Por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

 O “CORTE” E ILHÉUS

     Houve preocupação em Ilhéus e na Região quando o Governo anunciou corte nas verbas do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), uma vez que o Complexo Intermodal do Porto Sul faz parte do PAC-Nordeste. O que pode nos deixar mais tranquilizados é que no seu anúncio de cortes, o Governo ressalvou as “obras estruturantes”, onde figuram as ferrovias e os portos. Um pouco mais tranquilos ainda podemos ficar com o anúncio dos investimentos chineses de US$ 50 bilhões e seu interesse em coinstruir a rodovia transoceânica Atlântico-Pacifico, que nos deixa esperançosos de que seja aproveitada a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) com o Porto Sul numa das pontas.

CENTRO DE CONVENÇÕES

     A construção do novo Centro de Convenções da Bahia, na área pertencente aos fuzileiros navais, no Comércio, foi confirmada pelo governador Rui Costa, sendo a obra realizada por uma PPP (Parceria Público Privada). Para Paulo Gaudenzi, presiudente da Salvador Destination a obra é muito importante, mas o Turismo não pode esperar muito tempo até que esteja pronto o novo Centro, Ele defende que o Centro de Convenções atual, localizado na Boca do Rio seja reformado para que o ntrade possa trabalhar enquanto o novo Centro fica pronto. A Secretaria Estadual de Turismo informou que a reforma emergencial do Centro atual está prevista, mas ainda sem data para iniciar.

FECIBA

     Vai acontecer em Ilhéus nos próximos dias 7 a 14 de junho, a quinta edição do Festival de Cinema Baiano – FEDIBA, com uma programação intensa e variada. O evento acontecerá no Cine Santa Clara, apresentando filmes de curta e longa metragem, workshops, debates, mesas redondas e oficinas, envolvendo os realizadores, comunidade acadêmica, e amantes do cinema. O V FECIBA  promoverá três  oficinas gratuitas de formação e aperfeiçoamento profissional para o mercado áudio-visual com os seguintes temas: Direção de Produção; Direção e Preparação de Elenco; e Oficina Básica de Cinema e Linguagem para Crianças. O Festival promove ainda o workshop “Discutindo a Lei 13.006/2014 – O Cinema Brasileiro nas Escolas”.

FESTIVAL DO CHOCOLATE

     “Declare seu Amor ao Chocolate” será o tema do 7º Festival Internacional do Chocolate & Cacau,  a ser realizado no Centro de Convenções de Ilhéus nos dias 11 a 14 de junho. A Primeira Fábrica de Chocolate Artesanal da Bahia estará representada pelo Chocolate Caseiro Ilhéus com seus dois estandes tradicionais. O evento terá Feira de Chocolates e derivados, Seminário co palestrantes nacionais e internacionais, Fórum co palestras e debates, exposições, concurso de arte em bolos, além de shows. Paralelamente, acontece no 3º dia do evento (13/06), o Circuito de Corridas de Corridas de Ruas, denominado  Cacau Running – Etapa Chocolate.

CANAVIEIRAS INTERNACIONAL

     Considerada um dos 10 melhores destinos de pesca oceânica esportiva do mundo, classificado pela publicação internacional  Billfish Report. O Torneio de Pesca do Marlim este ano,, terá categoria nacional e será realizado em dezembro,.  o que deverá contar com mais competidores e embarcações  O evento é realizado anualmente em Canavieiras pelo Yacht Club da Bahia, que neste ano completa 80 anos de fundação.

B I T S  –  T U R

No final da semana passada  aconteceu no Parque de Exposições de Ilhéus, o I Feirão de Autos de Ilhéus, contando com estandes de vendas de carros novos e usados, idem de motos, oficina mecânica, seguradoras e exposição de automóveis antigos *** Ilhéus  sediou na semana passada os eventos IV Encontro Baiano de Capoeira e o XV Batizado e Troca de Cordas,encerrado no sábado, 30 na  UESC  *** O objetivo dos eventos foi fazer com que os jovens aprendam e conheçam a capoeira como arte, luta, esporte e suas contribuições culturais *** Estudantes e professores da Uesc continuam utilizando o deck do Pontal Praia Hotel para observação dos botos cinza, em extinção *** No próximo dia 4 de junho, feriado de Corpus Christi, vai acontecer o Forró do Batuba, contando com os cantores e bandas Wesley Safadão, Harmonia do Samba, Lordão e Avenida Sete *** Em Olivença, no Batuba Beach, claro ***