O mundo dos governantes espertos e considerados guardiões administrativos deixam a população brasileira sem lenço e sem documento, como se diz popularmente. Os consumidores brasileiros pagam todos os impostos das empresas já embutidos nos preços dos alimentos e bens de inúmeras famílias. O consumidor brasileiro sabe que paga impostos, mas, desconhece o quanto e o que paga; como também imagina que as empresas são sacrificadas pela maior carga tributária do universo.

Casos de cobranças irresponsáveis e irregularidades, majorações improcedentes e fora da lei, os chamados arrochos fiscais, os quais seriam cômicos se não fossem trágicos. Vivemos alimentando atrozes atos governamentais com absurdas cargas tributárias e sem nenhuma dúvida, notamos que essas cargas muitas vezes abusivas, desmantelam os projetos das empresas brasileiras, caracterizando-se uma das maiores do planeta, e dessa forma inviabilizando qualquer negócio no país caso não seja bem administrado.

Com perversas cargas tributárias os preços dos produtos e serviços ficam muito altos dificultando as exportações como também a venda para o consumo interno e a concorrência desleal dos produtos importados, que em muitos casos tem mais benefícios do que os fabricados no nosso país. O exemplo são os produtos chineses, japoneses e de outros países que invadiram o Brasil e deixam nossos comerciantes brasileiros com dificuldades comerciais.

O governo brasileiro cria todos os dias impostos inflacionando os setores produtores e deixando de lado os grandes e abnegados comerciantes que estão passando por momentos de graves crises financeiras. A grande maioria dos consumidores desconhece que, as empresas repassam todos os impostos, encargos e contribuições sociais nos preços dos produtos, como também seus lucros e o imposto de renda e a contribuição social desses lucros. O Povo tem que pagar todas as péssimas ações governamentais.

No entanto, os consumidores são obrigados a se afastarem dessas atividades comprando menos, e as empresas tem uma função importante na economia, como também na vida de cada cidadão, pois dão empregos, mas depende do cidadão como consumidor de seus produtos e serviços. Os empresários investem seus recursos próprios nos negócios, mas, esperam um bom retorno desses investimentos. Passam por explorações pagando tantos impostos elevados e impositivos aliados à falta de cumprimento real com ausência de transparência dessas cobranças.

São insuportáveis os desmandos observados para utilizações dos impostos recebidos dos brasileiros, pois não vivenciamos projetos sérios que tragam bem-estar social. O cidadão e consumidor brasileiro além de pagar todos os impostos, tributos, contribuições, taxas e lucros das empresas, paga também como contribuinte os próprios impostos e gastos que seriam que alguns seriam de responsabilidade do “Governo”, tais como: educação, saúde, segurança e assistência social. Os chamados impostos sobre a renda ou sobre o lucro das empresas, no Brasil a carga é de 29% sobre o Lucro Final das empresas, antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social, também embutido nos preços dos produtos. É verdadeiro o inferno fiscal essas cobraças exorbitantes de responsabilidades apenas para o povão! Tem políticos que são até isentos de Impostos.

O Brasil tem espertos governantes que transformam impostos em benefícios ignorados que não beneficiam a população. Em outros países os impostos sobre o consumo é baixo; nos Estados Unidos em média o consumidor final paga 6% a 7%, já no Brasil paga-se em média 32% que são; ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISS, chamados de impostos sobre as vendas ou impostos indiretos; como dissemos já estão embutidos nos preços de vendas dos produtos. Também as empresas pagam para o INSS como contribuição a taxa de 25,8 % sobre a folha de pagamento, e 8% de FGTS, sobre a mesma folha de pagamento, da mesma maneira embutidos nos preços dos produtos.

Com todas essas taxações, sem contar com o IPTU, de seu imóvel e o IPVA e Seguro de seu carro, sem consumo não tem vendas, e não tem produção e gera desemprego e até as empresas em falências que mudam para outros países onde a carga tributária é em média 35% mais baixa que a nossa. Aqui no Brasil a sociedade cobra tudo e os governantes cobram arrochados impostos e famigeradas taxas de vistorias de veículos, muito mal informada a sua necessidade e não sabemos até quando vão durar essas explorações em nosso País.

Além disso, o consumidor contribuinte terá mensalmente a retenção de imposto de renda sobre seu salário, que não é renda, pois ainda você tem que pagar a alimentação da família, os remédios, o aluguel, a escola, o convênio médico e outros gastos mais para que a sobra seja uma renda, não da maneira como é feito pela Receita Federal na sua Declaração de Imposto de Renda Anual.

E assim caminham as administrações públicas brasileiras se valendo dessas cobranças e não vemos o Brasil seguro e uma população satisfeita socialmente. É uma festa de cobranças de impostos e jamais podemos imaginar quais os lucros destinados aos sacrificados brasileiros! E em sua maioria representam os sustentos de minoria da classe política que vem lesando a nosso erário público pela falta de ética e planejamentos social e político. PENSEN NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia