WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


novembro 2014
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  






:: 6/nov/2014 . 22:01

7 de Novembro / Dia do Radialista

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Alfredo Amorim da Silveira

contra foto 06 11 2014

Nosso Grande Nildo Batista / 82 anos e em forma !!!!!

Ilhéus: Idoso desfere socos e golpes em chileno que causou tumulto em supermercado

O ex professor de Jiu Jitsu Nildo Baptista, de 82 anos, uma das maiores personalidades do esporte da região cacaueira, desferiu socos e golpes contra um chileno que tumultuou o Alana Supermercados, localizado no centro de Ilhéus. O supermercado funciona no local onde, há poucos meses, funcionava o Delta Supermercados, que encerou suas atividades após anos comercializando produtos no centro de Ilhéus.

De acordo com testemunhas, o homem, um chileno de aproximadamente 40 anos, comprava um vinho no supermercado quando perguntou se sua mulher poderia usar o banheiro do local. Ao ouvir que isso não seria possível em função do banheiro estar ocupado, o homem agrediu funcionários do supermercado, danificou um computador e empurrou um homem que integra a gerencia do local.

Nildo Baptista, que fazia compras no momento da confusão, desferiu socos e golpes contra o chileno, que foi dominado e conduzido á delegacia por policiais que chegaram ao local e efetuaram a prisão do baderneiro. Após o ocorrido, Nildo voltou ao local, onde realizou compras normalmente ao lado de sua esposa, Luciana Lima, que o acompanhava no momento do tumulto. Ex professor de Jiu Jitsu, Nildo Baptista, de 82 anos, afirma que a violência não deve ser usada, mas que a situação era extrema e exigia uma atitude, já que pessoas estavam sendo ameaçadas e o agressor possuía uma garrafa de vinho na mão, prestes a atingir alguém violentamente. A equipe de reportagem do Chico Andrade conversou com Nildo Baptista e sua esposa, Luciana Lima, logo após o desagradável fato ocorrido no supermercado.

No BLOG DO CHICO ANDRADE:

http://chicoandrade.com.br/blog/ilheus-idoso-desfere-socos-e-golpes-em-chileno-que-causou-tumulto-em-supermercado/

Prefeitura recupera o Obelisco ao 2 de Julho em Ilhéus

Realizada pela secretaria de Desenvolvimento Urbano, a recuperação do Obelisco ao Dois de Julho possui valor histórico e cultural, numa referência aos heróis da Independência da Bahia. 

Um dos monumentos históricos importantes da cidade de Ilhéus, o Obelisco ao Dois de Julho, localizado na avenida que leva o mesmo nome e que se encontrava abandonado há muitos anos, foi recuperado pela prefeitura local. A atual administração do município também está realizando obras de recuperação de outros imóveis históricos e culturais, como o antigo prédio General Osório e o Teatro Municipal.

Inaugurado em 1926, na administração do então prefeito Mário Pessoa, o obelisco foi construído em homenagem aos heróis da Independência da Bahia, um dos mais marcantes fatos históricos do Estado. O monumento chama a atenção de pessoas interessadas em registros de fatos passados e em história regional.

A obra de recuperação, realizada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), sempre foi reivindicada pela diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus. O prefeito Jabes Ribeiro afirma que é um compromisso de seu governo a preservação dos monumentos arquitetônicos, não só pelo valor histórico e cultural, mas também pela importância que esses atrativos oferecem no âmbito do turismo.

O diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, Manuel Carlos Amorim, costuma se referir à construção do obelisco como “um monumento quadrangular, agulheado, feito originalmente de uma só pedra sobre um pedestal” e lembra as placas que existiam em suas laterais com os nomes Joana Angélica, Ana Nery e Borges de Barros, entre outros que lutaram pela Independência da Bahia.

 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Prefeito apresenta projeto de padronização de barracas das feiras livres em Ilhéus

A solicitação compreende o total de 260 barracas que devem estar no município neste verão nas feiras da Guanabara, da Central de Abastecimento do Hernani Sá e que integram os projetos de economia criativa dos bairros do Pontal, Hernani Sá e Olivença.

