:: 24/out/2014 . 20:15
Para não passar em branco
Caro Leitor,
Desde a criação do R2CPRESS a gente passa ao largo de campanhas. É bem verdade que algumas vezes a gente deixa passar alguma coisa por estar dentro de textos de colaboradores. A gente não entra em debates, não lança (mesmo se for pago) santinhos, mensagens etc.
Você deve ser um militante novo, cheio de gás mas que usa de certa agressividade nas suas colocações. Não sei qual foi ou é seu espelho. Esse caminho não vai te levar para trilhas seguras.
Propositadamente não vou dizer quem é essa figura do vídeo. Posso te dizer que ele tem larga experiência nesse contexto principalmente por “conhecer” os atores tão aplaudido por você, leitor (?).
Tenho certeza que você dirá que o cara está completamente errado ou que ele é “daszelite”… rs
Querendo para, pelo menos, avaliar o currículo eu te digo rsrsrsrs
—
O Brasil está em estado terminal, tornando-se um tipo de Venezuela. E você, cego, permitirá?
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE

1) HOMENAGEM AO MAIS ANTIGO FRENQUENTADOR DO BAR VESÚVIO.
2) MAÇONARIA EM DESTAQUE (1).
3) CURSO DE GESTÃO SINDICAL.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.
Saúde mental e espiritualidade
Paiva Netto

Paiva Netto
Importante estudo do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, denominado “Transtornos mentais em megacidades”, apontou que 30% dos casos investigados de moradores da capital paulista e região metropolitana apresentaram algum tipo de transtorno psiquiátrico nos 12 meses anteriores à entrevista. Expressivo número que merece a atenção de todos.
Todavia, outra perspectiva nos leva a considerar que parte dessas ocorrências pode estar erroneamente catalogada como distúrbio. Há de se verificar também o conjunto de naturais manifestações de uma sensitividade espiritual malconduzida, necessitada de equilíbrio e de orientação específica.
O programa Conexão Jesus, da Boa Vontade TV (canal 20 da SKY), conversou com um especialista no assunto. Trata-se do dr. Júlio Peres, psicólogo clínico, doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP, com pós-doutorado no Centro para a Espiritualidade e a Mente da Universidade da Pensilvânia/EUA e pós-doutorado em radiologia clínica pela Unifesp. Declarou ele aos telespectadores: “Há uma linha de pesquisa muito importante — e nós gostamos muito desse tema, estamos trabalhando nesse sentido — que visa justamente ao diagnóstico diferencial entre uma crise espiritual envolvendo mediunidade, a conexão com Espíritos, Espiritualidade, e um episódio psicótico, um transtorno psiquiátrico. É muito importante que possamos reconhecer que uma condição é distinta da outra, porque, se o indivíduo estiver tendo uma manifestação mediúnica, uma crise espiritual, não necessariamente ele manifestará um episódio psicótico, psiquiátrico. No entanto, se for medicado nessas condições, ele pode criar uma história, uma linha de futuro psiquiátrica. Contudo, se o indivíduo estiver de fato tendo um episódio psicótico e não for medicado, o sofrimento se exacerba. Então, é fundamental que nós, profissionais da saúde, identifiquemos quais são os diferenciais para esse diagnóstico”.
Prefeito de Ilhéus desapropria área para sede da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis
No local será instalada a sede da Cooperativa, onde deverá ser construído um galpão para armazenamento, triagem e comercialização da coleta seletiva de resíduos na produzida Zona Sul e, futuramente, em outras regiões da cidade.
Durante reunião realizada com a participação de representantes do Ministério Público e da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa), o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou o Decreto 060/14 e autorizou a desapropriação de uma área – declarada de utilidade pública – localizada à margem direita da Rodovia Pontal – Buerarema. A finalidade do ato será a doação da referida área para a instalação da sede da Cooperativa, onde deverá ser construído um galpão para armazenamento, triagem e comercialização da coleta seletiva de resíduos na produzida Zona Sul e, futuramente, em outras regiões da cidade.
O ato, realizado no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, contou com a presença do promotor público Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, da presidente da Coolimpa, Daisemeire da Silva Souza, do vereador Roque do Sesp, e dos secretários municipais de Administração, Meio Ambiente e Urbanismo e de Comunicação Social, respectivamente, Ricardo Machado, Antonio Vieira e Valério de Magalhães, além do representante da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ednaldo Azevedo.
