A reforma da Praça São João Batista foi executada pela Cidadelle, empresa da construtora André Guimarães, de acordo com os requisitos do Programa de Adoção de Praças, gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).

Moradores do bairro Pontal, em Ilhéus, decidiram instituir o Conselho Comunitário Pontalense, com o objetivo de atuar na conservação da Praça São João Batista, que foi recuperada e reformada através do Programa de Adoção de Praças, criado pelo prefeito Jabes Ribeiro.  Durante reunião ocorrida na última sexta-feira, 8, no próprio local, com as presenças dos secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), Antonio Vieira, e de Indústria e Comércio (Sedic), Roberto Garcia, os moradores do bairro, ao lado de integrantes do Pontal Criativo, Associação de Moradores, entre outros, sugeriram a data de 22 de maio para a entrega oficial da obra.

A reforma da Praça São João Batista foi executada pela Cidadelle, empresa da construtora André Guimarães, de acordo com os requisitos do Programa de Adoção de Praças, gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema). A obra recebe ajustes finais, cujo projeto foi assinado pela arquiteta Simone Flores.

Segundo o historiador e militante comunitário José Resende Mendonça, o processo de conservação do espaço, através do Conselho, buscará sempre formas de utilizá-lo de maneira ampla e democrática, em colaboração com o Poder Público. Ele destacou que a revitalização do equipamento foi um compromisso assumido pelo prefeito junto à comunidade.

Conforme a sugestão dos moradores, a entrega oficial da Praça São João Batista será marcada por uma missa campal em ação de graças pela reforma do espaço. A casa paroquial do templo foi utilizada para diversas reuniões de preparação para a obra, com participação intensa da comunidade e dos agentes públicos.

Boxes – Em comum acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, os seis boxes de serviço construídos na praça receberão nomes de antigos pescadores residentes na comunidade. Segundo José Henrique Abobreira, coordenador do movimento Pontal Criativo, essa é uma forma de homenagear aqueles que iniciaram a construção do bairro. A quadra poliesportiva, anexa ao equipamento, receberá o nome de Waldeck Dias, conhecido como China, um ex-servidor público e jogador de futebol recentemente falecido.

Da mesma forma, o nome de Laudelino Mendonça será dado ao pavilhão que abriga os boxes. Mendonça foi comerciante na localidade e, segundo o filho José Resende Mendonça, também um dos primeiros ilheenses a se preocupar com a necessidade de a cidade possuir mais árvores, como forma de diminuir os impactos da poluição.

Ocupação – Após reunião realizada entre o movimento Pontal Criativo e o prefeito Jabes Ribeiro ficou definido que dos seis boxes existentes, quatro seriam cedidos aos comerciantes que já atuavam na praça antes da reforma. Um foi destinado Movimento, que decidiu, em comum acordo com os moradores presentes à reunião, ceder a um vendedor ambulante que já atua nas proximidades da praça. O sexto boxe servirá de depósito a serviço da manutenção do equipamento.