Em reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) do Governo da Bahia, Vivaldo Mendonça, na tarde de ontem, dia 5, em Salvador, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, apresentou um projeto para padronização das barracas das feiras livres da Guanabara e da Central de Abastecimento do Hernani Sá, bem como das feiras que integram os projetos de economia criativa dos bairros do Pontal, Hernani Sá e Olivença.

Durante o encontro, Jabes Ribeiro explicou ao presidente da CAR sobre a importância dos equipamentos para a organização das feiras e construção de uma identidade visual mais agradável aos ilheenses e aos turistas. “Estamos trabalhando em todos os sentidos para a reconstrução do nosso município, e sabemos que a estética é um indicativo de avanço, de qualidade de serviços e, principalmente, de estrutura urbana”, afirmou o prefeito.

O projeto compreende o total de 260 barracas que poderão ser utilizadas no município nesta temporada de verão (2014 – 2015). A quantidade e o modelo dos equipamentos foram determinados após relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic). “Fizemos um estudo de demanda e percebemos a necessidade de padronizarmos as barracas nesses locais, considerando a cultura de feiras livres, o incentivo à economia criativa e o fomento ao turismo”, explicou o titular da Sedic, Roberto Garcia.

— 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus promove o Novembro Azul no próximo dia 13

Voltado especialmente para os homens, o evento tem como base a prevenção ao câncer de próstata e o diabetes, mas outros serviços também serão disponibilizados.

A Secretaria de Saúde de Ilhéus vai promover o Novembro Azul, dedicado aos homens, com um grande evento no próximo dia 13, das 8 às 17 horas, na Avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião. Na oportunidade, serão oferecidos diversos serviços gratuitos, a exemplo de consultas com urologistas, triagem do pé diabético, vacinação, teste rápido do HIV, avaliação nutricional, exame para detecção de glaucoma, verificação de pressão, teste de glicemia, além de palestras que abordarão práticas de prevenção ao câncer de próstata e o diabetes, principais temas do evento.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica, Bárbara Christian, é muito importante a participação masculina neste evento, principalmente aqueles que já completaram 40 anos de idade, ou mais, pois esse público é que está mais exposto ao risco de contrair o câncer de próstata, que deve ser diagnosticado o mais cedo possível. Nesse sentido – alerta a enfermeira -, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou um levantamento que aponta, em 2013, o registro de mais de 60 mil novos casos da doença. “O câncer de próstata é considerada uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos”, afirmou.

Bárbara acrescenta que o objetivo do Novembro Azul, criado pelo Ministério da Saúde, é atrair a atenção do público alvo que reside no município para a importância da procura pelos serviços de saúde, com vistas a se prevenirem os agravos, com o diagnóstico precoce e a adesão do tratamento medicamentoso e também não medicamentoso. “Além do mais, faz-se necessário ressaltar que os homens vivem em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer e diabetes, o que significa que devem aproveitar o Novembro Azul para a realização dos exames”, salientou.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica, a maioria dos pacientes não tem acesso à educação em diabetes e câncer de próstata devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados. Alguns nem sabem dos serviços existentes ou não estão convencidos dos benefícios que a educação em diabetes e câncer pode trazer.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Deputada Ângela Sousa participa de encontro com a presidente Dilma

Angela_Dilma

Angela_Dilma

A deputada estadual Ângela Sousa participou nessa quinta-feira de uma reunião da presidente da República, Dilma Rousseff, com principais integrantes do Partido Social Democrata(PSD) no Brasil, realizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília. Na oportunidade, Dilma disse esperar que o PSD tenha um papel de protagonista em seu segundo mandato de governo. “Conto com o PSD como protagonista, tanto nas mudanças que vamos fazer quanto como membro do governo, para que essas reformas sejam levadas a cabo com sucesso”, afirmou a presidente.

