WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


maio 2015
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  








DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE


1) 44 ANOS DEPOIS, UM MOURA COSTA NO HOSPITAL REGIONAL.
2) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA.

*********************************************************************************

1) 44 ANOS DEPOIS, UM MOURA COSTA NO HOSPITAL REGIONAL

O HOSPITAL REGIONAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO foi inaugurado em ILHÉUS no mês de março de 1971. Naquela época era só alegria, não faltavam médicos para os atendimentos e tinham leitos a vontade. Também pudera, naquela época a cidade não tinha mais de 150 mil habitantes.
O primeiro Diretor do HOSPITAL REGIONAL foi o médico Dr. JOÃO MOURA COSTA. Atualmente, 44 anos depois, o Diretor do HOSPITAL REGIONAL é o Dr. CLÁUDIO MOURA COSTA, seu sobrinho.

Observe a foto acima do Jornal DIÁRIO DA TARDE edição de 12 de março de 1971.

>Na foto acima o amigo Dr. JOÃO MOURA COSTA, 1º Diretor do HOSPITAL REGIONAL (1971) com a amiga ALESSANDRA TAVARES. (Foto: 17-02-2015).
JOSÉ LEITE foi apresentado ao SECRETÁRIO DE SAÚDE DO GOVERNO DA BAHIA, Dr. FÁBIO VILAS BOAS pelo amigo Deputado Federal, atual Secretário de Relações Institucionais (SERIN) JOSIAS GOMES. JOSÉ LEITE não perdeu a oportunidade e reivindicou mais recursos para o HOSPITAL REGIONAL mesmo sabendo que o corte do GOVERNO FEDERAL para saúde na BAHIA vai ser de 850 MILHÕES. ARRE ÉGUA!

Na foto acima: da esquerda para a direita, o Secretário Estadual (SERIN) JOSIAS GOMES, o Secretário de Saúde Dr. FÁBIO VILAS BOAS, JOSÉ LEITE e o Diretor do HOSPITAL REGIONAL e amigo Dr. CLÁUDIO MOURA COSTA, filho do saudoso amigo Dr. JOSÉ MOURA COSTA e sobrinho do amigo Dr. JOÃO MOURA COSTA, 1º Diretor do HOSPITAL REGIONAL DE ILHÉUS há 44 anos atrás (1971). (Foto: 23-05-2015).

2) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA

A LINHA DE FRENTE DO CINE TEATRO ILHÉUS que funcionou até o ano de 1959, onde hoje é o TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS. Na foto acima: da esquerda para a direita, DÉLIO VALE (porteiro), GILENO ARAÚJO (porteiro, atual dono da sorveteria PONTO CHIC), JOSÉ LAVIGNE (porteiro), JAIME VALE (gerente) e a BILHETEIRA.

ESSA FOTO É DO FUNDO DO BAÚ.
Impresso com foto da FUNDAÇÃO JOSÉ DE ANCHIETA que ajudou muito AS CRIANÇAS POBRES E DESAMPARADAS DE ILHÉUS. Fundada em 06-04-1943.

Atrás desse pinheiro existe uma casa e esse senhor na foto é CELESTINO FRANCISCO DA SILVA, mestre de obras da casa que JOSÉ LEITE mora há 44 anos.
PARABÉNS MESTRE CELESTINO! QUE CONTINUA TRABALHANDO ATÉ HOJE. (Foto: 25-05-2015).

QUEM SE LEMBRA? Ha mais ou menos 10 anos atrás, ILHÉUS já teve um SEMÁFORO DIGITAL que foi instalado na PRAÇA CORONEL PESSOA. Quebrou, jogaram fora.
Numa sala de aula de uma ESCOLA em ILHÉUS a professora pergunta aos alunos: QUEM JÁ VIU UM SEMÁFORO DIGITAL? A turma então respondeu: NINGUÉM.
A professora responde: ENTÃO VÃO VER EM ITABUNA, LÁ TEM VÁRIOS.

