizados e atletas que fazem preparação específica para o esporte.
Zona Rural de Ilhéus terá construção de 200 unidades habitacionais
Encontra-se em fase avançada, o processo de liberação de recursos pela Caixa Econômica Federal para a construção de 200 unidades habitacionais na zona rural de Ilhéus. Desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades, o Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR) é um componente do Programa “Minha Casa, Minha Vida” e tem como objetivo melhorar as condições gerais de moradia no campo. O projeto faz parte do plano do prefeito Jabes Ribeiro de empreender o maior investimento de habitação popular da história do município. Na zona urbana, já estão contratadas a construção de mais de 4.200 unidades residenciais.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pesca (Seap), Sebastião Vivas, as unidades habitacionais serão construídas nas localidades rurais de Retiro, Urucutuca, Vila Campinhos, Sambaituba, Ribeira das Pedras, Assentamento Frei Vantuy, Projeto de Assentamento Bom Gosto e regiões de Itariri e São José. Ele acrescenta que o cadastramento das famílias beneficiadas, realizado pela própria Secretaria de Agricultura e Pesca, privilegiou pequenos agricultores, trabalhadores rurais, pescadores e ribeirinhos, entre outros representantes das comunidades rurais. “Quando fizemos a captação das famílias, atendendo sempre aos parâmetros definidos pelo PNHR, levamos em consideração o grau de precariedade das habitações”, explica o secretário.
INCOR – Instituto do Coração
NOTA À IMPRENSA |
||
INCOR – Instituto do Coração
|
||
|
BREVIÁRIO MAÇÔNICO
PROFANAR
Do latim pro, frente, e fanum, templo, significado o que está fora do templo; é a agressão às coisas que considerando sagradas. Um templo, antes de nele processarem-se os atos litúrgicos, é consagrado por meio de cerimônia específica pela autoridade maior maçônica. O recinto, mesmo desocupado, mantém os símbolos e as vibrações. Dentro do templo, encerrados os trabalhos, os maçons devem continuar em silêncio e respeito, até saírem pela ordem estabelecida, retirando-se em primeiro lugar o Venerável Mestre e depois, obedecida a ordem hierárquica, as demais luzes e oficiais, seguidos pelos mestres, companheiros e aprendizes. O templo poderá ser usado para assuntos “paramaçônicos” ou profanos, porém mantido o respeito. Nenhuma reunião poderá prescindir da presença do representante da Loja, que será o guardião da veneração. O maçom possui seu templo interior, obviamente consagrado, onde os atos litúrgicos repetem-se com mais amplitude e energia. Consciente disso, o corpo humano passa a ser sagrado, merecendo todo o respeito; a mente da maçom, consagrado ao Grande Arquiteto do Universo, estará dominado todo momento e assim, o comportamento social, familiar e místico terá a sublimidade inata à condição espiritual maçônica. Em todas as religiões, o corpo do homem é templo de Deus.
RIZZARDO DA CAMINO
—
Enviado por Enault Freitas.
No GOTAS DE PAZ
A luz de um novo dia
A luz de um novo dia nos dá a certeza de que podemos continuar caminhando e buscando nossos objetivos, se ontem o que programamos não conseguimos concretizar hoje teremos uma nova oportunidade para refazer as forças erguer a cabeça e seguir em frente. Lembremos que há sempre um novo dia para continuarmos sonhando e buscando o que almejamos, mas o desistir porque ontem não deu certo não é postura daquele que está nesta existência para superar mazelas e realmente concretizar sonhos em conquistas sólidas. Sigamos adiante a cada nova luz do dia porque esta luz existe para nos aquecer a alma e revigorar nossas forças e desta forma podermos seguir em busca da melhora moral e espiritual. Tenhamos a fé em dias melhores e a coragem pois só assim nos tornaremos melhores, lutando sempre sem esmorecer jamais.
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/mensagem.asp?MsgID=2747&Msg=A%20luz%20de%20um%20novo%20dia&utm_source=Mensagem+14%2F10%2F2014&utm_medium=email&utm_campaign=Mensagem+14%2F10%2F2014
- 1