:: 24/mar/2015 . 23:58
Estudante de Ilhéus é premiada na 12ª Febrace
Aluna do Ceep Amev, Stephanie Lauren Oliveira, com a orientação de duas professoras, teve projeto de decomposição de sacolas plásticas reconhecido pelo Centro Estadual Paula Souza e pela Sociedade Brasileira de Micobiologia (SBM).

A estudante do Ceep Amev, Stephanie Lauren foi duplamente premiada na Febrace. Foto Gidelzo Silva Secom Ilheus.
Somente em 2014, a Associação Americana para o Avanço da Ciência quantificou em 8 milhões de toneladas o volume de material plástico arrastado pelas correntes marítimas em todo o mundo. Entre os principais tipos do derivados de petróleo encontrados no mar estão as sacolas e garrafas PET.Preocupada com esse quadro, a estudante Stephanie Lauren Oliveira, do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (Ceep Amev), em Ilhéus, desenvolveu experimento que decompõe mais rapidamente as sacolinhas. O projeto, que conta com orientação das professoras Ana Clara Correia Melgaço e Margarete Correia de Araújo, estimula a decomposição desse tipo de material utilizando microorganismos presentes no solo. Com o projeto, o trio foi premiado na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia 2015 (Febrace). O evento está em sua 12ª edição e foi realizado pela Universidade Federal de São Paulo, na capital paulista, na última semana.
O projeto da estudante ilheense, de 17 anos, que está no quarto ano do curso técnico de biocombustíveis, foi premiado em dose dupla. O Centro Estadual Paula Souza, autarquia do Governo de São Paulo que fomenta a pesquisa científica e administra cerca de 200 escolas técnicas, escolheu o experimento como um dos destaques. A importância ecológica e científica da iniciativa também foi reconhecida pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), que o premiou com brindes e certificados. Concorreram, em categorias diversas, cerca de 2 mil projetos, enviados por estudantes de todos os estados da federação.
Decomposição
Diocese de Itabuna celebra aniversário natalício do bispo Dom Ceslau Stanula
Na próxima sexta-feira, 27, a Diocese de Itabuna festejará o aniversário natalício de 75 anos do bispo Dom Ceslau Stanula, com uma Solene Celebração Eucarística, a partir das 18 horas, na Catedral de São José. A data têm um significativo muito marcante para a comunidade católica local, já que ao completar o 75º aniversário o bispo, segundo o que prevê o Código de Direito Canônico, deve apresentar carta ao Papa renunciando a titularidade do governo diocesano.
Dom Ceslau é o 4º bispo de Itabuna e está há quase 18 anos à frente da Igreja local. Em agosto do ano passado, o prelado festejou 50 anos de sacerdócio e 25 anos de ordenação episcopal, quando a comunidade católica protagonizou uma das mais memoráveis celebrações já vista na Catedral de São José, com a presença de 14 bispos e dezenas de padres vindos de diversas partes do país. Para a Missa da próxima sexta-feira, além do clero diocesano, estão sendo mobilizados agentes de pastorais e leigos.
Diocese de Itabuna
Pastoral da Comunicação (Pascom)
Texto: Erivaldo Bomfim
Foto: Jan Erik
24 de março de 2015
Prefeitura de Ilhéus suspende este ano o Aleluia Festival
Prefeito Jabes Ribeiro alegou problemas financeiros do município, a conjuntura econômica do País e as dificuldades na atração de parceiros que viabilizassem o evento.
A terceira edição consecutiva do Aleluia Ilhéus Festival, evento que marca a Semana Santa, não será realizada este ano. Após reunião com o secretariado municipal, o prefeito Jabes Ribeiro anunciou a suspensão do projeto em virtude de fatores externos e internos. De acordo com o prefeito, a atual crise econômica vivenciada pelo País, que penaliza os municípios, a impossibilidade do Governo do Estado em ampliar a participação no evento, e a situação ainda difícil dos cofres municipais, com redução de receita em 2015, levaram a administração a reavaliar a realização.