Angela_Dilma

Angela_Dilma


Durante o encontro a presidenta Dilma destacou o crescimento do PSD na Bahia, destacando em especial o importante papel desempenhado pelo senador eleito Otto Alencar, que muito contribuirá no apoio a projetos para o estado e para o Brasil. Para a deputada estadual Ângela Sousa, o encontro mais uma vez consolida a aliança do seu partido com a presidente Dilma para garantir que o Brasil continue avançando, viabilizando importantes obras para a Bahia e em especial para a região cacaueira.

Na cerimônia em que recebeu a visita de alguns dos principais integrantes do partido, Dilma destacou o papel que o PSD vem exercendo no cenário político brasileiro. “Quero cumprimentar essa unanimidade em termos de liderança que é o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab”, disse, lembrando que “quando uma pessoa externa valores elevados, o conjunto dos homens e mulheres a respeitam, admiram e ela é capaz de tirar de nós o que temos de melhor. E este é o papel do líder”.

A presidente da República disse considerar que é muito importante para o Brasil o exemplo de relacionamento político que o PSD vem praticando. Ela agradeceu “o apoio, a luta conjunta que tivemos ao longo do governo, mesmo quando não havia um apoio formal, e também todo o apoio que obtive na campanha, muitos aqui presentes lutaram e sofreram comigo”.

Construção de matadouros frigoríficos em onze municípios   baianos já foi iniciada

Com obras iniciadas em outubro deste ano, os matadouros frigoríficos que estão sendo construídos nas cidades baianas de Araci, Barra, Iguaí, Itaberaba, Itanhém, Medeiros Neto, Paramirim, Santa Rita de Cássia e Valente, com capacidade para abate de 30 animais/dia, podendo chegar a 100, vão criar condições de garantia de consumo de carne saudável na Bahia, atendendo às demandas dos demais municípios que englobam estas regiões. “O principal objetivo desta ação é criar condições para que o pequeno produtor tenha como e onde abater seus animais, visando a segurança sanitária, a garantia da saúde da população, além de combater o abate clandestino no Estado”, explicou o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro

Esses frigoríficos somam-se às unidades de Bom Jesus da Lapa e Morro do Chapéu, que também já estão sendo construídas, e mais duas em Valença e Remanso, em fase de contratação das empresas para construção, com capacidade de abater 100 animais/dia. De acordo com o diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, “a construção dos novos matadouros frigoríficos é parte do Projeto de Descentralização do Abate no Estado da Bahia, programa criado pela Secretaria Estadual da Agricultura/ Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Seagri/Adab), com objetivo de com o objetivo de combater o abate clandestino, atender a demanda de municípios que não dispõem de frigoríficos, e oferecer à população carne saudável e de qualidade”. Ele ressalta que além de garantir o aumento do abate inspecionado, o projeto fomenta a geração de emprego e renda para o homem do campo.

A Bahia possui hoje 33 frigoríficos e mais 20 estão em processo de construção (esses 13 que estão sendo construídos e/ou licitados pelo Estado e mais sete da iniciativa privada). Para a construção dos 13 matadouros frigoríficos, estão sendo investidos cerca de R$ 26 milhões, e mais R$ 17 milhões para compra de equipamentos. Os recursos são do governo do Estado e do governo federal, através dos ministérios da Agricultura (Mapa), e Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ação inédita no País

O secretário Jairo Carneiro considera que esta é uma ação inédita e pioneira no País, por apresentar projeto com planta desenvolvida pela Seagri, que tornou-se referência nacional, aprovada pelo Ministério da Agricultura, provando que é possível construir um abatedouro com menos de R$ 10 milhões, contrariando outros orçamentos. O valor investido na construção de cada unidade é de R$ 3 milhões aproximadamente. Para ele, a construção dos frigoríficos possibilita acima de tudo, a estruturação da agropecuária nas regiões. “O nosso objetivo não é apenas estruturar a parte industrial do frigorífico, mas também promover o desenvolvimento da pecuária”, disse.


Ascom Seagri
Jornalista: Viviane Cruz

DIABETES NÃO TRATADA PODE LEVAR A PROBLEMAS DE INFERTILIDADE

Doença pode comprometer a fertilidade, tanto do homem quanto da mulher

Para que o sistema reprodutivo de homens e mulheres funcione bem, é necessário equilíbrio hormonal e desempenho adequado dos órgãos reprodutores. No entanto, doenças crônicas, como o diabetes, podem comprometer a fertilidade, resultando na dificuldade para engravidar. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo.

