:: 14/jan/2015 . 21:36
EBC / R2CPRESS
Anvisa aprova uso do canabidiol como medicamento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (14) a exclusão do canabidiol, substância presente na maconha, da lista de substâncias proibidas e o reclassificou como medicamento. Você sabe o que é o canabidiol e o que está envolvido no debate?
O que é o canabidiol?
Sem efeito psicoativo, o canabidiol (CDB) é uma substância canabinoide existente na folha da Cannabis Sativa, a planta da maconha. De acordo com pesquisadores, não causa efeitos psicoativos ou dependência.
Em que casos o medicamento pode ser usado?
O elemento possui estrutura química com grande potencial terapêutico neurológico, ou seja, pode ter ação ansiolítica, que diminui a ansiedade, antipsicótica, neuroprotetora, anti-inflamatória, antiepilética e agir nos distúrbios do sono.
A mudança na classificação do canabidiol é uma reivindicação de familiares de crianças e adolescentes que têm crises repetidas de convulsão.
Pesquisadores defenderam a reclassificação do canabidiol por parte da Anvisa. Segundo eles, o uso medicinal da substância tem efeitos positivos relevantes em pacientes com autismo, esclerose múltipla, dores neuropáticas, câncer, epilepsia, mal de Parkinson e não causa efeitos psicoativos ou dependência.
“Reclassificar o canabidiol, tirando da condição de substância proscrita, é imprescindível”, disse o professor da Universidade de Brasília (UnB), Renato Malcher, que disse que desde 1843 há registros do uso medicinal da cannabis em pacientes com crises convulsivas.
Como funcionam os trâmites de importação e uso do medicamento?
ExpoVerão de Agropecuária volta a ser realizado em Ilhéus
Programada para acontecer no Parque de Exposições da cidade, a 8ª edição da ExpoVerão deverá reunir cerca de 90 expositores de cavalos mangalarga marchador e bovinos girolando
Depois de seis anos, o Município de Ilhéus volta a sediar uma edição da ExpoVerão, um dos mais importantes e prestigiados eventos de agropecuária do Estado da Bahia. Programada para acontecer no Parque de Exposições Jackson Figueiredo, no quilômetro 5 da rodoviaIlhéus/Canavieiras (BA-01), a 8ª edição da ExpoVerão deverá reunir cerca de 90 expositores de mangalarga marchador (eqüinos) e girolando (bovinos de leite). A exposição é promovida pela Sulcesso Eventos e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), Petrobras, Polícia Militar e ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), entre outros.
Para receber a 8ª edição da ExpoVerão, o Parque de Exposições de Ilhéus passará pelo primeiro trabalho de requalificação de 2015. “Entre outras intervenções, o espaço será beneficiado por serviços de roçagem, capinagem, limpeza geral, conserto das cercas e recuperação do telhado”, informa o titular da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), Roberto Garcia.
O coordenador da exposição e proprietário da Sulcesso Eventos, Tito Fonseca, garante que o evento contará com a presença de criadores de várias partes da Bahia e do Brasil. Segundo ele, os animais serão avaliados por juízes da Comissão Nacional de Árbitros da Raça Mangalarga Marchador. No fim do ano, os animais mais bem avaliados participarão do Marchador Fest, um dos maiores eventos do país. “Em Ilhéus, teremos shows musicais, restaurantes, espaço infantil, Feira de Agricultura Orgânica, cavalgada e a participação dos pequenos empreendedores individuais e expositores das feiras criativas da cidade”, acrescenta Fonseca, ressaltando que a entrada será inteiramente gratuita.
Destaque – Segundo o criador e um dos organizadores da 8ª ExpoVerão, Rodrigo Carvalho, o Sul da Bahia se destaca nos últimos anos como um grande pólo de criadores de cavalos mangalarga marchador. “Muito em função disso, teremos um evento que reunirá a nata da criação de mangalarga do país, fortalecendo, com isso, o agronegócio em toda a região”, comenta.
Prefeitura de Ilhéus convoca servidores para esclarecer acúmulo indevido de cargos
Por meio de portarias, a Secretaria de Administração convocou 56 servidores que devem apresentar defesa no prazo de cinco dias
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Administração (Secad), está convocando 56 servidores efetivos para que apresentem esclarecimentos sobre situações de acúmulo indevido de cargos públicos. A portaria com os nomes dos servidores foi publicada na edição desta terça-feira, 13 de janeiro, do Diário Oficial do Município, disponível no site http://www.ilheus.ba.gov.br/.