Na oportunidade, o prefeito de Ilhéus afirmou que o ato ratifica o permanente compromisso do governo municipal em apoiar as iniciativas comunitárias que contribuam para a conservação sócio-ambiental. E lembrou que, ainda como candidato ao cargo, em setembro de 2012, assinou um termo de compromisso com a COOLIMPA para auxiliar a estruturar as cooperativas e fomentar a atuação dos catadores, no sentido de apoiar a coleta seletiva no Município.
Em setembro deste ano, a Coolimpa solicitou, através de processo administrativo, a desapropriação de uma área na Zona Sul para implantar um galpão, com a finalidade de instalar máquinas para dinamizar a produção da entidade. No ato, o prefeito destacou a atuação efetiva do promotor Paulo Eduardo Figueiredo no apoio à cooperativa e em outras ações de apoio a medidas de conservação ambiental.
Diante do contexto, o prefeito ordenou imediatamente a Secretaria de Administração para estudar e viabilizar a escolha de uma área, dentro dos limites financeiros do Município, em acordo com a COOLIMPA e o MPE. O local escolhido mede 5.183,80 metros quadrados, situado na estrada do Couto.
A PRESENÇA DA MAÇONARIA NO BRASIL-PARTE I

Ir.’. Everaldo
Teriam sido as idéias liberais trazidas pela Revolução Francesa indiretamente responsáveis pela introdução da doutrina maçônica no Brasil? À partir de agora abordaremos a presença da Maçonaria por trás dos mais diversos momentos de nossa história, da independência à abertura política dos anos 80.
A Maçonaria está presente em nossa história desde o tempo do Brasil Colônia, tendo sido incorporada, a princípio, por alguns revolucionários da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana no final do século XVIII. Sua força política se fez sentir quando ela assumiu os ideais do liberalismo anticolonialista, posição avançada que sustentou os movimentos que levaram à independência do Brasil. Na medida em que o Estado Brasileiro ia se consolidando, sua influência cresceu a olhos vistos. Tanto que a história do Brasil Império se confunde com a história da própria Maçonaria, que absorveu não só os Andradas do Primeiro Reinado como também as principais lideranças do Segundo.
Apesar de só ter ganho sua primeira obediência em 1822, a Maçonaria brasileira teve início em 1797, com a Loja Cavaleiros da Luz, criada no povoado de Barra, em Salvador, Bahia. A capital da colônia, no entanto, só abraçaria o movimento em 1800-1801, quando maçons portugueses fundaram no Rio de Janeiro a Loja União, que mais tarde passou a ser chamada de Reunião pelo fato de outros maçons a ela terem se filiado.
Com o passar desses primeiros anos do século XIX, o movimento só fazia crescer. Em 1802, foi instalada na Bahia a Loja Virtude e Razão (que ressurgiria em 3 de março de 1807 como Loja Virtude e Razão Restaurada), da qual saíram, em 1807, a Loja Humanidade e, em 1813, a Loja União. Em 1809, o Príncipe Regente D. João recebeu uma longa lista de nomes de maçons para serem presos, e reagiu dizendo que “foram estes que me salvaram”. Mas não havia dúvidas de que o movimento Maçônico no Brasil estava cada vez mais envolvido com causas políticas, insurreições e revoltas, o que irritava bastante Portugal.
Em 1809, foi fundada uma loja em Pernambuco da qual fizeram parte os padres Miguel Joaquim de Almeida e Castro, João Ribeiro Peixoto e Luiz José Cavalcante Lins. Esta Loja já tinha intenções puramente políticas. Tal ideologia se disseminou com tanta força na região que, em 1816, já havia uma Grande Loja Provincial reunindo as Lojas Pernambuco do Oriente, Pernambuco do Ocidente, Restauração e Patriotismo e Guatimozim. A Loja Distintiva, fundada em São Gonçalo (RJ) em 1812, por sua vez, era explicitamente republicana e revolucionária. Esta valia-se de sinais, toques e palavras diferentes das outras Lojas, e tinha como emblema um índio vendado e preso com grilhões. Denunciada, ela logo acabou sendo dissolvida. Seus arquivos, posteriormente, foram lançados ao mar, na altura da ilha dos Ratos.
Novos rumos
Eventos da saúde movimentam o centro de Ilhéus
Serviços odontológicos e exames de HIV e sífilis foram oferecidos nesta sexta-feira, dia 24, pela Secretaria de Saúde, atraindo um bom público mesmo num dia chuvoso.
Mesmo com o tempo chuvoso, os dois eventos promovidos pela Secretaria de Saúde de Ilhéus, nesta sexta-feira, dia 24, atraiu a atenção de várias pessoas que aproveitaram a oportunidade de usufruírem de serviços odontológicos e também para tomar conhecimento sobre as formas de evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Nos stands armados na Praça J.J. Seabra, como parte de celebração ao Dia do Dentista, e na Rua Jorge Amado, em atenção ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, os atendimentos começaram a acontecer às 8 horas da manhã, estendendo-se até às 17 horas, conforme afirmou o secretário Antônio Ocké.
Na Praça J.J. Seabra, o Sr. Miguel Souza, 61 anos, aguardava a sua vez de ser atendido pela equipe do Odontomóvel – uma unidade móvel de odontologia-, e disse que “mesmo com o tempo ruim, não poderia perder esta oportunidade de tratar dos dentes, e ainda mais sendo gratuito”, afirmou. Quem também estava com uma ficha para atendimento era o Sr. Carlos Silva Brito, 58 anos, que declarou não ter tido conhecimento da realização desse evento, “mas como eu precisei vir ao Centro da cidade, aqui chegando fiquei sabendo, e, lógico que aproveitei essa chance para ser atendido por um dentista”.
Além dos tratamentos dentários, no mesmo local também estavam sendo oferecidos outros serviços, como orientações, pré-diagnósticos, assim como palestras abordando a prevenção à saúde bucal, principalmente sobre as doenças que atingem a gengiva e a forma correta de se escovar os dentes para se prevenir contra as cáries. De acordo com Antônio Ocké, a estimativa era de se promover aproximadamente 80 atendimentos durante todo o dia, e todos os casos em que o especialista dentário notar que há a necessidade de se realizar um diagnóstico mais criterioso, essas pessoas serão encaminhadas para continuarem com o tratamento em um dos postos de saúde do município.
Testes rápidos de HIV e sífilis – Quanto aos serviços oferecidos na Rua Jorge Amado, a coordenadora municipal de DST/HIV/AIDS, Katiussa Vesper, diz que estavam sendo oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis, e a procura, mesmo com o tempo chuvoso, estava acima da expectativa, com muitas pessoas dispostas a realizar os exames. A senhora Alcione Bastos, 42 anos, disse que “sempre é preciso cuidar de si própria, e, além do mais, aqui tudo é de forma gratuita”.
Ainda de acordo com a coordenadora, muitos jovens também se mostravam interessados, e, além de realizarem exames, também levavam preservativos e material informativo que foram distribuídos. Também, durante todo o dia estavam, previstas a realização de palestras com a finalidade de orientar as pessoas sobre as formas de se prevenirem contra as doenças sexualmente transmissíveis, “e, somente com esses cuidados poderemos evitar os contágios e preservamos a nossa saúde e vida”, afirmou Katiussa.
TRT determina desligamento dos servidores afastados pelo Decreto 06/13 em Ilhéus
Conforme informação do Procurador Geral do Município, Otávio Augustus Carmo, com essa decisão, a Justiça do Trabalho legitima o desligamento dos servidores listados no Decreto Municipal 06/2013.
Nesta quinta-feira, dia 23, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) deu provimento ao recurso interposto pelo Município de Ilhéus, e reformou a sentença da Primeira Vara do Trabalho, julgando improcedente a ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na qual fora declarada a nulidade do decreto municipal 06/13, que determinou o desligamento dos servidores concursados, que foram contratados nos últimos seis meses de 2012, quando já havia ultrapassado o limite dos gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Conforme informação do Procurador Geral do Município, Otávio Augustus Carmo, com essa decisão, a Justiça do Trabalho legitima o desligamento dos servidores listados no Decreto Municipal 06/2013, “ato praticado dentro das medidas que foram – e estão sendo – adotadas para o cumprimento da exigência constitucional que determina os limites dos índices com gastos com a folha de pagamento de pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal“.
Cineclube especial mês das crianças integra alunos da ACEAI e familiares
Ao longo do mês de outubro, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) vem realizando a edição especial do mês das crianças do Cineclube Équio Reis, naAssociação Centro Educacional de Ação Integrada (ACEAI) Nossa Senhora da Vitória. As atividades acontecem às segundas-feiras e, além dos curtas-metragens, os atores Genícia Barbosa e Ed Paixão transformam-se em palhaços que deixam as sessões ainda mais animadas. No próximo dia 31, a partir das 18 horas, serão exibidos quatro novos vídeos.
