A reforma recebeu um investimento da ordem R$ 300 mil, realizada com recursos da Sudesb e Governo da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gandu.

Próximo dia 23 de maio será de festa para o desporto amador de Gandu. Acontece a reinauguração do Ginásio Poliesportivo Deputado Osvaldo José de Souza, às 19 horas. O equipamento passa pelos últimos detalhes para a festa, que deverá receber vários desportistas da região, além de autoridades políticas locais. Em audiência na sexta-feira 8, com o prefeito do município, Ivo Peixoto, secretário do Trabalho e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, confirmou presença na reabertura.

A reforma consistiu na colocação de novo piso e nova iluminação, pintura total, restauração de banheiros, cantina e vestiários. A obra será entregue à Prefeitura já nos próximos dias com 100% concluída, após a última etapa de serviços, que é a substituição dos vitrôs. Um campeonato de futsal, com participação de equipes de Gandu e cidades da região, marcará a retomada das atividades do Ginásio.

O investimento é da ordem R$ 300 mil, realizada com recursos da Sudesb e Governo da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gandu. Além do Ginásio Poliesportivo, continua em andamento a construção de novos espaços para a prática esportiva no município. Em breve, anexas ao Ginásio de Esportes, duas novas opções serão entregues aos desportistas locais: outra quadra poliesportiva e um campo society.

Compromisso – As obras estão avançadas com arquibancadas, colocação dos alambrados e o piso já em fase inicial. Em seguida será a vez da conclusão do campo society que já tem uma arquibancada pronta. A quadra vai estimular outras modalidades: futebol de salão, basquete, vôlei, handebol, ginástica, capoeira, dança. Também serão realizadas ações dos programas do Governo Federal e projetos do município durante os finais de semana. É mais um compromisso dos governos municipal e estadual com a juventude e os desportistas ganduenses.

Prefeito Ivo Peixoto esteve acompanhado do secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Wellington Rosa; do diretor de Esporte, Fábio Rodrigues, e do diretor de Lazer, Tiago Silva. “Nossa vinda à Setre é para solicitar apoio no fortalecimento do esporte em Gandu. Viemos em busca da renovação do projeto Dez na Bola, Dez na Escola, que incentiva a prática de cinco modalidades esportivas: futebol, futsal, voleibol, basquetebol e handebol”, justifica Ivo.

O Dez na Bola, Dez na Escola existe há três anos de existência e beneficia 300 jovens na faixa de 9 a 17 anos. “A comunidade de Gandu tem apoiado esta Escolinha de Esporte por encontrar motivos para ver seus filhos longe das drogas. Daí, a nossa preocupação em solicitar a renovação deste convênio”, afirma o chefe do Executivo municipal.

Construção – Convênio firmado com a Sudesb disponibiliza material esportivo e o pagamento dos monitores e professores de Educação Física, responsáveis pela execução das atividades esportivas. Ainda durante o encontro, o prefeito solicitou do titular da Setre a construção de uma piscina semiolímpica e a irrigação e iluminação do Estádio Ângelo Magalhães (Macaxeirão). Secretário Álvaro Gomes ficou de estudar a possibilidade da assinatura de um convênio entre o Governo e a Prefeitura.

Comitiva de Gandu retorna ao município com o sinal verde do titular da Setre para a realização de outros projetos esportivos, como um curso de arbitragem em esportes de salão, a Copa da Graviola e o Programa de Esporte e Lazer da Cidade – Pelc.