De acordo com as portarias publicadas, os servidores citados têm até cinco dias para tomar conhecimento do relatório circunstanciado que indicou a ocupação indevida do cargo e a incompatibilidade de carga horária. Os convocados devem comparecer à Gerência de Recursos Humanos da Sead, no 2º andar do Anexo das Secretarias, Rua Santos Dumont, Centro, no período das 8h30min às 17h30min.
A ocupação de dois cargos públicos é vedada pelo Art. 37 da Constituição Federal, exceto em casos previstos no mesmo artigo. Segundo o secretário de Administração, Ricardo Machado, o trabalho de verificação de duplo vínculo de servidores da Prefeitura foi iniciado em 2013, quando o Governo do Estado se dispôs a confrontar os dados do funcionalismo estadual com os servidores municipais de Ilhéus e de Itabuna.
A partir desse trabalho, segundo o titular da Secad, foram elaboradas três portarias (171, 172 e 173) do Município de Ilhéus, em agosto de 2014, que convocaram 415 servidores municipais para que comprovassem a compatibilidade de cargos e da carga horária.
Machado reforça que os 56 servidores da Prefeitura de Ilhéus citados nas portarias publicadas nesta terça-feira, 13, caso não apresentem defesa, podem ter os vencimentos suspensos. Por fim, o titular da Secad lembra que o Município se esforça para coibir a cumulação irregular de cargos públicos, utilizando o cruzamento de dados com o Governo do Estado e outros órgão públicos.
Portarias – As 56 portarias com os nomes dos servidores que tiveram a cumulação de cargos evidenciada estão disponíveis no Diário Oficial do Município desta terça-feira e podem ser acessadas pelo site http://www.ilheus.ba.gov.br/, na seção da imprensa oficial.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom
Lavagem das Escadarias da Catedral acontece neste sábado, dia 17, em Ilhéus
Além de realizar a tradicional festa da Lavagem das Escadarias, o Sindicato dos Estivadores realiza shows diários em frente à sua sede, até o dia 20
A tradicional festa da Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião, localizada na Praça Dom Eduardo, em Ilhéus, está programada para as 10 horas do próximo sábado, 17, com concentração marcada na Avenida 2 de Julho, em frente ao Sindicato dos Estivadores. O evento é uma realização do Sindicado, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e de Marcos Swing Produções. A festa será diária em frente ao sindicato até a noite do dia 20, com atrações culturais, diariamente.
De acordo com a comissão organizadora, o cortejo formado por baianas representando diversos terreiros de candomblé, blocos afro e grupos de capoeira de Ilhéus, será acompanhado por populares que vão percorrer as principais ruas do centro da cidade. A caravana sairá da frente da sede do Sindicato dos Estivadores, em seguida adentrará na Avenida Soares Lopes, seguindo em direção à Catedral de São Sebastião, onde as baianas realizarão a lavagem das escadarias, encerrando-se o evento com o grupo de pagode Samba de Treita, a partir das 15 horas.
ORIGEM – A festa em homenagem ao santo padroeiro de Ilhéus é realizada desde os meados da primeira década do século XX, promovida pelo Sindicato dos Estivadores do Porto local. Entretanto, diferente de hoje em dia, o evento tinha o compromisso com a fé e devoção, tendo em sua programação a Missa Solene, alvorada e procissão, encerrando-se com a distribuição de pratos de bacalhau em praça pública. Com o passar do tempo, começou passou a contar com manifestações profanas.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom
Governador inaugura novo posto SAC em Itabuna e visita colégio
O governador Rui Costa inaugura nesta sexta-feira (16), às 9h, o novo posto da Rede SAC de Itabuna. A unidade funcionará no Shopping Jequitibá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com uma média de 12 mil atendimentos por mês.
Os serviços disponibilizados nas novas instalações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Itabuna serão os mesmos oferecidos pela antiga unidade, com exceção da Coelba, que será substituída pela unidade da Sefaz Estadual. São no total 11 unidades de serviços: Banco Mais BB, Detran, Sefaz Estadual, SAEB/CEPREV, SAEB/CPF, SAEB/PLANSERV, SAEB/SAF, Sinebahia, SSP/Antecedente, SSP/Identidade e TJ/Serviço de Atendimento ao Cidadão-SAJ.
Visita escolar
E prosseguindo com as visitas às escolas da rede estadual de ensino, o governador Rui Costa e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, visitam também na sexta-feira (16), às 10h30, o Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado no bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna. A proposta do governador, por meio do Pacto pela Educação na Bahia, é melhorar a qualidade da educação em todo o estado.
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia
“DEUS É AMOR”
A intolerância religiosa fere a dignidade humana
* Por Felipe Aquino
O conceito mais belo que encontramos de Deus na Sagrada Escritura é dado por São João: “Deus e´ amor” (1 João 4,8). A máxima do próprio Cristo Jesus é “amar a Deus acima de tudo, e amar o próximo como a nós mesmos.” No Sermão da Montanha, recomendou “amar os inimigos”, orar pelos que nos perseguem e amaldiçoam; e morreu cumprindo isso.
A ação mais lastimável que pode existir entre os homens é a “rivalidade em nome de Deus”, pois Deus é Pai de todos, e o Seu Reino é um reino de paz, amor, justiça, verdade, liberdade e santidade, tudo que revela “não – violência”.
O peregrino da Paz, Papa Francisco, tem andado corajosamente pelo mundo, clamando humildemente que “não se faça violência em nome de Deus”. Mas, infelizmente, o mundo das trevas ainda domina o coração de muitos. O triste atentado terrorista na França, praticado friamente, calculado e premeditado, feriu a humanidade sobretudo naquele dom que é o mais excelente que recebemos de Deus, e que nos faz a Sua imagem sobretudo, a liberdade! A liberdade religiosa. Esta significa em primeiro ligar o respeito pela pessoa humana.
Deus quer ser amado e adorado por todos os homens, mas não quer que isso se faça sem a liberdade da pessoa. A infundada justificativa dos terroristas de Paris foi que o Semanário Charlie Hebdo teria zombado de Maomé. De fato isso não deveria ter sido feito, mas jamais justificaria a morte fria de doze pessoas.Nada justifica eliminar vidas humanas friamente.
É relevante o fato da imprensa árabe ter condenado o atentado de Paris. Sem dúvida é do meio muçulmano que deve partir essa reação, de modo a coibir os extremistas a agir desta forma. Como se pronunciou o jornal tunisiano Àssabah, que “o terrorismo destrói a liberdade de expressão e esfaqueia o Islã.”
A violência golpeia a liberdade de consciência, de expressão e religiosa, elemento fundamental da sociedade. Outra constatação alarmante é que milhares de cristãos têm sido mortos friamente pelos jihadistas radicais do Estado Islâmico. A organização OpenDoors (Portas Abertas), advertiu que apesar da perseguição contra os cristãos ter alcançado níveis históricos em 2014, “o pior ainda está por vir”. Cerca de 100 milhões de cristãos são perseguidos em todo o mundo, o grupo religioso mais perseguido.
A imprensa não pode zombar de valores humanos e religiosos em nome da liberdade de expressão e de consciência, mas esta também não pode ser amordaçada pela força das armas e da morte. A intolerância religiosa fere a dignidade humana.
*Felipe Aquino é professor de física e matemática, autor de mais de 70 livros e apresentador dos programas “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na TV Canção Nova, e “No Coração da Igreja”, na Rádio Canção Nova. Recebeu o título de “Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno”, concedido pelo Papa Bento XVI às pessoas que se destacam no seu trabalho, em prol da evangelização, em defesa da fé e do desenvolvimento da Igreja Católica.
Radialista Rose di Paula internada no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna.
A Radialista Rose di Paula vem a alguns anos sofrendo de insuficiência renal, e fazendo hemodiálise diariamente. Nos últimos dias a situação piorou e as informações que chegaram ao Sindicato dos Radialistas de Ilhéus é que foi internada em estado critico e se encontra na UTI do Hospital Calixto Midlej Filho.
Rose di Paula trabalhou em várias emissoras da região, sendo a última na FM Gabriela. O presidente do Sindicato, Elias Reis, neste momento se dirige à cidade vizinha de Itabuna para acompanhar toda a situação.
STERT, 14/01/2015.
- 1