:: 28/out/2014 . 23:32
Rui e Wagner anunciam grupo técnico de transição nessa quarta-feira
O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT) e o atual governador, Jaques Wagner(PT), anunciam nesta quarta-feira(29), o grupo técnico de transição. Os nomes serão divulgados em coletiva de imprensa, às 13:30h, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O grupo será coordenado pelo atual secretário da Fazenda, Manoel Vitório.
Últimos dias para inscrições no 8º Campeonato Mundial de Karatê WKO de Curitiba
Convite Missa Outubro Rosa
Faculdade de Ilhéus assina convênio com a OAB de Itabuna
Na última sexta-feira, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – secção Itabuna, Andirlei Nascimento Silva, assinou termo de convênio com o diretor geral da Faculdade de Ilhéus, professor Almir Milanesi, com o objetivo de facilitar o acesso dos associados – e seus familiares – aos cursos de graduação oferecidos pela instituição de ensino, mediante desconto. O ato foi realizado na sede da Faculdade.

O diretor Almir Milanesi entrega cópia do convênio assinado ao presidente da OAB Itabuna, Andirlei Nascimento Silva, na presença do tesoureiro da Ordem, Ariovaldo Santos Barboza
Para obtenção de desconto incidente sobre o valor das mensalidades de todos os cursos de graduação, o associado deverá preencher todos os requisitos legais e acadêmicos, necessários e inerentes à matricula no curso almejado. O acordo é extensivo aos dependentes diretos, quais sejam, cônjuge e filhos e começa a viger neste semestre. Vale ressaltar que a perda da condição de associado ou dependente da Ordem dos Advogados do Brasil-Itabuna acarretará a perda imediata do direito ao desconto.
ILHÉUS / TAXI
Seja um passageiro99
Seplan capacita técnicos para elaboração de Plano Plurianual (PPA) nos municípios
Durante o mês de novembro será realizado o terceiro módulo do curso de capacitação para elaboração dos Planos Plurianuais (PPA) Municipais. O público alvo são servidores públicos dos municípios ou trabalhadores de consórcios públicos que atuam e/ou têm experiência em planejamento e orçamento público. O cronograma prevê a realização do curso em oito municípios baianos. A abertura será entre os dias 3 e 7 de novembro, nos municípios de Barreiras e de Seabra, com aulas das 8h30 às 18h.
O Módulo III será dedicado ao tema “Elaboração de Indicadores para Monitoramento e Avaliação”. A coordenação é da Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), União dos Municípios da Bahia (UPB), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
“A realização do Módulo III é o terceiro passo para a constituição de uma Rede Estadual de Planejamento no Estado da Bahia, onde estado e municípios serão partícipes”, observa a diretora de Planejamento Social da Superintendência de Planejamento Estratégico (SPE) da Seplan, Cláudia Monteiro Fernandes. Ela explica que este curso é a etapa final de um processo formativo de três módulos e terá 40 horas de aulas presenciais, sem custos de inscrição para os entes participantes.
As inscrições devem ser feitas com o preenchimento da ficha eletrônica disponível no site do Curso PPA-M (www.seplan.ba.gov.br/ppa_municipal), no link “Como Participar”. A inscrição só será confirmada se estiver acompanhada de ofício emitido pela prefeitura na qual trabalha o participante do curso e assinado pelo prefeito ou chefe imediato. Os ofícios devem ser enviados para o e-mail ppam@seplan.ba.gov.br.
OBJETIVO
Ilhéus é destaque na 6ª rodada do campeonato baiano de basquete 2014
A equipe conta com os reforços Edinei Bacelar, que jogou o metropolitano, em São Paulo/Valinhos e Daniel Albuquerque, ex-atleta da Uniara, também de São Paulo.

Edinei Bacelar, que jogou o metropolitano, em São PauloValinhos, é dos reforços da equipe ilheense (Secom – Ilhéus) Foto Divulgação.
