:: 26/ago/2015 . 15:57
Tabagismo na idade escolar
Por Paiva Netto

Paiva Netto
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos fumantes tiveram o primeiro contato com o tabaco em idade escolar, na faixa etária entre 5 e 19 anos. O programa Educação em Debate, da Super Rede Boa Vontade de Rádio, abordou esse grave tema, procurando demonstrar a enorme responsabilidade dos educadores, bem como da família, na busca de mecanismos que previnam a aproximação com o fumo, porta de entrada para drogas mais pesadas.
Em entrevista concedida à pedagoga Suelí Periotto, a dra. Mônica Andreis, mestre em psicologia clínica pela USP, vice-diretora da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), destacou o papel da escola na prevenção desse vício: “É a oportunidade que o educando tem de aprender um pouco mais sobre o tabagismo e, com isso, ter mais consciência da importância de não começar a fumar. A escola pode contribuir bastante não só enfocando a questão da saúde, contudo ir além, com a discussão sobre por que as pessoas fumam, o papel da propaganda, o quanto isso afeta não só a saúde, mas o meio ambiente em que se vive. Os estabelecimentos de ensino podem abordar o assunto sob diferentes ângulos. O acúmulo de bitucas, por exemplo, é uma das coisas que mais poluem as praias brasileiras, que matam animais marinhos, porque se engasgam com aquilo; muitas florestas acabam sendo devastadas para a produção de cigarro, pois se usa lenha, se usa papel. E essas informações são muito importantes. Os alunos podem levar esse conhecimento para casa e partilhar com seus pais, familiares ou a própria comunidade. A escola pode organizar uma feira de ciências, e esse pode ser um tópico a ser discutido; apresentar um filme, chamar a família para participar e depois fazer um debate. Temos várias maneiras de explorar o assunto, e os educadores têm um papel fundamental na prevenção do tabagismo”.
Lei antifumo
Estado e governo federal traçam expansão de portos baianos
CEMITÉRIO DO BANCO DA VITÓRIA
“MORTO NÃO VOTA, MAS A FAMÍLIA DO MORTO VOTA”.
Na semana passada por pouco não deixou de acontecer um sepultamento no cemitério do Banco da Vitória. O acesso obstruído em vários sentidos e, por conta disso, volta e mais voltas foram dadas até que o caixão chegasse na cova com os familiares pingando de suor, mulheres quase desmaiando. Zero de estrutura e a manutenção consegue ser ainda pior .
Antes do sepultamento acontecer, na beira da cova mesmo, foi dito: “Morto não vota, mas a família do morto vota“. Num recado direto para os administradores do município.
Espero que o amigo coloque as fotos para ver se arrumam o local porque outros sepultamentos acontecerão (ou não) naquele local.
Muito obrigado.
****************************
Fonte preservada (conforme solicitado).
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS
LEI N. 3.539 DE MARÇO DE 2011
Convocação
O Presidente do CMC Gilsonei Rodrigues Santos no uso de suas atribuições vem por meio deste convocar a assembleia geral, para a Reunião Ordinária do Conselho municipal De Cultura de Ilhéus, a ser realizada dia 27 de Agosto (quinta-feira), ás 17 h, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, na Pç. Castro Alves com a seguinte pauta: Sistema Municipal de Cultura (Mudanças na Lei do Conselho e na Lei do Fundo); Projetos Ouro Negro e Festival Literário; Editais do MinC. e o que ocorrer.
Vamos juntos construir, a cultura que queremos!!!
Att.
Gilsonei Rodrigues Santos
Presidente do CMC
RITOS MAÇÔNICOS – ORIGENS E HISTÓRIA – PARTE IV
Por José Everaldo Andrade Souza
Ir.’. Everaldo
Caríssimos seguidores do R2CPRESS!
Conforme anunciado no capítulo anterior estamos retornando com mais uma etapa do nosso estudo relativo aos RITOS MAÇÔNICOS.
RITO DA ORDEM DOS CAVALEIROS HUMANITÁRIOS DA CIDADE SANTA DE JERUSALÉM, CHAMADOS CAVALEIROS DE CRISTO OU DO TEMPLO DE SALOMÃO, ou CAVALEIROS DO SANTO SEPULCRO.
Rito jesuítico criado na França em 1782, com base nas doutrinas do Martinismo, pelos membros de uma Loja de Lyon, denominada Cavaleiros Humanitários. Dali passou para a Alemanha, onde exerceu grande preponderância, formando associações denominadas Lojas Unidas da Alemanha. Mais tarde essas Lojas se fundiram com as da Estrita Observância, que tinham por chefe o Duque de Charyres.
Tem-se considerado este Rito uma mudança de nome do sistema templário, adotada pelos maçons franceses reunidos no Convento de Lyon, para despistar a polícia. Posteriormente, ao declarar-se a abolição da Estrita Observância no Convento de Wilhemshad, adotou-se a mesma modificação dos maçons franceses, substituindo-a por um novo Rito que se denominou de Cavaleiros Hospitalares. Compunha-se este Rito de sete graus tomados da Estrita Observância.
RITO DA ORDEM DOS IRMÃOS NEGROS
Prefeitura de Ilhéus convoca aposentados e pensionistas para recadastramento
Atualização dos dados deve ser feita até o dia 10 de setembro, a fim de evitar fraudes no recebimento dos pagamentos
A Prefeitura de Ilhéus, através da portaria n° 411/2015 da Secretaria de Administração, convoca aposentados e pensionistas vinculados ao município para que renovem seus cadastros junto à Gerência de Recursos Humanos. O prazo para apresentação dos documentos está aberto até o dia 10 de setembro e deve ser feita no segundo andar do Anexo de Secretarias, localizado à Rua Santos Dumont, s/n, das 08 às 12h e das 13h30min às 18h.
De acordo com o gerente de RH do município, Wladimir Hughes, o recadastramento desse grupo se faz necessário para atualizar o banco de dados da folha de pagamento, além de servir para comprovar que aposentados e pensionistas estão vivos, a chamada prova de vida, evitando fraudes no recebimento dos benefícios.
Para atualizar os dados, os próprios beneficiários devem se apresentar ao setor, munidos de cópia e original do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residencial atualizado. O gerente enfatiza que, em caso de doença grave ou ausência de domicílio, devidamente comprovadas, o recadastramento pode ser feito por meio de procuração ou com visita previamente agendada.
Suspensão – A portaria n° 411/2015, que convoca o recadastramento, prevê a suspensão imediata do pagamento mensal realizado ao aposentado ou pensionista que não se apresentar à Gerência de Recursos Humanos do Município no prazo estabelecido.
EDUARDO KRUSCHEWSKY / COLUNA POUCAS & BOAS
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE NAS DUAS SETINHAS.
Festival do Chocolate e do Cacau de Camacan tem apoio da SDR e CAR
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), participará do Festival do Chocolate e do Cacau de Camacan. O evento, que integra as comemorações pelos 54 anos de emancipação política de Camacan, acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, na Praça Mário Batista, município de Camacan, Território Litoral Sul.
O Festival, que iniciará nessa quinta-feira (27), às 19h, terá a presença do superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro. O evento é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Sindicato Rural de Camacan, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da SDR e da CAR, e terá em sua programação palestras sobre temas relacionados à industrialização, verticalização da produção e melhoria da qualidade do produto.
Quem visitar o evento terá a oportunidade de experimentar os produtos derivados do cacau de expositores como Mendoá, Chor, Sagarana, Costa Negro, Maltez, Bahia Cacau, Itacaré, Sabores do Cacau, Coofasulba, Chocolate da Bezinha e Planeta Cacau.
Os participantes poderão ainda conhecer os atrativos turísticos, culturais, históricos e a beleza natural das praias e fazendas de cacau, dos oito municípios que integram o CIMA (Camacan, Arataca, Mascote, Santa Luzia, Jussari, Itaju do Colônia, São José da Vitória e Canavieiras).
O Festival do Chocolate e do Cacau de Camacan conta com o apoio da MVU Promoções & Eventos, Instituto Biofábrica de Cacau, da Ceplac, da Prefeitura Municipal de Camacan, SENAC, entre outras.
No GOTAS DE PAZ
Podemos vencer
Às vezes nos encontramos em meio a muitas dificuldades. Temos a impressão de que nada dá certo para nós. O desânimo toma conta, perdemos a confiança e a fé. Sentimo-nos sozinhos, ao abandono e sem esperança. É como se fossemos esquecidos por Deus. Muitas dificuldades são causadas por nós mesmos, por agirmos mal, sem pensar e pesar as atitudes que temos na vida. Outras contrariedades, adversidades, podem ocorrer como necessidade de aprendizado para nós. De qualquer modo, Deus nos deu a capacidade e a inteligência para resolvermos os problemas. Ele confia em nós porque conhece o potencial de cada um. Se Deus permite que passemos por determinadas situações difíceis é porque Ele sabe que temos condições de vencer. Por isso, quando você se encontrar em dificuldades lembre-se de que não está só. Deus está ao seu lado de alguma maneira, amparando, ajudando para que você saia vitorioso, mais forte e mais confiante na vida. Ore e confie. Deus sempre está com você!
GOTAS DE PAZ:
http://www.gotasdepaz.com.br/podemos-vencer/?utm_source=26%2F08%2F2015&utm_medium=email&utm_campaign=26%2F08%2F2015
- 1