Prefeitura de Ilhéus investe na aquisição de medicamentos
A aquisição de medicamentos, que beneficia milhares de pessoas todos os meses, é implementada no âmbito do Programa Municipal deAssistência Farmacêutica Básica

Entrega de medicamentos ocorre na Farmácia Central ou nas unidades de saúde nos bairros e interior. Foto Sesau Ilhéus.
Somente em 2015, a Prefeitura de Ilhéus, por meio do Programa de Assistência Farmacêutica Básica, já investiu cerca de 1,5 milhão de reais na aquisição de medicamentos. A informação é do secretário de Saúde, Antônio Ocké. Segundo ele, com esse valor já empenhado, a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que se encontra em funcionamento desde julho no bairro Cidade Nova, vem realizando as solicitações de remédios de acordo com a demanda observada na Farmácia Pública Municipal e também nas unidades básicas e de saúde da família.
Após destacar a determinação do prefeito Jabes Ribeiro para que não falte medicamentos à disposição da população dos perímetros urbano e rural de Ilhéus, Antônio Ocké comenta a logística que permeia parte do processo. “Muitas vezes, por uma questão de controle e abastecimento de estoque, o usuário procura o remédio horas antes da unidade voltar a receber aquela determinada medicação. Em virtude disso, estamos trabalhando o atendimento no sentido de melhorar a comunicação dos nossos servidores com a população”, garantiu o secretário.
O secretário lembra que, além da Farmácia Pública Municipal, que é um espaço de referência instalado na rua Teodoro Sampaio, no bairro Cidade Nova, o município possui, ainda, 14 dispensários distribuídos na sede e mais cinco instalados no interior (Inema, Pimenteira, Couto, Banco Central e Castelo Novo). “Dentro das nossas atuais condições, as comunidades que ficam distantes são atendidas pelos chamados mutirões itinerantes”, completa o secretário, salientando que o Programa Municipal de Assistência Farmacêutica Básica trabalha com 260 medicamentos padronizados e conta com financiamento do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e da própria Prefeitura de Ilhéus.
Dispensação – A coordenadora de Assistência Farmacêutica do Município, Simone Soares, esclarece que, atualmente, a Secretaria de Saúde conta com seis farmacêuticos, responsáveis pela dispensação de medicamentos. “A Farmácia Pública Municipal, que é um espaço de referência, conta com dois desses profissionais. Já as unidades básicas de saúde e as unidades de saúde da família contam com o trabalho de outros quatro farmacêuticos, que se encontram responsáveis pelas zonas central, sul, norte e oeste da cidade”.
Simone Soares chama atenção para o fato de que o Programa trabalha com diversos tipos de medicamentos. Entre eles, ansiolíticos, hipoglicemiantes, antiparkinsonianos, triglicerídeos, vitaminas e contraceptivos hormonais (injetáveis e orais), além daqueles indicados para febre e dores em geral.
Retirada – A coordenadora de Assistência Farmacêutica de Ilhéus informa que para o usuário fazer a retirada de medicamentos na Farmácia Pública Municipal, deve fazer um cadastramento a partir da apresentação de seus documentos pessoais.
“Após essa fase, ele poderá ficar pegando os remédios necessários sempre com a apresentação do Cartão SUS e da receita atualizada. Já nas unidades de saúde que ainda não estão informatizadas, basta a apresentação da receita”, explica. Ainda segundo ela, a Farmácia Pública Municipal fica aberta de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30min as 12 e das 13 às 17h. Já as unidades básicas funcionam das 8 as 12 e das 13 às 17h, enquanto que, os programas saúde da família, das 8 as 12 e das 14 às 17h.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.




























































Rabat,
No sentido da estrutura da farmácia coloco como nota 10 pct, más em relaçao aos medicamentos é um fracasso. Nunca tem os medicamentos que precisamos.