A seleção de Ilhéus de basquetebol, categoria adulto masculino, é um dos destaques da 6ª rodada do segundo circuito do campeonato baiano 2014. Ao vencer no último dia 28, no ginásio Herval Soledade, o selecionado de Teixeira de Freitas, por 58×42, joga nesta sexta-feira, dia 31, contra a seleção de Eunápolis, no extremo-sul do estado. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus, através da Diretoria de Esportes.
Roberto Andrade, titular da pasta, informou que a equipe de Ilhéus está bem no seu grupo, a chave C. “Contamos com os reforços dos atletas Edinei Bacelar, que jogou o metropolitano, em São Paulo/Valinhos e Daniel Albuquerque, ex-atleta da Uniara, também de São Paulo, que foram contratados pela empresa DMR”, ressaltou.
Ainda de acordo Roberto Andrade, o campeonato baiano 2014 é promovido pela Federação Bahiana de Basquetebol e o evento tem a participação de times do interior do Estado. Após o jogo desta sexta-feira, a equipe ilheense volta a se confrontar com a seleção do município de Teixeira de Freitas, possivelmente na próxima semana.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
I CACAU OPEN TÊNIS ACONTECERÁ NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA EM ILHÉUS
Acontecerá nos dias 31 de novembro ,1 e 2 de dezembro o I OPEN TÊNIS promovido pela Academia ETTENIS de Ilhéus.A abertura será com uma gincana infantil no dia 31 a partir das 14 horas na quadra da academia, localizada no Clube Social de Ilhéus e os demais dias as disputas por categorias e classes serão no Hotel Jardim Atlântico a partir das 8 horas.
O evento reunirá tenistas locais e de cidades da região como Itabuna ,Itapetinga,Jequié e Vitória da Conquista.Segundo o organizador do evento, Profº Erich Thaens, o objetivo do torneio é promover a prática esportiva,divulgar o tênis e o intercâmbio entre os competidores.
O nome do torneio homenageia o fruto da região que por muitos anos foi nossa maior riqueza.
Inscrições até 30/10.
Maiores informações pelos telefones: (73) 99817090/32311475.
Entrada: 1 kg de arroz ou feijão em prol do Abrigo São Vicente de Paula.
Recadastramento atualiza dados econômicos das empresas de Ilhéus
A proposta é atualizar a base do cadastro econômico e Ilhéus, a partir do levantamento de inúmeras informações. Iniciado no centro da cidade e previsto para ser concluído até o final de dezembro, O trabalho é realizado pela equipe de fiscalização de tributos do município.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) está realizando o recadastramento econômico das empresas sediadas no município (comércio, indústria e prestadoras de serviço), com o objetivo de atualizar dados, a partir do levantamento de inúmeras informações. O trabalho, realizado pela equipe de fiscalização de tributos do órgão, teve início no último dia 20, pelos empreendimentos localizados no centro da cidade, e está previsto para ser concluído até o final de dezembro.
De acordo com o gerente de Administração Tributária da Sefaz, Fernando Fernandes Filho, entre os dados coletados pelas equipes de recadastramento, destacam-se a razão social, o nome fantasia e o endereço correto do estabelecimento. “É um trabalho que visa aproximar o poder público das empresas instaladas no município com objetivo de facilitar a comunicação da administração com as empresas”, explica Fernando Fernandes Filho.
Fernando Fernandes Filho ressalta que o trabalho de atualização cadastral das empresas do município não era realizado há cerca de cinco anos, o que contribuiu para a defasagem dos dados. O gerente de Administração Tributária da Prefeitura de Ilhéus informa ainda que, para retirar eventuais dúvidas, o contribuinte deverá comparecer ao primeiro andar do Anexo Único de Secretarias, na Rua Santos Dumont, Centro, ou ligar para telefone de contato de número (73) 3234-3544.