Segundo o ginecologista responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis, Renato de Oliveira, o fato de ter diabetes nem sempre interfere na fertilidade, mas o diabético deve tomar certos cuidados. “Controlar a doença é importante para evitar complicações que poderiam, inclusive, diminuir as chances de gravidez. No caso de mulheres diabéticas que já estão grávidas, não controlar o índice glicêmico nas primeiras semanas de gestação pode gerar má formação do embrião. Além disso, as futuras mamães estão mais sujeitas a partos prematuros”, alerta.

No caso das mulheres, o diabetes pode comprometer a fertilidade na medida em que aumenta a intolerância à insulina. “Odiabetes tipo 2 geralmente está associado a obesidade e resistência à insulina. Essas duas condições podem causar deficiência hormonal, assim como ciclo menstrual irregular e infertilidade”, explica. Já o diabetes tipo 1, ocorre quando as células no pâncreas, que produzem insulina, são destruídas por anticorpos. “Esse processo também pode afetar outros órgãos endócrinos, incluindo os ovários, e impossibilitar a gravidez”, complementa o especialista.

Mas, engana-se quem pensa que apenas mulheres diabéticas têm problemas em relação à fertilidade. Os homens também são afetados pela doença. “Devido a alta taxa de glicose, a produção de radicais livres aumenta, o que pode resultar em problemas no material genético. No caso de diabetes tipo 2,  os pacientes podem desenvolver ejaculação retrógrada, que ocorre quando o sêmen, que normalmente sai através da uretra, flui em direção à bexiga urinária. Dessa forma, não há espermatozoides para fecundar o óvulo”, diz Dr. Renato.

Para evitar que a fertilidade seja afetada pela doença, é necessário acompanhamento médico e controle dos índices glicêmicos. “Geralmente, com a doença controlada, os diabéticos têm as mesmas chances de engravidar que uma pessoa que não tenha a doença. Vale lembrar que nem sempre é o diabetes a causa de infertilidade. Por isso, é necessário consultar um especialista”, finaliza.

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis nasceu em São Paulo e possui mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. www.criogenesis.com.br

BREVIÁRIO MAÇÔNICO

O RECIPIENDÁRIO

Trata-se de uma expressão maçônica. Recipiendário é aquele que recepcionado cerimoniosamente, isto é, dentro da cerimônia inciática. Por melhor que transcorra um cerimonial iniciático, o iniciando pouco compreendeu do ritual em que tomou parte. Certa confusão é natural, uma vez que ouviu muito mas pouco viu, e a linguagem ouvida, por lhe ser estranha, embaralhou seus pensamentos. Cessada a emoção gerada pela cerimônia, o iniciando é recepcionado por meio de “discursos” e palmas. Nem sequer, posto lhe seja oferecida a palavra, é capaz de tecer qualquer consideração a respeito; apenas mostra-se surpreso, cansado e constrangido porque não esperava tanta consideração e ser homenageado com tanto calor. Nesse momento, a pessoa deixa de ser candidato e passa a ser denominado Recipiendário, nome um tanto estranho e totalmente desconhecido. Essa denominação, porém, dura poucos momentos; ao sair do templo, já deixa de ser Recipiendário para ser Neófito. Na próxima sessão a que comparecer, perde esse título e passa a ser irmão Aprendiz e, já totalmente integrado ao grupo, segue seu destino. São momentos de emoção e felicidade que todo maçom conserva e não esquece.

 RIZZARDO DA CAMINO

Enviado pelo Ir.’. Enault Freitas.

10ª Semana de Comunicação da UESC começa segunda-feira

No ano em que comemora os quinze anos de implantação, o Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realiza, na próxima semana, entre os dias 10 a 14, a décima edição da Secom (Semana de Comunicação). Desta vez, o tema em debate é “Entre nós e redes: a materialidade na comunicação”. Os caminhos da Comunicação no período de convergência midiática e das transformações digitais trazidas pelas novas tecnologias de informação estarão entre as discussões. O evento inclui palestras, oficinas, minicursos, exibições de obras audiovisuais, mesas de debate e lançamento de livros.