“Infelizmente, mesmo sabendo da importância que representa o Aleluia para diversos setores do município, seria uma irresponsabilidade nossa mantê-lo com o quadro econômico vivido hoje”, afirmou o gestor. Ele explicou que na edição passada, o Governo da Bahia, principal parceiro, por meio da Bahiatursa, CAR e da Bahiapesca, investiu cerca de 700 mil reais no evento. Mas este ano, o governo somente poderia realizar o aporte máximo de 200 mil reais.
Mesmo assim, a Prefeitura, co-realizadora do evento, planejou reduzir o Aleluia para três dias, diminuindo o orçamento da festa, tanto em infraestrutura como em atrações artísticas. O orçamento vinha sendo trabalhado há bastante tempo pelo município, que buscava parceiros para sua efetivação, como ocorreu em anos anteriores com empresas e órgãos públicos, além da iniciativa privada. No entanto, para garantir o evento, a Prefeitura teria que investir cerca de R$ 500 mil, “o que seria inviável nesse momento em que tivemos redução de receita nos meses de janeiro e fevereiro, com queda de 36 por cento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), disse Jabes.
Diante disso, o prefeito Jabes Ribeiro afirmou ser impossível o município, com todas as dificuldades financeiras, fruto da queda de arrecadação, do cenário econômico desfavorável e de erros provocados por administrações anteriores, arcar com os 500 mil reais. A aplicação deste montante dificultaria, de acordo com Ribeiro, inclusive, o pagamento dos salários do funcionalismo.
Apesar do cancelamento neste ano, o prefeito Jabes Ribeiro assegurou à população que os esforços da administração municipal para a sua realização em 2016 serão iniciados imediatamente, visando devolver ao público regional essa opção de lazer que se consolida no período da Semana Santa.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Alugando
Esse imóvel comercial estará disponível para locação
à partir do dia 20 próximo.
Características do imóvel:
SAPETINGA / Rua consertada
Não sei se já estava programado ou se é prestigio do blog, só sei que nem esfriou a postagem e o vazamento na rua já estava sendo consertado.
Obrigado e estamos de olho.
Marcelo Cezar Carvalho Borges
—
Olá, Marcelo!
Agora eu fiquei na dúvida. Você disse que: “Creio que se um blog com o prestigio de vocês publicar uma notícia destas, rapidinho eles vem consertar.” Esse comentário foi uma “puxada de saco” para ver sua nota publicada ou temos prestígio mesmo?
Vamos combinar o seguinte:
Para não ficar dúvida sobre o assunto (EMBASA/SITE/LEITOR) na próxima vez que acontecer um vazamento por ai você liga para a EMBASA, pergunta se está na programação e, mais ainda, dê um prazo de mais 24 horas dessa programação. Depois disso você manda a reclamação e a gente publica na hora.
Combinado?
—
Ao pessoal da EMBASA nossos sinceros AGRADECIMENTOS por acompanhar, DIARIAMENTE, o R2CPRESS.
Rabat.
No GOTAS DE PAZ
Altruísmo e Egoísmo
Todos querem ser amados. Nem todos querem amar.
Aquele que busca ser amado, vive ainda na esfera do egoísmo,
que se opõe ao altruísmo.
É altruísta aquele que distribui manifestações de amor.
É egoísta o que só quer recolher para si mesmo essas manifestações.
Toda gente sabe que “é dando que se recebe”.
Mas não faça nada “para” receber.
Na doação espontânea, natural, já está contida a recompensa:
Recebemos no próprio ato de dar.
Queira Deus que você tenha ouvidos de ouvir e entender essa verdade.
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/altruismo-e-egoismo/?utm_source=Mensagem+24%2F03%2F2015&utm_medium=email&utm_campaign=Mensagem+24%2F03%2F2015
Importante saber: A JUSTIÇA ESTÁ FEITA
Caro Rabat,
Você com dignidade soube demonstrar o que é ser um blogueiro diligente, capaz, sério e acima de tudo respeitar a honra das pessoas, não fazendo alarde, nem tampouco divulgando inverdades, com o cunho simplesmente sensacionalista.
Seguem as decisões do Tribunal Regional Federal da 5ª região, sediado em Recife/Pe, referente as ações de improbidade administrativa e Criminal, proposta em desfavor deste signatário.
Grato,
Rubem Paulo de Carvalho Patury Filho
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.
- 1