Recadastramento imobiliário – No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Ilhéus, em parceria com Instituto Federal da Bahia (IFBA), iniciou o recadastramento imobiliário urbano do município. O trabalho, em andamento, tem por objetivo central a atualização dos dados dos imóveis, incluindo informações variadas como proprietários e endereços (ruas e números).
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
AS CALÇADAS DE ILHÉUS
Fala-se muito em acessibilidade e em segurança dos pedestres, e em Ilhéus logo vem à tona a baixíssima qualidade e a péssima conservação das nossas calçadas. As fotos são da zona central da nossa cidade e mostram o triste estado em que algumas delas se encontram; isto onde elas existem, pois em alguns lugares, principalmente nos bairros periféricos, calçadas, em muitos casos, inexistem.
Se pessoas sem qualquer dificuldade de locomoção sofrem nestas calçadas, fico imaginando o que passam os idosos, cegos e etc.
Daí emerge uma interrogação. De quem é a responsabilidade pela execução e manutenção das calçadas? Do município, ou dos proprietários dos imóveis?
Seja de quem for a responsabilidade, e aí os nossos juristas devem se pronunciar, é imperioso que algo seja feito e com muita urgência.
Se é do município, que os nossos gestores, dentro do planejamento municipal e de acordo com as nossas disponibilidades financeiras, façam um Plano de Recuperação de Calçadas, até pensando no estabelecimento de uma padronização, e coloquem imediatamente em prática. Se a responsabilidade é dos munícipes, que a Prefeitura, a princípio faça um chamamento para que as calçadas sejam reformadas, e caso esta medida não provoque os efeitos desejados, que medidas punitivas e judiciais cabíveis sejam tomadas.
As nossas calçadas, dentro do possível, devem embelezar a nossa cidade e principalmente garantir o direito de ir e vir, com segurança, à nossa população e aos nossos visitantes.
Carlos Mascarenhas
A hora é esta!
Saúde de Ilhéus amplia ações da Vigilância Sanitária
O secretário Antônio Ocké explica que para otimizar as atividades de controle da qualidade dos alimentos e dos serviços a eles relacionados, estão sendo realizadas diversas estratégias como, por exemplo, fiscalizações em estabelecimentos do setor, incluindo inspeções noturnas.
O setor de Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está intensificando as atividades de controle da qualidade dos alimentos e dos serviços a eles relacionados, tendo em vista a preservação e promoção da saúde da população de todo o município de Ilhéus. Uma das medidas utilizada é a inspeção sanitária nos estabelecimentos, tendo como objetivo eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde do consumidor, prioritariamente, através da educação sanitária.
Neste sentido, o secretário Antônio Ocké explica que para otimizar as ações, estão sendo realizadas diversas estratégias como, por exemplo, fiscalizações em estabelecimentos do setor, incluindo inspeções noturnas, realizadas inicialmente no Bairro Pontal e no centro da cidade. Nesta semana, as atividades estão ocorrendo no Bairro do Banco da Vitória, em mercados de grande porte; drogarias; estabelecimentos de saúde; academias de ginástica, e ainda todos os estabelecimentos de ensino.
Com a proximidade do verão, quando o município recebe anualmente um grande número de turistas, o secretário afirma que se faz preciso acelerar as ações da Visa. Segundo Antônio Ocké, o impacto positivo das ações da vigilância já pode ser observado em diversas segmentos, como, por exemplo, na aquisição de hábitos higiênicos sanitários adequados nos estabelecimentos fiscalizados do município e a reabertura de empreendimentos interditados após as adequações necessárias.
As ações da Visa consistem em vistorias, notificações, em caso de identificação de alguma irregularidade, chagando até a interrupção do funcionamento do estabelecimento em casa de permanência na infração. No inicio deste mês de outubro, por exemplo, o setor suspendeu as atividades de três farmácias no centro da cidade até que fossem cumpridas as normas previstas pela vigilância sanitária.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)