Na segunda, 10, o público já pode se credenciar no segundo andar do Pavilhão Adonias Filho. Para os que farão minicursos e oficinas que começam pela manhã, o credenciamento será de 8h30min às 9horas. À tarde, os participantes serão credenciados entre às 13h e 13h30.

Na terça, 11, a partir das 17horas, começam as palestras da Semana, que reunirá pesquisadores importantes na área de Rádio e TV. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Eugênio Trivinho, Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP) e Coordenador Geral do CENCIB – Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura, também na PUC-SP.

Na quarta, 12, acontece a mesa “Repensando o Mercado de Trabalho – Caminhos da Comunicação na Convergência Midiática”. Quinta, 13, também às 17horas, é hora de o rádio tornar-se o centro das atenções, com a mesa “Rádio – Inovações na emissão Radiofônica no século XXI”. Para a sexta, 14, último dia do evento, o público contará com a mesa intitulada “Entre nós e redes: a convergência das mídias na era digital”.

Entre os cursos, destaca-se “Narrativas transmídia e o papel das mídias sociais”, no dia 14, das 9h às 12h, com Mirna Tonus. Nas oficinas, entre os variados temas, que vão de roteiro à cenografia, está “O curtametragem ficcional: teorias e prática de roteirização”, que será realizada de 10 a 14, com a mediação do Prof. Leonardo Castro Gomes.

A Secom também contará com grupos de trabalho, com apresentações divididas nas seguintes temáticas: 1) A televisão no contexto contemporâneo; 2) Comunicação e educação na contemporaneidade; 3) Economia da cultura e redes de economia criativa; 4) Materialidade dos meios e questões de tradução intersemiótica; 5) O rádio no contexto contemporâneo e mídias sonoras; e 6) Culturas e identidades nas redes. Todos os grupos se apresentarão na quarta, 12, nos períodos matutino e vespertino.

Outras informações sobre a 10ª Semana de Comunicação da Uesc, estão disponíveis no blog http://uescsecom10.blogspot.com.br/, no Facebook https://www.facebook.com/SecomUesc?fref=photo ou pelo telefone (73) 3680-5236.

Diabetes já é posta no mesmo patamar de doenças crônicas como hipertensão e câncer

Por ser silenciosa, portadores descobrem a doença em estágio avançado

Mudanças de humor, fadiga, fome e sede frequente são sintomas comuns da diabetes. Silenciosa, porém perigosa, a enfermidade já é posta no mesmo patamar de outras doenças crônicas não transmissíveis, como a doença pulmonar obstrutiva crônica, a hipertensão e o câncer. “O paciente não sente dor, muitas vezes ignora os sintomas e só descobre o problema por conta das complicações”, destaca o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Essa falta de atenção com a diabetes pode explicar seu crescimento na população: de acordo com a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), os casos subiram de 5,5% para 6,9% entre os anos de 2006 e 2013.  Atualmente, uma média de 8 milhões de brasileiros já são diagnosticados diabéticos e outros 4 milhões não sabem que tem diabetes. De acordo com o especialista, a ignorância e falta de cuidados necessários podem custar muito caro: além dificultar o metabolismo da glicose no corpo e criar resistência aos efeitos da insulina, a doença pode causar cegueira e amputações.

Segundo Fraige, o risco de desenvolver diabetes está relacionado ao índice de massa corpórea da pessoa. Obesos, sedentários, idosos, hipertensos, parentes de diabéticos e mães cujos bebês tenham nascido com mais de 4 kg configuram grupos de risco.  Reconhecidos os perigos, que tal prevenir ou, ao menos, controlar este problema? Para isso, o ideal é manter hábitos saudáveis, como boa alimentação e exercícios, evitar o tabagismo, controlar o peso e a pressão arterial e realizar check ups médicos frequentes.

Beneficência Portuguesa de São Paulo participa de ação de prevenção à diabetes

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia