:: 30/out/2014 . 19:57
PISEAGRAMA LANÇA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLABORATIVO
Primeira revista sobre espaços públicos no Brasil completa três anos, lança número sobre agricultura e meio ambiente e inicia campanha no Catarse.
PISEAGRAMA é uma revista sobre espaços públicos: existentes, urgentes e imaginários.
Semestral, a revista articula e reúne as artes, a política e a vida cotidiana, publicando boas histórias, ensaios críticos, jornalismo literário, proposições e práticas espaciais, para discutir nossas cidades, sua relação com o meio ambiente, a maneira como vivemos e nos relacionamos.
Financiamento colaborativo: um novo modelo de viabilidade
Apesar dos centros urbanos estarem cada vez mais em pauta, não há, no país, nenhuma outra revista inteiramente dedicada aos espaços públicos, à relação que estabelecemos entre urbanidade e recursos naturais e, de forma mais ampla, à vida compartilhada na cidade. “A reflexão sobre o espaço público costuma ficar restrita às ciências sociais, ao urbanismo e às reclamações cidadãs nos cadernos sobre cidades dos jornais locais, o que talvez diga algo sobre a falta de imaginação com que são produzidas e geridas as cidades no Brasil”, afirmam os editores em sua página no Catarse, mecanismo de financiamento colaborativo que vem tornando possíveis muitos projetos culturais pelo Brasil.
“Acreditamos estar preparados para dar um salto e continuar a revista em estreita relação com os leitores”, afirma Roberto Andrés, professor de arquitetura na UFMG e um dos editores da revista. A proposta é simples: o apoiador é mais que um simples apoiador. Ele se torna assinante, recebendo as duas próximas edições em casa com 20% de desconto. “Foi a maneira que encontramos não só para viabilizar a revista, mas também para consolidar uma rede de leitores que garantam nossa existência a médio prazo”, explica Fernanda Regaldo, também editora. Muito mais do que recursos, a campanha no Catarse gera o público necessário para que a publicação aconteça e possa seguir adiante.
Cultivo: a cidade o meio ambiente
CENTRO MÉDICO DE ILHÉUS / RETRATAÇÃO PÚBLICA
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
SOU VASCAÍNO
Aos meus amigos vascaínos!
E toda galera ilheense!
A nossa amiga DANI SENA, bela ilheense, empresária da moda e candidata ao título de MUSA DO VASCO.
Os vascaínos que quiserem apoiar a Dani é só entrar no face e votar no seu nome.
Com certeza vai ser uma representante à altura da tradição vascaína.
No próximo domingo estará se apresentando no programa Domingo Legal do SBT.
ZÉCARLOS JUNIOR
Cabarés dos anos 30 são tema do novo espetáculo de Sôanne Marry
A Cia. de Dança Sôanne Marry traz a atmosfera sensual e boêmia dos cabarés da década de 1930, em seu novo espetáculoMaria Moçoila. A estreia está marcada para as 20 horas do próximo dia 21 de novembro, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus. No dia 22, o musical será reapresentado no mesmo horário. Segundo a diretora e coreógrafa Sôanne Marry, o musical recria o glamour das noites de um bordel, através de coreografias de balé moderno.
A inspiração para Maria Moçoila veio das biografias de Noel Rosa, Dalva de Oliveira, Nelson Gonçalves entre outros cantores e músicos que misturavam romantismo e boemia. Outra base para o espetáculo foi o filme L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância do diretor francês Bertrand Bonello. “O musical mescla ficção e realidade, o antigo e o contemporâneo, retratando o cotidiano das ninfetas”, adianta a diretora.
Entre coreografias românticas e sensuais, Maria Moçoila revela ainda os amores da casa de tolerância, onde alguns homens se apaixonam, enquanto outros se tornam viciosamente dependentes. O musical ainda mostra como as garotas chegam tímidas e logo aprendem o ofício, dividindo seus segredos, medos e dores.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
|
||||
|
||||
|
Plano Estadual de Cultura será votado na próxima terça, dia 04, na Assembleia Legislativa da Bahia
Prefeito de Ilhéus destaca conclusão do novo código tributário
A modernização do código corresponde a uma medida administrativa voltada para cumprir as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o gestor, a ação inclui a atualização de valores e a elaboração de uma nova planta genérica do município.
O prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado do vice, Carlos Machado (Caca Machado), destacou a conclusão do projeto do novo código tributário do município, que deverá ser encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores, a partir da próxima semana. A informação foi concedida durante entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira, dia 30, na sala de reunião do Palácio Paranaguá, quando o gestor falou também sobre o resultado das eleições, importância da exclusão de Ilhéus do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) e sobre os processos de apuração de irregularidades no Bolsa Família.
Conforme ressaltou Jabes Ribeiro, a atualização do código tributário corresponde a uma medida administrativa voltada para cumprir as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o gestor, o projeto inclui a atualização de valores e a elaboração de uma nova planta genérica. “O novo código não pretende ser abusivo; vamos atualizá-lo, modernizá-lo e torná-lo mais próximo da realidade de Ilhéus” frisou.
Inema identifica praias com boas condições de balneabilidade em Ilhéus
O diagnóstico das condições de balneabilidade das praias do município sempre é feito por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema)
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) informa que as praias de Olivença, Ponta da Tulha, Avenida, Cristo, Milionários, da Concha e as praias do Sul apresentam boas condições de balneabilidade neste final de semana. Ainda, o órgão orienta que banhistas evitem as praias da Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), Marciano (proximidades do bar litrão), Malhado (imediações da escultura da sereia) e Ceplus (atrás da cabana Guarany).
Segundo o instituto, o diagnóstico das condições de balneabilidade é elaborado por meio de recolhimento de amostras durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100 metros antes lançamento da Ceplus e 100 metros depois lançamento da Ceplus. Em Ilhéus, a ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).
O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 ml de água.
Tempo chuvoso – De acordo com o Inema, no período em que o tempo estiver chuvoso as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Elevação dos juros evidencia preocupação com a inflação
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) avalia que a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil em elevar os juros básicos da economia, a taxa SELIC, em 0,5 pontos percentuais, atingindo 11,5% ao ano, reflete a preocupação com uma inflação mais elevada e persistente no cenário econômico atual.
A decisão pela elevação não foi unânime, já que, dos oito integrantes, cinco votaram a favor da elevação e três votaram pela manutenção dos juros. A nota divulgada pelo Banco Central, após a decisão, expressa a cautela no que diz respeito à inflação.
A elevação dos juros vem no sentido de sinalizar a busca pelo controle da inflação, mas não é possível prever até que ponto este processo desinflacionário trará impacto no crescimento econômico brasileiro para 2015. A preocupação é que esta alta dos juros traga um recuo da inflação, mas sob a pena de um crescimento por mais um ano abaixo do esperado.
Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB)
I Encontro Regional de Cunhadas da Maçonaria acontecerá em
Paulo Afonso

PAULO AFONSO
A Loja Maçônica Cachoeira da Luz convida a todas as cunhadas para o I Encontro Regional de Cunhadas da Maçonaria que acontecerá no dia 08 de novembro, das 14h às 18h, na própria Loja, localizada na Rua José Hemetério de Carvalho, nº 74, Centro, Paulo Afonso-BA.
O evento tem como finalidade unir e realizar uma troca de experiências, entre as integrantes das Fraternidades Femininas próximas a região.
O valor da inscrição custa R$ 20,00 e pode ser feita através do e-mailfrafemcachoeiradaluz@gmail.com
Para obter mais informações, entrar em contato com as cunhadas:
(75)3281-5562 / 3281-2159 ou 8851-6143
Programação
14h- Abertura
14:30h-Palavra franqueada para as Presidentes ou representantes das Fraternidades e Samaritanas
15:00h- Palestra: “A importância da mulher na maçonaria”
15:50h- Intervalo
16:00h- Palestra: “Os desafios da mulher na maturidade”
16:50h- Palavra franqueada (mesa redonda)
17:20h- Encerramento
17:30h- Coffee Break
Rui Barbosa Online
“Mentira toda ela. Mentira de tudo, em tudo e por tudo. Mentira na terra, no ar, até no céu, onde, segundo o Padre Vieira, que não chegou a conhecer o Dr. Urbano dos Santos, o próprio sol mentia ao Maranhão, e diríeis que hoje mente ao Brasil inteiro. Mentira nos protestos. Mentira nas promessas. Mentira nos programas. Mentira nos projetos. Mentira nos progressos. Mentira nas reformas. Mentiras nas convicções. Mentira nas transmutações. Mentira nas soluções. Mentira nos homens, nos atos e nas coisas. Mentira no rosto, na voz, na postura, no gesto, na palavra, na escrita. Mentira nos partidos, nas coligações e nos blocos. Mentira dos caudilhos aos seus apaniguados, mentira dos seus apaniguados aos caudilhos, mentira de caudilhos e apaniguados à nação. Mentira nas instituições. Mentira nas eleições. Mentira nas apurações. Mentira nas mensagens. Mentira nos relatórios. Mentira nos inquéritos. Mentira nos concursos. Mentira nas embaixadas. Mentira nas candidaturas. Mentira nas responsabilidades. Mentira nos desmentidos. A mentira geral. O monopólio da mentira. Uma impregnação tal das consciências pela mentira, que se acaba por se não discernir a mentira da verdade, que os contaminados acabam por mentir a si mesmos, e os indenes, ao cabo, muitas vezes não sabem se estão, ou não estão mentindo. Um ambiente, em suma, de mentiraria, que, depois de ter iludido ou desesperado os contemporâneos, corre o risco de lograr ou desesperar os vindoiros, a posteridade, a história, no exame de uma época, em que, à força de se intrujarem uns aos outros, os políticos, afinal, se encontram burlados pelas suas próprias burlas, e colhidos nas malhas da sua própria intrujice, como é precisamente agora o caso.” | |
Associação Comercial do Rio de Janeiro | |
Obras Completas de Rui Barbosa. V. 46, t. 1, 1919. p. 31 |
|
Descritores: | Mentira |
Observações: | Trecho da conferência “Às Classes Conservadoras”. Autógrafo no Arquivo da FCRB. |
http://www.casaruibarbosa.gov.br/scripts/scripts/rui/mostrafrasesrui.idc?CodFrase=1390
Fenopo atraiu estudantes e empreendedores a Faculdade de Ilhéus
Milhares de pessoas, entre estudantes, empreendedores e a comunidade em geral, visitaram a IX Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo) da Faculdade de Ilhéus, realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, na sede da instituição. O evento contou com palestras, oficinas, minicursos, exposições e shows. Na abertura, o diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Wagner Chieppe, considerado um dos mais modernos empresários do país, proferiu palestra sobre o tema Governança Corporativa, no auditório Professora Adélia Melo, que ficou literalmente lotado. Após a palestra show da banda Luiz Bob e os Gonzaga.
A Fenopo tem como objetivo oferecer um espaço para alunos empreendedores mostrarem seus produtos, idéias e projetos. A feira foi aberta pelo diretor geral da Faculdade, professor Almir Milanesi, e contou com as presenças da diretora acadêmica Sandra Milanesi, da secretária de Educação, Marlúcia Mendes Rocha – que representou o prefeito Jabes Ribeiro, as coordenadoras do evento, Cristiane Nunes e Juliana Argolo, Marcelo Santos Costa, gerente regional de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica, e Clébson Galdino da Silva, gerente-geral Caixa Econômica Ilhéus. Também compareceram Bruno Macedo Moura, gerente-geral da Caixa Econômica Ag. Jorge Amado, Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus, e Roberto Garcia, secretário municipal de Indústria e Comércio.
Durante a solenidade de abertura, o diretor da Faculdade, Almir Milanesi, declarou que “o empreendedorismo apresenta-se como uma ferramenta de inovação acadêmica empresarial, que fortalece o espírito de liderança dos jovens brasileiros frente ao mercado tão competitivo”. Por sua vez, a coordenadora Cristiane Nunes, no seu pronunciamento, disse que “é muito gratificante quando a gente consegue realizar um projeto, que é voltado, principalmente, para o desenvolvimento do aluno e de oportunidades, avaliação de tendências, para que esse mesmo aluno da instituição tenha a possibilidade de criar o seu próprio negócio e de se desenvolver profissionalmente.”
Governança Corporativa