O Cineclube Équio Reis é uma iniciativa gratuita, executada em parceria com a ACEAI, que cede e organiza o espaço, faz a divulgação entre o público local e garante a pipoca e o suco das sessões. Para a presidente da entidade, Elinalva Barros, esta edição do projeto ainda está ajudando na integração entre os alunos e seus familiares e deixando mensagens positivas. “Os pais e as mães estão acompanhando seus filhos e participando das brincadeiras. Além de divertir, os vídeos têm abordado temas importantes, como autoconfiança, valorização e respeito à família”, afirmou.
No próximo mês, o Cineclube Équio Reis retorna à Tenda Teatro Popular de Ilhéus, sempre com exibições abertas ao público. Como o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em novembro, a seleção de vídeos terá a colaboração do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze. Em breve, a programação estará disponível no blog www.teatropopulardeilheus.blogspot.com.br.
Teodorico Majestade sábado
Depois de temporada em Salvador, onde passou pelos palcos do Teatro Castro Alves e Espaço Xisto Bahia, a sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito estará de volta à Tenda TPI no próximo sábado (25), às 20 horas. As entradas custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI – programa de fidelidade do espaço cultural. A classificação indicativa é 14 anos.
ILHÉUS / 68ª CIPM
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO)
BREVIÁRIO MAÇÔNICO
O PRUMO
Trata-se de um instrumento indispensável na construção (alvenaria ou artefatos diversos de pedra, madeira, plásticos etc.), uma vez que a verticalidade da obra é que lhe dá a estabilidade; um muro fora de Prumo terá a tendência de ruir. Na vida, devemos construir dentro do Prumo; qualquer desvio será prejudicial, em todos os sentidos, inclusive o moral, Jeová dissera: “Eis que porei um Prumo entre meu povo”; logo, não erraremos em afirmar que na vida é a representação divina; um instrumento que nos faz cumprir a trajetória a nós determinada; somos livres, sim, porém enquanto manejamos o Nível e o Prumo, que são condições para vencer qualquer obstáculo e contornar qualquer empecilho. O Prumo caracteriza a função do Primeiro Vigilante; é ele que o usará para nos corrigir durante a jornada encetada. O maçom que titubeia quanto ao uso do Prumo deve buscar o seu Vigilante e com ele aconselhar-se para que haja equilíbrio e retidão em sua obra. O Prumo pode ser manejado por nós, como pode alguém manejá-lo em nós; se o usarmos adequadamente, será dispensado o auxílio de quem tem o dever de nos “aprumar”.
RIZZARDO DA CAMINO
—
Enviado por Enault Freitas.
Barracos irregulares são retirados de área de Marinha
De acordo com o chefe de Fiscalização Ambiental da Sema, Paulo Fonseca, estas ações são preventivas e reguladoras, e contam sempre com a parceria de órgãos fiscalizadores do município, a exemplo da Delegacia de Polícia Ambiental (DPA) e da Companhia de Polícia Ambiental (Cipa).
No sentido de assegurar o ordenamento urbano, agentes do Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) retiraram, na manhã desta sexta-feira, dia 24, barracos que foram construídos em área de propriedade da Marinha, localizada na Praia do Sul. Ainda, o setor está intensificando as ações de controle e combate à poluição sonora, além de conscientizar a população para evitar transtornos no que tange a ocupações irregulares.
De acordo com o chefe de Fiscalização Ambiental da Sema, Paulo Fonseca, estas ações são preventivas e reguladoras, e contam sempre com a parceria de órgãos fiscalizadores do município, a exemplo da Delegacia de Polícia Ambiental (DPA) e da Companhia de Polícia Ambiental (Cipa). “Além destas atividades, dentro da nossa estrutura organizacional desenvolvemos ainda programas de educação ambiental. Com relação ao controle da poluição sonora em Ilhéus, intensificamos estas atividades principalmente nos finais de semana”, enfatizou Fonseca.
Paulo Fonseca afirmou que o monitoramento da poluição sonora produzida por carros de som, veículos automotores, propagandas em estabelecimentos comerciais, igrejas, academias e serralherias está sendo acompanhado. “Já os eventos realizados sem a devida autorização da atual gestão são embargados”, informou.
Segundo o chefe do departamento de fiscalização, outras ações desenvolvidas pela Sema no sentido de promover a organização urbana do município são a fiscalização nas áreas de proteção e preservação ambiental e desocupação (APP); fiscalização de condicionantes das licenças expedidas aos empreendimentos do nosso município; retirada dos ambulantes dos logradouros públicos do município; e inspeção do uso e ocupação do solo. As multas e apreensões acontecem porque ocorre em muitos casos a reincidência por parte dos infratores.