QUEM SE LEMBRA? FÁBRICA DE BISCOITO PARAISO, onde hoje funciona a CRISTAL VEÍCULOS na Avenida Itabuna. Na foto: visita do Governador da BAHIA Dr. ROBERTO SANTOS à FÁBRICA. Da esquerda para a direita: ANTÔNIO BRITO (funcionário), Dr. ROBERTO SANTOS, GENTIL PARAISO (dono da Fábrica) e Funcionários. (Foto: 25-03-1978).

Muito boa a Reunião-Jantar no Restaurante TOCA DO GRINGO com a presença do amigo candidato a candidato a Prefeito de ILHÉUS, LUIZ HENRIQUE UAQUIM. Na foto: da esquerda para a direita, GIVALDO SOBRINHO, Dr. EUSINIO LAVIGNE, ROBERTO SANTANA, JOSUÉ MARCELINO, LUIZ HENRIQUE UAQUIM, JOÃO TAVARES e ANTÔNIO COSTA.

Meu amigo ROBERTO SANTANA (FOLHA DA PRAIA). Pense num cara folgado. Nos sábados, a esposa fica comprando no Comércio de ILHÉUS e ele nessa tranquilidade na porta de uma loja.

QUEM SE LEMBRA? FAROL que funcionava no MOLE DO PORTO DE ILHÉUS. Aumentaram o Mole, construíram outro FAROL e demoliram esse da foto acima. EITA PESSOAL QUE GOSTA DE DEMOLIR. Na foto, JOSÉ LEITE quando pintava o CABELO DE BRANCO. (Foto: década de 1990).

Visita do amigo CARLOS MASCARENHAS, um ilheense que gosta de ILHÉUS igual a JOSÉ LEITE. MASCARENHAS! NO PRÓXIMO ANO SE CANDIDATE QUE MEU VOTO É SEU.

PARABÉNS para o amigo Escrivão Dr. PAULO MACHADO de JUAZEIRO DO NORTE que reinaugurou o CARTÓRIO MACHADO num lindo prédio na PRAÇA PADRE CÍCERO. (Foto: 18-04-2015).

E NO MAIS…

Meu Tio JOSÉ LEITE (Pai do meu primo FRANÇA) tem nome de RUA em JUAZEIRO DO NORTE com moradores importantes. Um deles é meu amigo professor, escritor e historiador DANIEL WALKER. Quando eu morrer, vou querer uma RUA com o meu nome também, mas em ILHÉUS. MAS O MELHOR É QUE EU NÃO VOU MORRER!


Para ver o BAÚ da semana passada clique AQUI.


Texto e fotos: José Leite de Souza
jleitesouza@hotmail.com
(73) 3634-3134

4 respostas para “DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE”

  • Carlos Mascarenhas says:

    Meu amigo José Leite, obrigado pela publicação da foto e pelas palavras elogiosas. Devo dizer-lhe que penso seriamente em colocar meu nome à disposição da sociedade ilhéense visando disputar uma vaga na nossa Câmara de Vereadores.
    Acredito que com a minha experiência profissional e também de vida, poderei contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico de Ilhéus.
    Vamos em frente.

  • walter Matos says:

    Parabéns José Leite, Um Marco Na Cidade De Ilhéus, Trazendo Um Pouco Da História Desta Terra, Que Ora Salgada Como o Mar , Ora Doce Como Um Chocolate !!!

  • JOSÉ REZENDE MENDONÇA says:

    Amigo Zé Leite

    Cada semana me delicio com suas fotas antigas e seus textos simples, direto e sem agressões. Parabéns mais uma vez. Ilhéus agradece sua participação em manter viva a nossa história tão rica.

    Um abraço
    Rezende

  • Marcelo Levita says:

    Caro José Leite, Lembro da fábrica de biscoito RITAN após o fechamento foi aberto uma panificadora com o nome de Paraíso. Abração e gostei muito de Juazeiro do Norte ano passado passei 3 meses e gostei muito daquela cidade.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia